De uma forma bem resumida, o Inbound Marketing é toda e qualquer estratégia que tem como principal objetivo atrair o interesse das pessoas, ao invés de correr atrás delas, como o marketing tradicional faz.
Muito conhecido como Marketing de Atração, possui três grandes formas de trazer clientes para seu negócio: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
Você percebe que o marketing tradicional é baseado em interrupções? Sempre se tratou de tirar a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar como produtos e serviços seria vantajoso em suas vidas.
Mas, os tempos mudaram, agora os consumidores vão atrás das informações sobre os produtos que querem comprar. A internet trouxe mudanças radicais nos costumes do consumidor e as regras do jogo se inverteram completamente. As empresas tiveram que criar e aprender novas formas de conquistar e manter seus clientes.
O Inbound Marketing foi decisivo nesse momento. Por isso, hoje vamos falar para você sobre os benefícios dessa estratégia e como ela pode ser aplicada!
O que é Inbound Marketing?
Esse conceito apareceu pela primeira vez, em 2009, nos Estados Unidos. Foi popularizado pelo livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Porém, de acordo com Peter Druker, os profissionais de marketing vêm praticando há muito mais tempo de maneira inconsciente. Está sendo desenvolvido e tem sua fundação principal no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, que aparece no livro homônimo, publicado em 1999.
Nesse meio tempo, o Inbound Marketing explodiu de vez, cada dia mais empresas de diferentes portes e segmentos aderem ao método de conquista de clientes, gerando mais vendas e reforçando a autoridade das marcas perante seu público.
Na tradução livre, Inbound Marketing pode ser definido como Marketing de Atração. A diferença entre ele e o Marketing Tradicional – que chamamos também de Outbound Marketing – é que, no Inbound, o cliente procura a empresa e não o contrário.
Como que isso acontece?
Então, enquanto o Marketing Tradicional interrompe clientes em potencial para falar sobre a “solução mágica” para a vida deles, o Inbound atrai clientes por meio de conteúdo relevante. Dentro das estratégias de Inbound, as marcas colocam conteúdo relevante para seus clientes online.
Quando o cliente vai pesquisar sobre assuntos relacionados ao problema dele, ele encontra sua marca, falando sobre como você pode ajudá-lo. Se foi o próprio cliente que chegou até a sua solução, você tem mais chances de conquistá-lo e efetivamente ganhar um consumidor que pode até virar um promotor da sua marca.
Fato é que o conceito atual de Inbound Marketing surge em paralelo ao Marketing Digital e com a relação entre o consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online.
Antigamente, o consumidor não tinha a autonomia e controle sobre o que consumia na TV, rádios e outros canais. Com a internet, essa dinâmica mudou, hoje ele já escolhe tudo: canais, conteúdo, forma de consumir e etc.
O Inbound é como um ímã de clientes. Atrai potenciais consumidores com o que o próprio público deseja absorver. Se tudo for pensado de maneira estratégica, a metologia pode garantir um crescimento potente para sua marca.
Inbound vs. Outbound
Para entender melhor a efetividade da prática do Inbound Marketing na sua empresa, vamos fazer uma pequena comparação?
Já citamos o Outbound Marketing, certo? Ele é o Marketing Tradicional, envolve as práticas que vemos “desde sempre”, como anúncios de vários tipos, contato por telefone, e-mails, estandes de vendas em eventos, entre outros.
Os custos das ações do Marketing Tradicional é mais caro e nem sempre é possível medir os resultados que as ações tiveram.
No Inbound, as ações são feitas para atrair a atenção do público, por canais como: blog, redes sociais e e-mail. Os custos são muito mais baixos e a capacidade de análise é muito maior e mais precisa.
A forma de comunicação aberta, onde os clientes se engajam nas discussões e interagem com o conteúdo que a marca faz, que o Inbound Marketing traz permite que marca e público criem um relacionamento. Diferente dos métodos mais tradicionais, onde apenas a marca fala e o público escuta.
Benefícios do Inbound Marketing
Depois de tudo que falamos, por que vale a pena investir em Inboud Marketing?
Bem, atrair clientes em potencial por meio do conteúdo relevante pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, não importa tamanho ou segmento dele.
