O que significa quando uma agência se diz Google Partner? Você sabe?
Quando você vê o selo do Google Partner em um site, diz muito sobre a empresa em questão. Por quê? Simplesmente, porque esse status não é algo que é facilmente alcançado, ele precisa ser conquistado com uma série de certificações.
Além das certificações individuais dos funcionários, testes para a agência demonstrar que atinge os requerimentos básicos para ter esse status, isso quer dizer que ela trabalha com as melhores práticas recomendadas e que oferecem bons resultados aos clientes. Além disso, ela precisa manter um fluxo saudável de novas contas, valores administrativos e desempenho de campanhas nos variados formatos: pesquisa, display, mobile, Shopping e YouTube.
E, como tudo que o Google faz, é muito criterioso e rigoroso na hora de fazer essa avaliação e a conquista dessa parceria. A empresa parceira possui maior acesso às informações da ferramenta Ads, suporte, treinamentos, ofertas e oportunidades de experimentação em novos serviços.
Por isso, vamos falar sobre a importância que essa certificação tem para uma agência, quais as vantagens que o programa oferece e do que isso vai representar para você, quando você escolhe uma agência parceira do Google.
O que é e como funciona o Google Partner?
Bem, qualquer agência ou profissional da área de marketing digital pode oferecer consultoria ou criar campanhas no Google Ads, porém somente aqueles que participam desse programa de parceiros do buscador recebem sua certificação, que garante que eles possuem credibilidade e domínio da ferramenta.
Com isso, é possível educar os profissionais do mercado. Assim, eles terão o conhecimento necessário e farão bom uso das melhores práticas em suas campanhas de anúncios, seguindo as diretrizes que valorizam a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, dá destaque para a promoção das empresas e de seus conteúdos.
Google Partner e Premier Google Partner
Dois certificados são disponibilizados pelos parceiros do buscador. O inicial é o selo Google Partners que exige que um dos colaboradores da agência tenha a certificação, obtida de maneira gratuita na Google Academy.
A modalidade Premier é oferecida para empresas com dois ou mais colaboradores certificados, mas esse não é o único ponto analisado. Além dele, o perfil da empresa, seus gastos com o Google Ads e a performance de suas campanhas também são analisadas, afinal de contas, ao utilizar o selo do programa, a empresa demonstra ao mercado e usuários do Google que é diferenciada.
Os principais benefícios do Google Partner
Em um mercado tão competitivo, que está procurando por perícia, é um grande benefício para a empresa que participa do programa de parceiros, mas é possível trazer outros destaques para o negócio e seus clientes.
Para a agência
Funcionalidades em fase Beta: o Google Ads está em uma evolução constante e traz novas soluções para que as empresas promovam seus anúncios no buscador. Ao participar do programa de parceiros, a agência pode ter acesso a essas ferramentas antes que elas sejam, de fato, lançados para o restante do mercado.
Ou seja, é possível testar e usufruir dos resultados das inovações a serem lançadas. É claro que é uma forma de oferecer dados para que o Google aprimore suas soluções, mas, muitas vezes, esse período de teste se prolonga por mais de um ano e a vantagem competitiva se evidencia ainda mais.
Suporte exclusivo: se as empresas certificadas fazem testes em produção de soluções como essas, precisam ter um canal de suporte direto para sugerir melhorias e reportar erros.
Esse suporte exclusivo existe, e não somente para casos de testes e bugs. Ele pode ser usado a qualquer momento ao acionar o gerente de contas do Google responsável pelo relacionamento.
Atualização constante do conhecimento: como a certificação, exige que, pelo menos, uma parte dos seus colaboradores tenha os cursos da Google Academy, isso garante que o conhecimento esteja sempre atualizado, afinal, alguns deles precisam passar por reciclagem obrigatória.
Com isso, as funcionalidades e estratégias de Google Ads serão constantemente estudadas e treinadas pela equipe técnica, garantindo melhor leitura e desenvolvimento de anúncios. Inclusive, é importante lembrar que o Google Partners funciona como um marketplace, ele garante que seus participantes realizem networking e avaliem a possibilidade de fazer parcerias.
Para o cliente
Capacidade técnica dos profissionais
Hoje em dia, desenvolver uma campanha de marketing tradicional não é o bastante. Além disso, é preciso saber como utilizar os recursos tecnológicos a favor dos objetivos da marca, como é o caso do Google Ads. Ao contratar uma equipe que tenha a certificação Google Partner, você tem a garantia de que esses profissionais já foram testados e aprovados nesse quesito.
As plataformas de anúncios do Google são muito poderosas, o que as torna complexas de administrar. Pode ser altamente prejudicial para os resultados da sua empresa não configurar adequadamente as suas campanhas ou faltarem meios para monitorar seus retornos como precisão. Evite que isso aconteça e escolha uma equipe qualificada pelo próprio Google.
Descontos nas contratações iniciais
Ao cadastrar novos clientes em suas contas, as agências e empresas prestadoras de serviços em marketing digital podem receber descontos e créditos como premiações, e esses valores podem ser repassados a eles.
Atendimento agilizado junto ao Google
Toda agência com o selo Google Partner tem direito a um time de atendimento próprio junto ao Google. Sempre que surgirem necessidades urgentes, é possível acionar esses profissionais para que a situação seja resolvida rapidamente. É como furar a fila e contar com tratamento preferencial.
Imagine que ocorra algum problema em seu site e as suas campanhas de Google Ads sejam prejudicadas. Ao passar pelos canais de atendimento convencionais, poderia demorar dias até uma solução ser implementada. o que seria desastroso para os seus resultados. Ao contar com um time Google Partner, essa possibilidade fica longe.
Compromisso com a performance dos anúncios
Conquistar um certificado do Google Partner é tão difícil quanto mantê-lo. Como dito, além do número de funcionários habilitados nos cursos promovidos pelo buscador, a performance de seus anúncios realizados também é um fator que garante ou não a permanência da empresa no programa de parceiros.
Ou seja, é interessantes tanto para a agência, quanto para você que as campanhas tenham um bom desempenho com a campanha de seus clientes para que seu selo seja mantido em segurança.
Outro ponto que é interessante ressaltar é que o volume de gastos com anúncios também é um fator que implica sua entrada e permanência no programa, a verba gasta até então é um indicador de sua experiência e atuação constante no mercado. Para uma agência certificada, precisa ter um gasto de dez mil dólares, nos últimos 90 dias, o que significa que, ou ela atua constantemente para manter esses valores de referência, ou está trabalhando com grandes contas de clientes que também garantem o atendimento desse pré-requisito.
Facilita seu processo de decisão
Quanto tempo você demora para decidir por uma agência de marketing tem um grande impacto na sua performance. Afinal, o mercado se movimenta muito rapidamente e exige escolhas rápidas e certeiras da sua parte. Felizmente, existe uma forma de facilitar esse processo: basta procurar pelo selo Google Partner!
É sempre válido contar com critérios que facilitem o processo de decisão do seu departamento de marketing. No caso do selo Google Partner, é um jeito de garantir a alta qualificação dos profissionais que irão lidar com as campanhas no meio digital.
Então, levando em conta todos os benefícios de contratar uma agência com o selo Google Partner, fica nítido o quanto a sua empresa pode aproveitar de vantagem, certo? Em mercados altamente competitivos como os de hoje, é válido contar com todos os benefícios possíveis. Quando estiver escolhendo uma agência para cuidar de suas campanhas, lembre-se da importância de buscar pelo selo Google Partner.