KPI (key performance indicator) ou indicador chave de performance é a métrica que mensura resultados de ações de marketing ou estratégias de campanhas, cruzando dados de clientes, empresa e retornos sobre investimento (ROI). Os KPIs servem para analisar as campanhas que trazem resultados positivos para empresas e, mesmo sabendo dessa informação, muitas organizações atuam sem pensar em seus indicadores de sucesso.
Separamos algumas dicas para identificar os KPIs da sua empresa e como otimizar a sua análise para gerar um retorno positivo para os negócios. Confira como definir os indicadores chave de um negócio.
KPIs são mais que números
Os indicadores de performance de uma empresa são mais que apenas números, mas sim uma complexa análise da cultura da organização junto com o valor agregado e observado ao cliente, tempo de vida do produto, tamanho de estoque e custos de produção.
Para identificar os indicadores de performance mais importantes para sua organização é necessário ter em mente que eles devem ser:
- Mensuráveis: os dados precisam ser contabilizados e distribuídos de forma correta e toda análise deve ser pensada com base nesses números e como entregá-los de forma coerente para gerar insights.
- Necessários para a construção de valor da organização: uma das coisas mais importantes para uma empresa é a geração de valor agregado na mente do cliente. Se a métrica não auxiliar essa questão, então ela pode não ser tão importante para ser analisada.
- Estar presente no planejamento estratégico: as análises de indicadores de performance só valem a pena se for para elaborar uma estratégia eficiente a partir dos dados coletados. Eles precisam estar diretamente ligados ao planejamento.
Além disso, ainda podemos identificar diversos KPIs para cada segmentação e dentro de cada uma ainda encontramos indicadores mais profundos. Podemos dividi-los em:
- Indicadores estratégicos
Esses indicadores são referentes às estratégias aplicadas na organização, campanhas e informações referente às vendas de produtos e/ou serviços. O indicador estratégico é essencial para o sucesso das campanhas e ações, é a partir dele que é gerado insights para futuras ações de marketing. Alguns dos KPIs observados nessa sessão são: taxa de churn, retorno sobre investimento (ROI), métrica de vendas, porcentagem de clientes ativos entre outros.
- Indicadores de qualidade
Remetem tanto a equipe quanto a qualidade dos produtos da empresa. Por meio do indicador de qualidade é possível descobrir onde o produto está com falhas e poder melhorá-las. Essa métrica pode ser adquirida por questionários, pesquisas de campo, análises em plataformas como o “Reclame Aqui”, leitura e compreensão das reclamações dos clientes por meio do serviço de atendimento ao consumidor etc.
- Indicadores de produtividade
Voltado a eficiência e eficácia da equipe, o indicador de produtividade é medido pelas análises das ações da equipe de atendimento e produção. Pode ser observado a quantidade de materiais que estão sendo feitos, velocidade de produção, alcance de mão de obra e informações sobre aceitação do público. O estudo do indicador de produtividade é muito importante na hora de criar estratégias de expansão de mercado ou quando o objetivo é criar mais conteúdos e afins.
- Indicadores de produção
Voltado para a indústria e para empresas com produção de matéria prima, esse indicador representa a evolução dos negócios e a capacidade de aumentar ou não a geração de mais produtos. Por meio desse indicador de sucesso, fica possível a geração de estratégias com o foco em expansão de mercado junto com os indicadores de produtividade.
Além desses quatro indicadores, ainda existem outros que são focados em gerar insights para novas promoções, melhorar o desempenho de equipes comerciais, otimizar o tempo de produção de materiais e entregas entre outros.
Como analisar os resultados
Depois de definir quais os indicadores mais valiosos para sua empresa, é hora de analisar os dados e começar a geração de insights para as melhorias. Existem diversas formas de colher esses dados, você pode utilizar o Search Console e o Analytics, duas ferramentas gratuitas do Google que funcionam perfeitamente para captar dados de páginas web, entrada e visualização de tráfego, observar as páginas mais acessadas e aquelas que público fica menos tempo.
Ainda nas ferramentas de análise, nós podemos encontrar formulários, pesquisas de campo e até mesmo no comportamento dos consumidores que entram em sua loja física. Utilize a criatividade, você pode captar informações importantes do comportamento do consumidor de diversas formas, o importante é observar sempre!
Para dar de exemplo de criatividade na hora de coleta de dados, podemos citar um supermercado na beira da estrada que, para saber o local de origem dos clientes, analisava as placas dos carros que estacionam no local, assim, conseguiram direcionar as estratégias de marketing para as cidades próximas com o maior número de clientes.
Colocando as melhorias em prática
Depois de analisar o resultado dos principais indicadores de sucesso do seu negócio, é hora de otimizar a estratégia. Encontre os gargalos, onde o problema ocorre e procure por oportunidades. Aproveite para ler sobre técnicas de otimização de marketing digital e planejamento estratégico em um outro conteúdo que trouxemos aqui no blog.
De forma resumida, os KPIs representam o sucesso ou fracasso de uma instituição, podem ser coletados de diversas formas diferentes, das mais inusitadas até em formulários simples em páginas da web. E se esses dados forem coletados e analisados de forma correta, os responsáveis pelas estratégias poderão encontrar ótimas oportunidades de crescimento e informações importantes para aumentar a vida útil dos negócios! Com os indicadores corretos aplicados à estratégia, bem provável o retorno positivo das campanhas.
Precisa de ajuda com essa parte? Conte com a Thatto para auxiliar na hora do planejamento estratégico!
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