Dentro do modelo tradicional de marketing, vimos que existem algumas deficiências, que com o Inbound não temos. Esse método tem tudo que é necessário para construir uma marca forte e aumentar suas vendas.
Mas, os maiores benefícios no Inbound Marketing são:
- Alcançar o público certo;
- Estabelecer um relacionamento próximo com seus clientes;
- Aumentar o poder de persuasão;
- Encurtar o ciclo de vendas;
- Diminuir custos;
- Aumentar o ticket médio;
- Mensurar resultados em tempo real.
Vamos discorrer um pouco mais profundamente em cada um deles?
Público certo
Qualidade é melhor que quantidade, certo?
Bem, com as técnicas de Inbound Marketing, você consegue alcançar qualquer pessoa que estiver online e buscando pelo seu produto. Isso é uma quantidade muito grande de pessoas.
Porém, ele também te permite segmentar o público que você quer atingir. Dessa forma, é possível que você fale com as pessoas que querem ouvir o que você tem a dizer. Assim, a chance de que as pessoas com quem o seu conteúdo conversa comprarem dos seus produtos ou serviços é muito maior.
Relacionamento com o público
Quando você oferece conteúdo que ajuda seu público na prática, não somente oferece seus produtos para ela, uma relação de confiança é estabelecida. Por causa disso, seu público estará mais propenso a escutar suas recomendações e dicas, do que estaria sem essa estratégia de conteúdo.
O Inbound Marketing se baseia completamente na comunicação aberta e na interação constante. Entender as opiniões e fazer um acompanhamento da reação do seu público ao seu conteúdo, permite uma forma de criação mais assertiva.
Poder de persuasão
Um dos elementos mais importantes em qualquer venda. Vender para quem está na dúvida é muito mais difícil, quando isso acontece a relação no pós-venda não é a ideal. Durante o processo do Inbound Marketing, seu público recebe o conteúdo que ele precisa.
Isso permite que ele tenha tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. No momento em que o seu vendedor sentar para conversar com esses potenciais clientes, todo o histórico do conteúdo vai fazer a maior diferença.
O relacionamento que você construir com o seu público, faz toda a diferença na hora da venda!
Ciclo de vendas
Ciclo de vendas é o tempo que sua empresa gasta em todas as etapas da jornada do consumidor. Desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Quanto maior o tempo do ciclo, maior o custo de aquisição desse cliente.
Um dos maiores benefícios do Inbound Marketing é reduzir esse tempo que as pessoas levam para comprar. Como? Simples, com conteúdo altamente personalizado e relevante, a movimentação dos leads pelo funil de vendas coloca eles mais cedo na etapa de decisão de compra. Isso diminui custos e traz mais clientes de forma mais rápida.
Diminuição de custos
Quando falamos em custo, o ideal é sempre o mínimo possível, certo? Além de diminuir custos de aquisição de clientes, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações da marca.
E o que é mais interessante ainda! Seu negócio não vai sofrer com perda de qualidade ou diminuição de resultados. Pelo contrário, é apenas um investimento mais eficiente. Com menos desperdício de recursos você tem um orçamento maior para aplicar em táticas que realmente funcionam, e continuar escalando sua estratégia.
Análise de resultados
Qualquer campanha de marketing, seja ela Inbound ou Outbound, é sempre orientada por resultados, certo? A vantagem do Inbound nesse caso é que é possível – necessário, na verdade – acompanhar seus dados em tempo real! Assim, você tem uma noção maior do que está funcionando, e o que não.
É importante acompanhar de perto os resultados de cada uma das suas estratégias, como marketing de conteúdo, redes sociais e SEO, mas também ficar de olho no contexto geral do seu planejamento de marketing.
Ticket médio maior
Clientes que possuem mais informação e foram mais alimentados durante o processo de venda, se sentem mais confiantes para comprar e, por conta disso, costumam gerar um ticket médio maior com relação aqueles que não passaram pelo mesmo processo.
Com o Inbound Marketing você consegue nutrir o potencial cliente e acompanhar de perto toda a trajetória dele. Assim, além de vender mais e melhor, o processo apresenta um risco menor de tentar vender antes da hora. O que poderia causar uma desistência de compra, ou pior.
Esses são alguns benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para o seu negócio, quando você começar a aplicar ele nas estratégias de marketing da sua empresa!
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