Na hora de fazer o material de divulgação para a marca de roupa, é comum que haja confusão entre catálogo e lookbook. Esses dois materiais são muito importantes para as empresas de moda e ainda representam um bom percentual das vendas.
Algumas pessoas podem até pensar que hoje em dia, devido ao Instagram e os e-commerces, os catálogos e lookbooks já não são mais necessários. Mas, isso é um grande engano e seria o mesmo que dizer que, por conta do LinkedIn, não precisamos mais de cartões de visita.
Porém, apesar de muito parecidos, cada um possui suas diferenças e objetivos. Os dois juntos podem trazer muitas vantagens, mas é necessário entender suas distinções. Confira abaixo as finalidades de cada um e qual combina melhor com a sua empresa!
O que é um catálogo de moda?
Os catálogos de moda costumam apresentar imagens do produto em um contexto de estações e coleções. Eles contam uma história com modelos que representam “personagens”, tanto em ambientes externos como em estúdio. Por exemplo, um rapaz andando pelo centro da cidade, uma moça com sacolas de compra e por aí vai.
Ainda assim, seu objetivo é vender esse conceito e, por isso, os detalhes são importantes. Além de fotos que descrevem melhor o produto, também são inclusos medidas, preços, códigos e todo tipo de informação que for relevante e o que o diferencia dos outros.
Normalmente também são selecionados menos looks nos catálogos, já que a ideia é mostrar as coleções. As melhores peças de cada estação são separadas para esse material que atende bem às necessidades do atacado e varejo.
Vantagens do catálogo de moda
- Conquista o cliente por meio de apelo fantasioso;
- Apresenta as tendências da estação;
- Responsável por boa parte das vendas;
- Desperta o desejo no cliente de descobrir outros produtos da marca;
- Material mais elaborado que impulsiona a imagem visual.
O que é um lookbook?
Já os lookbooks foram criados originalmente como uma preparação para os desfiles, mas nos últimos tempos essa definição já caiu por terra.
Diferente dos catálogos que usam informações como preço, cor e tamanho, os lookbooks têm como destino atrair e inspirar o cliente. Eles são usados na indústria da moda não apenas para valorizar a peça de roupa, mas também para sugerir combinações entre os produtos.
Se a pessoa vê um vestido que amou, mas não sabe como ou onde usá-lo, o lookbook com certeza apresentará uma opção com joias e sapatos que combinem desde ocasiões mais formais às casuais. Vale lembrar que eles apresentam a visão do designer da coleção, dando mais destaque às roupas e tecidos do que às filmagens e modelos.
Vantagens do lookbook
- Possui custos mais baixos, com ROI garantido;
- Mantém o consumidor engajado por meio do conteúdo;
- Agrega alto valor à marca e sua identidade;
- Diferentes opções de combinações e maior número de fotos;
- Ajuda os vendedores a atuar como consultores para o cliente na hora da venda.
Diferenças entre o catálogo de moda e o lookbook
Ambos apresentam fotos de roupas e look, mas o catálogo tem um objetivo muito mais comercial, enquanto o lookbook serve como inspiração e informação. Em um catálogo, você encontrará informações sobre o item e preço (varejo ou atacado). Já o lookbook apresenta tendências, misturas e opções que ajudam os consumidores a montarem suas combinações.
Mas, não é só na exposição do produto que eles se diferenciam. O investimento em produção dos catálogos costuma ser bem maior, pois é necessário contratar modelos diferentes, investir em um fotógrafo experiente, selecionar a cenografia entre outras despesas. Já o lookbook pode trazer bons resultados mesmo se feito com um custo mais baixo.
Qual devo escolher?
Ambos os materiais podem ser escolhidos pelas empresas de moda. A forma como as fotos são feitas pode até ser diferente, mas é possível combinar lookbook e catálogo. Tudo vai depender da estratégia que você deseja adotar em seu negócio.
Além disso, a verba disponibilizada também faz uma grande diferença. Um catálogo mal produzido pode não trazer os resultados esperados.
O importante é contar com profissionais experientes para tirar as fotos, criar o layout, o conteúdo e diagramação, além de uma gráfica de qualidade para imprimir esses materiais.
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