Ano vai, ano vem, e cada vez mais as empresas tradicionais estão atualizando os seus sistemas, melhorando os equipamentos, otimizando as equipes e procurando formas de inovar serviços e produtos. Mas, mesmo com essa busca incansável, muitas companhias não conseguem sair dos formatos tradicionais. Por conta disso, separamos algumas dicas que explicam como funciona essa transição e como torná-la mais perceptível ao público-alvo.
Diferença entre empresas tradicionais X inovadoras
Empresas tradicionais: costumam ser mais antigas que as inovadoras, trazem na bagagem clientes de longa data, métodos de atendimento e de desenvolvimento de trabalho mais engessados e metódicos. Normalmente, a gestão da empresa é feita por pessoas mais velhas e que já estão há anos no local. Elas são reconhecidas pela responsabilidade, ética e alto nível de credibilidade com relação à entregabilidade de produto e serviço. Outro ponto forte das empresas tradicionais é a relação com o cliente de longa data na qual é priorizado o bom relacionamento e proximidade.
Outro fator importante de empresas tradicionais é o tempo de atividade, pois costumam ter uma vida muito maior do que empresas em constante mudança como as conhecidas startups.
Por serem mais rígidas e engessadas, as empresas tradicionais não são muito procuradas pelas novas gerações que estão em busca de trabalho. Hoje em dia, muitos profissionais querem flexibilidade e dinamismo em empresas, o que acaba também dificultando a vida das empresas tradicionais em busca de inovação.
Empresas inovadoras: as startups são exemplos nítidos de uma corrida constante pela inovação, ou seja, elas podem se moldar diversas vezes durante um ano. Uma das principais características dessa modalidade de empresa é a volatilidade que ela possui. Para os não familiarizados com o termo “pivotar”, ele significa mudar o rumo de um negócio ou empreendimento. Vindo originalmente da palavra em inglês “pivot” (em sua tradução girar, mudar), é utilizado frequentemente por gerentes e gestores de startups na frase “vamos pivotar esse projeto agora”, isto é, observar os principais pontos positivos do que já foi feito, encontrar pontos negativos que podem ser melhorados e excluir os que não são possíveis. Depois dessa análise, é a hora de replicar os resultados positivos com a estratégia de melhoria dos pontos negativos.
Uma das vantagens de empresas inovadoras é relacionada diretamente à jovialidade, pois o termo inovação costuma ser mais aceito por pessoas mais novas e, além disso, a velocidade da mudança é absurda. Por estarem a menos tempo que empresas tradicionais no mercado, as empresas inovadoras possuem uma flexibilidade maior na hora de escolher caminhos e estratégias para alcançar o sucesso desejado, diferente das tradicionais conservadoras que demoram anos para implementar algo novo no mercado ou para os funcionários.
Alguns pontos negativos que podemos citar sobre as inovadoras é sobre a própria volatilidade positiva da empresa. Por exemplo: empresas que mudam constantemente de objetivo acabam atraindo uma atenção negativa para o negócio, pois perdem credibilidade e passam a sensação para o cliente de que não sabe o que quer e nem em qual nicho/setor quer atuar.
Inovação ou credibilidade
Agora que diferenciamos uma empresa inovadora de uma empresa tradicional, vamos mostrar alguns exemplos de nichos que se moldaram e adaptaram ao novo modo de mercado:
- Atacado e varejo
Ambos os mercados foram os que mais se beneficiaram com a onda da inovação. O constante crescimento de e-commerces e aplicativos de vendas no Brasil trouxeram à tona uma realidade e necessidade: entrar no mercado digital para não ser passado para trás. É previsto que pelo menos 90% dos maiores polos de comércio de atacado e varejo estarão presentes em plataformas online e de e-commerce até o final de 2021 no máximo.
- Transporte
O setor de transporte público e particular estão cada vez se tornando mais digitais. O táxi virou Uber, 99 entre outros e o sistema de pagamento em transportes públicos se resume hoje ao bilhete único, com poucas pessoas utilizando dinheiro. A inovação foi tanta que até houve a redução dos cargos de cobrador e a implementação de catracas para carregar o bilhete dentro do próprio ônibus.
- Bancos
A inovação nesse setor foi gerada para diminuir a burocracia, automatizar os sistemas, redução de gastos com atendimento e, principalmente, para a agilidade na correção de problemas. Cada vez mais os bancos tradicionais estão migrando para o mundo digital, você pode observar essa nítida mudança com a criação do aplicativo Iti do Banco Itaú e o Super App do Banco Inter.
Como podemos observar, nenhuma das duas modalidades estão erradas! Cada empresa tem a sua forma de gerir funcionários, conquistar clientes e alavancar vendas. O mais importante é: se a empresa for movida pela inovação precisa ter um foco e objetivo para alcançá-la. Agora, se a companhia é tradicional e está querendo migrar para algo mais atual é obrigatório observar e tentar prever a reação dos clientes, entender a gestão do ambiente de trabalho e reformular as equipes envolvidas nesse processo.
Alguns exemplos de empresas que são conhecidas por serem tradicionalmente inovadoras: IBM, Apple, Microsoft, 3M (de fitas adesivas e materiais colantes), Disney entre outras.
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