Você tem alguma marca favorita?
Uma marca que você não apenas consumiu um produto uma vez, mas também adquiriu outras soluções e sempre recomenda ela para quem perguntar?
Se você tem uma marca favorita, ou conhece alguém que tenha, você com certeza percebeu que a marca tem um tratamento diferenciado, trata seus clientes com atenção e faz com que eles se sintam especiais.
E se você fez questionamentos do tipo:
- Por que as empresas se dão ao trabalho de criar essas experiências?
- É apenas pra fidelizar clientes?
- Essas ações valem a pena financeiramente?
Isso é Marketing de Relacionamento. Essa é uma estratégia que envolve muito mais do que ações para obter clientes. Ela é uma estratégia que envolve construção da marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado.
O que é Marketing de Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento engloba estratégias de construção e disseminação da marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. O objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.
Por meio dessas experiências oferecidas aos usuários, a ideia é se tornar uma referência no mercado. Para alcançar todos esses objetivos, a empresa basicamente cria um relacionamento que oferece vantagens para clientes e prospects.
O Marketing de Relacionamento quer muito mais do que auxiliar nas vendas. As marcas que usam ele não querem criar apenas clientes, ele quer criar fãs. Porém, isso pode ser bom ou ruim, porque você precisa oferecer algo que seu cliente não pode obter em nenhum outro lugar.
Essa forma de marketing não é uma estratégia de curto prazo, ao contrário, seu objetivo é criar uma relação contínua. Isso pode fazer com que o cliente se torne um fã ou com que um cliente de um produto ou serviço básico evolua para alternativas mais complexas da solução.
Afinal, de acordo com Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um.
Isso é muito importante quando pensamos em Marketing de Relacionamento. Ele é uma forma de aproximar o seu cliente da sua empresa. Não é um benefício apenas para o cliente – que vai ganhar respostas mais rápidas e personalizadas às suas dúvidas e problemas -, mas também para sua empresa, que vai receber feedbacks constantes e tem a possibilidade de aprender com sua audiência e melhorar continuamente a sua solução.
Uma forma de fazer com seu público pode se aproximar da sua empresa e conhecer mais detalhadamente o que sua empresa faz e as soluções que oferece. Assim, as chances de perceber o valor da sua solução é maior, e, consequentemente, a de comprar também.
Além disso, é provável que o público queira divulgar essa experiência positiva para outras pessoas e isso gera um efeito “bola de neve” que influencia e pode trazer mais clientes para sua empresa.
Como implantar o Marketing de Relacionamento na sua empresa?
Para criar um plano de Marketing de Relacionamento, ela precisa implantar a cultura de fidelização dos clientes junto aos colaboradores, já que a relação empresa e cliente se inicia no primeiro contato do cliente com a empresa.
Para isso, desde o primeiro momento, a empresa precisa ter um sistema de atendimento que cative e conquiste o seu cliente, de forma que a relação seja concluída com a venda do produto ou serviço e se estenda para outras operações de vendas.
É importante ressaltar que, para que a sua estratégia de Marketing de Relacionamento é importante que os clientes falem de seus produtos e serviços de maneira positiva, mostrando a importância de ter eles em sua vida.
Para estreitar o relacionamento com os clientes, por meio de Marketing de Relacionamento positivo, as empresas devem utilizar de todos os meios possíveis para manter um relacionamento direto com o público: redes sociais (Facebook, Twitter e etc), marketing de conteúdo e etc.
Procure sempre buscar personalizar as experiências com seus clientes.
Conheça seus clientes
Para trazer mais benefícios com Marketing de Relacionamento é de grande importância que a empresa procure construir um banco de dados, que permaneça sempre atualizado com os dados dos seus clientes.
A partir do banco de dados, a empresa vai criar as campanhas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.
Outro fator importante é identificar os clientes que realizam compras com maior frequência e aqueles clientes cujas operações possuem grande relevância no faturamento da empresa. Esses clientes devem ter um tratamento diferenciado, realizado com acompanhamento personalizado de forma que a empresa realize todos os esforços para estreitar a sua relação com esses clientes.
Fazer esse trabalho de identificação dá início ao processo de Marketing de Relacionamento. Algumas ideias iniciais dos projetos, são:
- Entrar em contato com o cliente informando sobre ofertas de produtos;
- Parabenizar os clientes em datas especiais da sua vida (exemplo: aniversários);
- Realizar pesquisas de satisfação com clientes quanto a produtos e serviços fornecidos;
- Programas de bonificações através de planos de fidelidade;
- Outras ações.
O sucesso de um plano de Marketing de Relacionamento de uma empresa está diretamente ligado a quanto a empresa conseguiu se aproximar do seu cliente, de forma a compreender as necessidades e desejos da clientela. Dessa forma, consegue potencializar em aumento das suas vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.
Netflix e o Marketing de Relacionamento
Quando falamos sobre Marketing de Relacionamento, é impossível não pensar na Netflix, o serviço de streaming que, atualmente, conta com 75 milhões de usuários em mais de 130 países.
Nas redes sociais da empresa, é comum encontrar depoimentos de pessoas que foram bem atendidas quando precisam entrar em contato com o SAC. Além disso, seus posts, vídeos e ações de marketing em diversos canais sempre repercutem de forma positiva.
A Netflix é um exemplo a ser seguido se a sua empresa quer criar uma marca que fique gravada na mente das pessoas. Ela é um dos maiores cases de sucesso dentro do Marketing de Relacionamento.
Se você já faz Marketing de Relacionamento, conta pra gente quais são suas estratégias! Se ainda não começou ficam aqui os motivos para você investir!
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