Se você publica conteúdo regularmente e está sempre procurando novas maneiras de diagramar, então deve ter uma ideia do que é o design editorial. Afinal, o conceito dele está intimamente ligado à uma série de princípios com os quais editores já estão familiarizados. Por exemplo, criação de layouts atraentes, otimização do espaço da página, escolha da fonte e integração da imagem com escrita.
Em si, design editorial é o campo do design que cuida do planejamento, criação e execução de projetos de editoração. Isso significa que o designer criará um modelo de publicação (online ou offline) que se identifica com a sua marca e a melhor forma de organizá-lo, procurando facilitar a compreensão e o engajamento do leitor.
Qual a importância do Design Editorial?
A identidade visual é o conjunto de elementos que formam a imagem da sua marca, certo? Então, não é apenas um logotipo bonito. Ela deve ser uma expressão de todos os ideais da empresa e o que ela representa. Quando bem montada, se torna um fator que agrega valor ao status. Um dos aspectos mais importantes na hora de analisar como sua persona vê a mensagem que você está tentando passar.
Com esse contexto, podemos entender porque o design da comunicação tem que estar bem alinhado com a identidade visual. E é aí que entra o design editorial, já que é ele quem define as características visuais de todas as representações gráficas da empresa. Portanto, determinando a linguagem da comunicação que atrai e fideliza seus clientes.
Como elaborar um projeto de Design Editorial?
1 – Pesquisa
O primeiro passo para elaborar um projeto é conhecendo seu público e pesquisando sobre ele. Para quem você quer direcionar seu conteúdo? Qual objetivo você quer alcançar? Quanto mais detalhada for sua pesquisa, maiores serão as chances de ela alcançar quem você deseja.
2 – Acompanhe as tendências
É importante que seu conteúdo esteja, além de alinhado aos interesses de sua audiência, colocado de uma maneira atraente e moderna. Seus consumidores irão prestar mais atenção se suas páginas tiverem um ar de atualidade e layout moderno. Portanto, ficar de olho nas tendências de design é imprescindível na hora de montar sua peça.
3 – Hierarquize
Tenha em mente qual parte do conteúdo você quer priorizar e como ele deve ser organizado. Essa definição pode ser demonstrada pelos tamanhos das fontes, da disposição das imagens e blocos com destaque. As áreas de evidência ajudam atraem o consumidor e guiam a leitura.
4 – Cuidado com as fontes
Por mais que exista uma variedade quase que infinita de fontes, pare e avalie bem quais você quer utilizar. Considere o tipo do seu conteúdo: online ou impresso? Se for impresso, para grandes blocos de texto, as letras serifadas são a melhor pedida, já se for online, pode ser sem serifa mesmo.
Nesses casos, a melhor dica é testar! Vá provando e melhorando até a fonte e o seu tamanho estarem o mais confortável possível para a leitura.
5 – Alinhamento/Espaçamento
No caso de alinhamento, não existem muitas regras, mas a dica é prestar atenção na hifenização, para não criar buracos. As caixas de destaque podem ter um alinhamento diferente para chamar ainda mais atenção. Já para o espaçamento, não é preciso se preocupar com as áreas em branco. O leitor precisa “respirar” durante a leitura. Quando a página fica muito cheia de imagens e textos, sem espaços em branco, torna-se desconfortável.
Essas foram só algumas dicas para pensar na hora de começar a criar o Design Editorial do seu conteúdo! Quer montar o seu, mas ainda não tem ideia por onde começar? Entre em contato conosco!