Descubra os pontos fortes e qual escolher: catálogo impresso ou digital!
O impresso e o digital costumam ser vistos como inimigos, disputando lugar nas estratégias de marketing. Esse debate também costuma ser visto na criação de catálogos de produtos. Atualmente, as empresas têm apostado mais nos materiais online, porém o debate continua sem um vencedor.
Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, apresentamos os pontos fortes de cada um desses modelos. Assim, você poderá entender qual funciona melhor para o seu negócio: catálogo impresso ou digital. Confira!
Pontos fortes do catálogo digital
Conteúdo atualizado
Hoje em dia, os consumidores querem os produtos mais recentes na palma da mão. Um catálogo online permite que você faça atualizações em tempo real, incluindo lançamentos de produtos, promoções, anúncios ou outras novidades, conforme necessário.
Depois que um catálogo impresso é produzido e enviado, as atualizações só podem ser feitas no próximo lançamento. Para marcas que lançam novos produtos constantemente, o impresso pode já ficar desatualizado antes mesmo de chegar ao seu destino. Além disso, erros ortográficos ou de layout podem exigir uma reimpressão e dobrar o custo final do seu material.
Acessível em qualquer lugar
De acordo com dados do IBGE, o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Além disso, 75% usam o smartphone em pelo menos um dos passos do processo de compra na internet (SPC Brasil). Isso significa que os dispositivos móveis transformaram a experiência de compra e sua empresa precisa estar preparada para isso.
Um catálogo digital tem a vantagem de poder ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora. Os clientes podem procurar suas ofertas onde quer que estejam e efetuar a compra em qualquer dispositivo. Embora os impressos possam levar os leitores ao seu site para comprar um item, a maioria deles não carrega seu catálogo para a rua.
Análise precisa
Os catálogos digitais permitem rastreamento e, em muitos casos, relatórios automatizados. As plataformas online costumam apontar sua taxa de conversão, além de medir as impressões, engajamento e quais produtos possuem maior demanda. Tudo isso te ajuda a gerar análises e estratégias mais assertivas.
Como mencionamos, a publicação online permite alterações em tempo real, por isso se uma estratégia ou produto específico estiver superando outros, você pode fazer os ajustes necessários para maximizar os lucros.
Pontos fortes do catálogo impresso
Possibilidade de vantagem competitiva
O cenário digital super saturado criou um espaço para o impresso recuperar seu lugar. Todos os dias os consumidores são cobertos por centenas de anúncios e comunicações online. Por conta disso, seu catálogo digital pode acabar passando despercebido nos feeds ou nas caixas de entrada em questão de segundos.
Criar a interação com um objeto físico ao invés da tela é uma oportunidade valiosa e que muitos profissionais podem aproveitar. A tangibilidade dos impressos também é algo que o digital não pode competir. Virar as páginas em um catálogo com uma temática e design bonitos permite que os consumidores entrem em um mundo de fantasia.
Experiência multissensorial
Os catálogos impressos transformam meros produtos e formulários de pedidos em um trabalho de marca completo. Os produtos são apresentados de forma única, criando peças que transcendem o marketing e se tornam verdadeiros exemplos de um conteúdo editorial refinado.
O catálogo impresso tem a capacidade de guardar sua marca em um material de marketing multissensorial. Tanto o toque e acabamento do papel quanto a visão de uma fotografia profissional, o cheiro de tinta e papel, o som das páginas sendo viradas e a sensação de segurar algo nas mãos criam uma experiência de compra imersiva.
Qual é melhor: catálogo impresso ou digital?
Assim como tudo no marketing, a melhor estratégia varia para cada empresa. Quando se trata desse material, não dá para definir ao certo se o melhor é o catálogo impresso ou digital – pelo menos não um que se aplique universalmente para todas as marcas em qualquer cenário.
Para a maioria, tanto o impresso quanto o digital apresentam oportunidades de alcançar clientes e impulsionar vendas. Por isso, ambas as estratégias podem ser utilizadas juntas: você pode ter uma presença online e também física para os seus clientes. Um catálogo digital pode complementar seus esforços impressos e vice-versa.
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