Engajamento é um dos maiores desafios na hora de se pensar em redes sociais, não é mesmo? Mas o fato é que: não existem fórmulas de sucesso online. Não é simples mapear qual conteúdo vai trazer mais engajamento para sua marca.
Obviamente, isso não quer dizer que nós não continuamos a procurar por formas de como melhorar, aumentar ou fazer render mais engajamento. Nessa incessante busca por aumentar o alcance, conseguimos observar alguns truques para chamar um pouco mais de atenção dentro das loucuras das redes sociais.
Foi pensando nisso que resolvemos reunir em um único post, cinco tipos de conteúdo atrair engajamento nas redes sociais. Óbvio, que tudo isso que você vai ler abaixo tem que ser combinado com estratégias que pensam no seu público-alvo ou persona. Não adianta sair postando aleatoriamente.
Os 5 formatos de conteúdo para gerar engajamento
Perguntas
Posts com perguntas são uma forma eficiente de chamar a atenção do seu leitor. Nosso cérebro tem a tendência a se sentir intrigado e procurar uma resposta a tudo aquilo que se apresenta como um desafio.
Em um de seus livros, Manuel Castells compara as redes sociais as antigas praças romanas. Locais onde a população se encontra para discutir os acontecimentos do mundo e os temas mais relevantes para a sociedade. Claro que tudo isso começava com uma simples pergunta.
Então, incentive seus seguidores a deixar um comentário com a resposta para a sua pergunta, ou inicie uma discussão interessante em seus comentários, aumentando assim, o engajamento na sua página.
Dicas
Seja útil para seus seguidores. Como já dissemos nesse post aqui, hoje em dia é muito difícil que sua audiência não conheça seus produtos. Então, ficar falando neles e nas vantagens que eles trazem pode ser legal uma vez ou outra, mas você deve, principalmente, trazer dicas e agregar conhecimento para seu público.
É aqui que vamos enfatizar a necessidade de uma persona na hora de planejar seu conteúdo. Afinal, você vai fornecer dicas que se relacionem com o seu produto, porém, tendo noção de quem sua persona é, você pode ir adiante e colocar conteúdos que são bem segmentados.
Citações
Citações são um dos conteúdos que mais têm engajamento dentro das redes sociais. Porque elas atraem um grande índice de compartilhamentos, curtidas e comentários. Mas, principalmente compartilhamentos. É muito comum que sejam citações motivacionais.
Quando for escolher seus quotes, pense no seu segmento e audiência. Escolha os autores das frases mais impactantes dentro do seu assunto.
Histórias
Se você trabalha o mínimo com Inbound Marketing, sabe o que é Storytelling, certo? Mas a gente fala uma definição rápida aqui: é você contando histórias através da sua marca (para se aprofundar, dá uma olhada nesse post).
Nada como uma história bem contada para gerar engajamento. O ser humano adora saber sobre o contexto das coisas, por isso faz tanto sucesso essa estratégia. Então, conte a história da sua marca, de algum desafio que tiveram que superar. Ajude a gerar identificação com as pessoas.
Fotos e vídeos
Nesse momento, redes como Instagram e YouTube estão em alta. Porque? Porque o conteúdo imagético gera muita audiência. As pessoas estão, cada vez mais, querendo se esforçar menos para entender o conteúdo. Quando mais fácil a absorção do seu conteúdo, melhor!
Com esse tipo de conteúdo, o engajamento que sua audiência terá com a sua marca será muito maior. Quer começar sua estratégia digital, mas ainda não sabe como? Peça uma avaliação para a Thatto! Fale conosco!
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