Se você trabalha em uma empresa de pequeno ou médio porte, provavelmente está familiarizado com o desafio que é se tornar digital. A demanda dos clientes está mudando, mas criar um e-commerce próprio ainda é algo bastante complexo.
Para muitos, é necessário demandar conhecimento, tempo e dinheiro para contratar um profissional ou até mesmo uma empresa de TI para isso.
Porém, nesta matéria mostramos que fazer isso pode ser bem mais fácil se você contar com um catálogo de produtos. Esse material pode ajudá-lo muito no caminho digital, especialmente se você produzi-lo com uma empresa especializada como a Publiks. Continue lendo!
O que é um catálogo para e-commerce?
Podemos defini-lo como um material, geralmente embutido já no próprio site, que mostra seus produtos ou serviços e permite que os clientes façam pedidos ou comprem diretamente por ele.
Com o catálogo, seus clientes atuais e potenciais podem navegar para descobrir mais sobre sua marca e os itens que você oferece. Uma das maiores vantagens para o e-commerce é a integração com o checkout que permite compras instantâneas sem precisar sair do material. Além disso, ele pode ser enriquecido de várias maneiras como mostraremos abaixo.
Alcance seus clientes online
Os consumidores estão cada vez mais navegando por toda internet quando estão em busca de um produto. Eles não apenas procuram pela empresa em si como também estudam comentários de outros usuários, o que está sendo falado na mídia e a concorrência.
Entender isso e descobrir onde seus clientes estão gastando tempo (e dinheiro) é a melhor forma de criar estratégias efetivas para atrair novos compradores e construir relacionamentos mais fortes com seu público atual.
Nesse momento, entrar em contato com os clientes por meio das redes sociais e criar listas de e-mail oferecendo o catálogo de produtos é uma maneira eficiente de manter contato ou criar uma experiência mais forte no próprio site.
Como usar o catálogo para e-commerce para impulsionar as vendas
Os catálogos para e-commerce podem desempenhar um papel vital na estratégia moderna de marketing digital. Para isso, você pode usar alguns recursos como incorporar vídeos, criar pop-ups e fazer análises.
Experiência multimídia
Os clientes de hoje em dia esperam uma experiência de alta qualidade em todos os canais e você deve se dedicar para atender às expectativas deles.
Com um catálogo de produtos para e-commerce, você tem a oportunidade única de exibir seus produtos com belas imagens, além de incorporar vídeos para tornar esse material o mais interativo possível e garantir uma experiência rica ao usuário.
Pop-us
Incorporar pop-ups ao seu catálogo para e-commerce também é uma ótima maneira de alcançar os clientes enquanto eles navegam na sua lista de produtos.
Você pode criar janelas que incluem links para o seu site, nas quais os clientes podem obter mais informações sobre produtos específicos, ler matérias ou até mesmo efetuar a compra.
Os pop-ups também podem incentivar os clientes a cadastrarem seus e-mails para participar da newsletter. Isso dá a você a oportunidade de entrar em contato com eles para oferecer descontos, ofertas especiais, lançamentos de produtos e muito mais!
Acompanhamento e análise
Coletar dados sobre seus clientes e acompanhar a maneira como eles interagem com sua marca também é uma maneira de construir um relacionamento forte com esse público.
Isso é possível com um catálogo online. Você pode descobrir como eles encontraram sua empresa, se essa é a primeira visita ou se estão retornando ao seu material e muitas outras informações relevantes.
Esses dados te ajudam a entender melhor as informações demográficas da sua base, estudar como o público se relaciona com seus materiais de marketing e criar estratégias cada vez mais efetivas!
Se você está em busca de uma empresa para realizar a produção do catálogo digital para o seu e-commerce, conte com a Publiks! Além disso, nosso time de profissionais também realiza catálogos impressos com qualidade e eficiência. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!