Como otimizar o PDV na Black Friday? Descubra como é fácil!
Um dos maiores eventos do comércio está se aproximando: a Black Friday. Esse evento veio dos Estados Unidos para terras brasileiras em 2010 e, desde então, é sucesso absoluto de vendas no varejo. O que começou como uma eventualidade de um dia só se tornou uma semana de ofertas e hoje já é celebrado durante o mês de novembro inteiro por algumas empresas.
De acordo com a Exame, em 2018 o faturamento do e-commerce foi de 2,6 bilhões de reais, 23% acima do mesmo período no ano anterior. Mas, os pequenos e médios varejistas também podem aproveitar essa data? A resposta é sim, mas você precisa saber como estar pronto para aproveitar as vantagens (e lucros) da Black Friday.
A grande questão é: como se preparar? Comece se antecipando, afinal a maioria dos varejistas já começou a pensar nas campanhas logo no início do ano. De qualquer forma, mesmo que você esteja atrasado, ainda existem algumas ações que você pode tomar no seu PDV na Black Friday para aumentar as vendas. Aqui vão as dicas que preparamos para que você potencialize as vendas do seu estabelecimento.
PDV na Black Friday: dicas para vender mais
Treine bem a equipe de vendas
Segundo pesquisa realizada pela empresa Neoassist, os consumidores brasileiros estão dispostos a gastar até 20% a mais para fazer negócios com empresas que prestam serviços excelentes.
Como sua loja terá uma grande movimentação durante essa data, sua equipe de vendas precisa estar muito bem preparada para atender os clientes com excelência. A experiência que o consumidor terá em seu PDV na Black Friday pode ser um fator determinante para o sucesso.
Além disso, o time também precisa ter conhecimento sobre os produtos oferecidos, as políticas da loja e como funcionam os descontos.
Sugira complementos
Uma forma de melhorar ainda mais o ticket médio é instruindo os vendedores a oferecerem outros produtos além dos que estão em oferta para o cliente. A venda sugestiva é uma das melhores habilidades que sua equipe de vendas pode dominar.
Se isso for bem feito, pode aumentar não apenas a quantidade e valor das vendas, como também fazer com que o consumidor descubra outras coisas que também precisava e até mesmo voltar a comprar em outras ocasiões. O cliente, por sua vez, consegue tirar o máximo proveito e fica realmente satisfeito, criando confiança no PDV.
Ofereça descontos reais
Infelizmente, muitas pessoas já foram enganadas nesse evento e, por conta disso, a data ficou com uma má fama de trazer falsas ofertas. Fazer “tudo pela metade do dobro” é a pior estratégia que sua loja pode fazer. Se alguma vez passou pela sua cabeça aumentar o preço quando estiver próximo da Black Friday para depois anunciar o falso desconto, esqueça.
Se você for descoberto, o consumidor e o Procon não irão perdoá-lo.
Porém, atenção: não se empolgue demais! Você não pode correr o risco de ter prejuízos. Por isso, calcule bem suas margens para não acabar concedendo descontos que comprometam seu fluxo de caixa e escolha um mix de produtos que valha a pena ofertar com preços mais baixos.
Planeje bem o seu estoque
Existem poucas coisas tão frustrantes para um cliente quanto querer comprar um item com desconto, mas perceber que o produto não está mais disponível no estabelecimento. Para evitar que isso aconteça, seja em uma loja física ou virtual, você precisa começar uma análise do seu estoque agora mesmo!
Não se esqueça de que nesse evento o volume de vendas tende a ser bem maior e você precisa ter estoque suficiente para atender a demanda.
Se você considerar colocar em promoção os produtos com grande saída, fale com seus fornecedores para garantir que as entregas sejam feitas na data certa ou até mesmo negociar preços melhores.
Divulgue sua campanha
Se você fizer ofertas, descontos e condições de crédito imperdíveis, mas não divulgar essa campanha, como espera que as pessoas saibam? Certifique-se de que os clientes estejam por dentro e visitem seu PDV na Black Friday.
O marketing digital pode ser um grande aliado para divulgar, especialmente as redes sociais. Dispare ainda campanhas de e-mail marketing para notificar seu público sobre as ofertas que você irá oferecer exclusivamente na loja física.
Outra possibilidade é criar uma landing page no seu site com as ofertas do PDV na Black Friday. Nela, você pode pedir o e-mail dos visitantes para que eles recebam as promoções, cupons de desconto e muito mais.
Organize sua vitrine
Além da divulgação digital, as lojas físicas também têm um espaço de comunicação que ajuda muito a atrair vários clientes: a vitrine. Tanto no interior da loja quanto no mostruário, é importante que os artigos em oferta sejam expostos de forma clara.
Além de chamar a atenção das pessoas que passam pelo estabelecimento, a exibição dos itens também ajuda o cliente a identificar as promoções. Por ser um evento especial de vendas, vale até fazer um cartaz para incluir na fachada e outros materiais impressos que ajudem a aumentar as vendas.
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