O marketing utilizado em farmácias, além de ser um dos mais difíceis de se fazer por conta das regras, é um dos que traz mais resultados! Confira agora algumas ideias inovadoras para utilizar na sua farmácia e incentivar as vendas.
Clube de desconto e cashback
O clube de descontos já não é um termo novo e, com o passar do tempo, ele entrou no gosto do consumidor. Além de gerar vendas, o clube de desconto em farmácias também funciona como uma forma de fidelizar mais clientes e atingir novos públicos.
Já a técnica de cashback é algo mais recente. O cliente faz uma compra e uma porcentagem em cima do valor gasto no produto volta para a conta do cliente. Assim como o clube de descontos, o cashback vem crescendo e aumentando o leque de oportunidades para atrair mais vendas em estabelecimentos como farmácias.
Aplicativo
A interação digital está em constante crescimento junto com os avanços tecnológicos. Pensando nisso, muitos estabelecimentos já estão planejando a integração e desenvolvimento de aplicações. Além de conseguir o cadastro do cliente com nome, endereço, telefone e CPF, é possível utilizar de técnicas de remarketing para incentivá-lo a fazer as compras. Outra vantagem do aplicativo é estar presente no dia a dia do cliente pelo aparelho mobile ou internet. Essa é uma das melhores formas de gerar agilidade no trabalho e vendas.
Eventos para saúde
O calendário sazonal de campanhas e eventos precisa estar bem preparado, afinal temos muitas datas como, por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Novembro Azul, Outubro Rosa, Dia Nacional da Saúde entre outras. Assim, aproveite esses dias para criar eventos de conscientização, oferecendo testes gratuitos e informações importantes para o público. Utilize essa oportunidade para atrair a vizinhança e conquistar clientes fiéis. Essa técnica é muito utilizada em campanhas de vacinação. Todas as datas comemorativas relacionadas à saúde e cuidados podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde no link: http://www.saude.gov.br/calendario-da-saude
Campanhas institucionais
O seu estabelecimento precisa passar segurança, limpeza, confiabilidade e credibilidade. Por isso, a melhor estratégia é desenvolver um marketing com campanhas institucionais para incentivar a veiculação e confiança do público. Uma boa técnica é a criação de eventos em sua farmácia. Quando pensamos em campanhas institucionais, estamos nos referindo a Google Ads, criação de conteúdo de qualidade e rico para o blog, campanhas de endomarketing, todas para fortalecer a comunicação e o bom atendimento.
Relacionamento e organização
O relacionamento vai muito além do que apenas o jeito que o cliente enxerga a sua marca, ele começa desde a entrada da farmácia até a hora em que o cliente sai do varejo com o produto em mãos e um sorriso no rosto. Um bom relacionamento em uma farmácia vem da atenção, do cuidado e carinho que é dado ao cliente. Aproveite cada possibilidade de aproximação com o consumidor, pense como você gostaria de ser atendido. Para ter resultados positivos com essa estratégia, é obrigatória a atenção em sua equipe de vendas, oferecer treinamentos e dar apoio e auxílio para o time comercial.
Parcerias
A ideia de fazer parcerias com segmentos próximos é uma ótima escolha para quem não pretende investir muito dinheiro com campanhas ou materiais offline. Uma boa forma de conseguir essas parcerias é pelo contato por telefone e/ou e-mail. Imagine que sua farmácia fica próxima a uma academia, aproveite para oferecer remédios para dor muscular com desconto para os usuários daquele lugar. As possibilidades são gigantescas, basta ir atrás de uma parceria forte para o seu segmento e começar a atrair mais público para a sua farmácia.
Aproveite oportunidades
Saindo um pouco do calendário sazonal e dos roteiros de desconto, é de extrema importância estar sempre de olho nas novidades e virais, assim é possível encontrar os espaços nos quais podemos encaixar campanhas de marketing e motivar o público. Com isso, você pode atrair mais clientes e fortalecer a identidade da sua farmácia.
Packs promocionais
Os packs promocionais trazem vantagens tanto para a sua loja, que vende os produtos garantindo a mesma margem de lucro, e para os clientes que compram mais itens por um preço mais em conta. Atualmente, várias indústrias elaboram esses kits promocionais para todos os perfis de público, por exemplo, shampoo + condicionador; protetor solar adulto + protetor solar infantil; hidratante corporal + facial entre outros. Invista já nessa estratégia.
Além dessas estratégias de marketing aplicadas ao seu estabelecimento, você ainda pode pensar em preparar um planejamento estratégico focado em conversão e atração de clientes, pois existem diversas datas que podem ser muito bem aproveitadas como Black Friday, Natal, Carnaval entre outras. Assim fica quase impossível não trazer um resultado positivo de vendas.
Você sabia que a Thatto pode ajudar em todo processo de planejamento estratégico, arte e captação de clientes? Venha bater um papo conosco! Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento.