As redes sociais são, atualmente, uma das formas mais poderosas de divulgação que existe. Possuem um alcance quase que infinito e, diariamente, milhões de pessoas compartilham conteúdo e utilizam essas plataformas para se informar. E isso não é segredo nenhum, não é mesmo?
Toda essa popularidade, tornou a presença das marcas nas redes sociais algo fundamental para o crescimento – e até a sobrevivência – delas. As mídias sociais são uma forma de estar mais próximo do público e conversar diretamente com sua audiência. Recentemente, as marcas começaram a usar essas ferramentas para vender e começaram a montar pequenos e-commerces dentro delas, principalmente no Instagram e Facebook.
Essas ferramentas, como Instagram Shopping e a loja virtual que você pode criar no Facebook estão auxiliando tanto grandes, como pequenas empresas a impulsionar suas vendas por meio das maiores redes sociais do momento. Já que as duas são funcionalidades gratuitas, que permitem que todos possam vender e lucrar mais com as redes sociais.
Vamos conhecer melhor essas ferramentas das redes sociais?
Instagram Shopping
Essa forma de vendas pelo Instagram foi lançada no começo do ano passado e, desde então, tem conquistado muita popularidade dentro da rede social e sendo muito utilizada por diversas marcas – grandes ou pequenas.
O Instagram Shopping estava sendo testado desde 2016 pelas grandes empresas americanas e em março de 2018 – finalmente – alcançou o Brasil. Por meio da funcionalidade, é possível “marcar” os preços dos produtos nas roupas e colocar um link para uma aba de “comprar” na imagem. Dessa forma, os usuários podem comprar direto pelo Instagram, reduzindo o período de espera para comprar, porque eles não precisam mais ir até o site da marca e buscar pelo produto. E incentivando a compra por impulso também, já que está tão prática a compra.
A ideia surgiu, de acordo com a própria rede social, quando perceberam que a compra de produtos que estavam anunciados no Instagram demoravam pelo menos um dia. Eles quiseram aproximar os usuários dos produtos e eliminar esse período de “demora” para a compra.
Apesar de ser uma funcionalidade bastante acessível e gratuita, é necessário preencher alguns requisitos para poder utilizá-la. Por exemplo: é necessário ter uma conta comercial no Instagram, é necessário já possuir um e-commerce, porque a plataforma não processa compras sozinha, a mercadoria que você vai comercializar tem que estar dentro das diretrizes do Instagram (animais e álcool não são permitidos) e o perfil comercial deve estar ligado à um catálogo do Facebook, que pode ser feito pelo Gerenciador de Negócios.
Facebook Marketplace
Há anos as pessoas vendiam coisas e faziam trocas pelo Facebook. Observando isso, no ano passado a empresa de Mark Zuckerberg lançou o Marketplace, a possibilidade de criar lojas virtuais dentro da plataforma e exibir seus produtos.
De forma completamente gratuita, o Facebook Marketplace pode ser, também, uma opção para as marcas que estão começando seu negócio agora e ainda não têm dinheiro suficiente para investir em um e-commerce. E ela vai ainda um pouco além do que Instagram Shopping, por exemplo, a função da loja virtual dentro da maior rede social do mundo também permite que você atenda seus clientes diretamente na sua página.
Além disso, o Facebook prioriza os negócios locais mais do que qualquer outra plataforma de vendas (OLX, Mercado Livre e etc). Isso quer dizer que ele facilita as transações entre pessoas que estão mais próximas, evitando custos com frete e espera. Ele também se aproveita das informações que conseguiu levantar sobre o usuário para poder oferecer os melhores produtos para os clientes.
Ao contrário do Instagram Shopping, não é necessário já possuir um site de e-commerce, você pode simplesmente anunciar os seus produtos na sua página, mas o que eles têm em comum é que: o Facebook Marketplace não interfere na hora do pagamento. Isso quer dizer que o formato de pagamento fica a cargo do vendedor e do cliente acertarem no momento da compra.
Agora que você já conhece e entendeu um pouco melhor como cada uma delas funciona. Que tal começar a investir nessas plataformas? Fale com a Thatto, nós podemos te ajudar!