Precisamos falar sobre automação de marketing. Ela pode ser definida como: uso de softwares para executar tarefas e fazer gestão de marketing de maneira mais eficiente e organizada.
É através da automação de marketing que você consegue acompanhar, identificar e agir de forma personalizada para seu público. A automação de marketing irá permitir que você melhore o relacionamento com seu público e aumente suas vendas. Para conseguir se movimentar dessa maneira deve entender e trabalhar profundamente os interesses do seu lead e seu estágio no funil de vendas.
Quero deixar bem claro que automação de marketing é uma ferramenta maravilhosa, mas ainda não é milagreira. Não adianta ter um baita software de automação sem uma equipe preparada para pensar suas campanhas, conhecer e converter seus leads, ok? Assim como toda tática de marketing, a automação também não é infalível, por isso a equipe é fundamental.
Qual é a importância da automação de marketing?
A automação vai permitir a criação de ações de marketing personalizadas. Eles podem atingir sua base de potenciais clientes por meio de diferentes canais de comunicação online. Porém, o papel dela vai muito além disso, trazendo uma serie de benefícios para as empresas, tais como:
Nutrição de leads
Construir uma base sólida e relevante é um dos primeiros passos percorridos pela equipe de marketing digital. Aqui, o papel da automação não é apenas convertê-los, mas também seguir trabalhando com aqueles que ainda não estão prontos para a compra. Com o processo automatizado, ele segue mandando novos conteúdos. Esses têm de estar diretamente relacionados com o momento do lead na jornada de compra.
Portanto, se ele ainda não estiver pronto para ser convertido, a automação te ajuda a fomentar o relacionamento com o cliente em potencial, procurando educa-los e trazer cada vez mais informações para gerar demandas. Mesmo que seja uma questão de timing, a automação te torna cada vez mais próximo, assim quando o momento da compra finalmente chegar, você será a primeira opção.
Eficiência no funil
Toda compra é um processo, certo? Já citamos a jornada do cliente aqui no blog. Cada processo é único e conforme o consumidor vai avançando as etapas de sua jornada, ganha os requisitos necessários para a próxima. Com um processo de automação estruturado, você consegue identificar com facilidade em qual estágio ele se encontra.
O trabalho da automação chega a ir além disso. Ela mapeia os interesses daquela pessoa e envia os conteúdos mais adequados a ela, fazendo com o lead caminhe na sua jornada de compra. Por isso, seu funil de vendas irá se movimentar com maior rapidez e assertividade.
Tickets mais caros
A automação de marketing nutre sua base, correto? Então é bom estar ciente de que quanto mais eles aprendem sobre o assunto e sua importância, mais entendem o quanto seu produto é necessário. Leads maduros geram tickets maiores.
Dentro das campanhas de automação, conseguimos segmentar as campanhas, criando funis diferenciados para cada persona. O resultado dessa prática são potenciais clientes mais maduros, com alta probabilidade de gerar um ticket ainda maior e uma eficiência extremamente alta. Resultando em um melhor relacionamento entre público e empresa.
Esses são apenas alguns benefícios que a automação de campanhas pode trazer para seu time. Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco!
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