De acordo com o dicionário Priberam, engajamento significa:
1. Ato ou efeito de engajar ou de se engajar;
2. Envolvimento ao serviço de uma ideia ou de uma causa (Ex.: engajamento político).
(“engajamento”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)
Engajar é o ato de estar em contato, comunicativo e interessado em determinado assunto ou causa. Essa palavra utilizada no meio do marketing digital representa o relacionamento que o público possui com a sua marca, produto e/ou serviço e como o cliente se sente com relação aos seus conteúdos. O engajamento pode ser medido e mensurado e por se tratar de uma das informações mais importantes para ser analisada no marketing digital, merece atenção em todos os possíveis locais de conversão e, principalmente, nas redes sociais:
Engajamento Instagram: para analisar o engajamento em suas publicações do Instagram você precisa observar o número de curtidas, qualidade das hashtags (#), dia e horário de postagem, quantidade de comentários e qualidade do conteúdo apresentado. Juntando esses dados e analisando de forma inteligente, é possível gerar insights importantes como engajamento, postagens de sucesso e maneiras de fazer uma comunicação assertiva.
Engajamento Facebook: no Facebook a análise de engajamento não diferencia muito do Instagram, mas aqui conseguimos observar de uma forma mais ampla, medindo reações diferentes dentro de um mesmo post, sendo reações positivas ou negativas. Ainda nessa rede social, temos ferramentas que podem auxiliar na hora da mensuração como o Facebook Analytics.
Engajamento YouTube: visualizações, tempo de vídeo assistido, comentários e likes. Esses são os dados a serem observados na hora de medir o engajamento dentro do YouTube. Uma das redes que mais cresce e que conta com uma estratégia exclusiva de divulgação! Mas, deixaremos isso para um próximo post.
Como medir o engajamento em e-mails marketing?
Muito utilizado para comunicação com leads, o engajamento nos e-mails marketing são medidos pela porcentagem de taxa de aberturas de e-mails em conjunto com a taxa de cliques. Se os clientes estão abrindo o seu e-mail, significa que possuem interesse no conteúdo, se clicam em algum link, então, considere um real interesse pela sua comunicação!
Estratégia para o seu negócio
Sobre a estratégia para sua empresa, é algo particular e precisa ser focada no seu funil de vendas. Para criar uma estratégia ideal e focada, você precisa:
- Criar um calendário de postagem
Encontre o melhor horário e data para fazer as suas publicações e postagens. Qual o melhor dia da semana? Qual horário o seu público está mais ativo?
- Elaborar uma linha de comunicação junto com uma automação
Aqui, precisamos observar qual o caminho o nosso cliente faz e como ele adquire o produto. É válido nessa etapa pensar em formas de automação para cada fonte de entrada de leads, seja por tráfego direto, cadastro em news, cadastro em feiras e eventos, resposta de e-mail marketing etc.
- Analisar os resultados e engajamento
Depois de ter criado a estratégia, lançado os posts, preparado a automação, é a hora de começar as análises. Observe qual o melhor conteúdo, os canais mais acessados e quantos converteram em clientes ativos.
Como manter o engajamento do seu público
Esta parte requer muita atenção com relação à maneira que seu cliente age nas redes sociais, quais são os comportamentos de compartilhamento e curtida e, principalmente, a linguagem que costumam usar. Além de preparar um calendário de postagem, organizar o conteúdo e analisar os dados.
Podemos citar alguns exemplos de postagem que engajam como:
Posts com pergunta: a pergunta gera uma reação espontânea nas pessoas e, se tratando do meio virtual, elas sentem a necessidade de expressar a sua opinião, de sentir parte de um grupo e de serem ouvidas. O post pode trazer a pergunta na sua legenda ou pode até mesmo vir escrita na própria imagem.
Marque um amigo: com essa postagem você estará utilizando um dos gatilhos mentais mais usados e colocando uma ação que o cliente precisa fazer. Você diz exatamente como é para interagir com a sua publicação. Outra vantagem desse tipo de conteúdo é que ele aumenta as chances de se tornar viral, pois assim que uma pessoa marca outras, já remete a reação em cadeia de marcações.
Dicas: o público gosta de conteúdo que agregue valor, algo que percebam não estar perdendo tempo ao ler. Uma das melhores formas de entregar esse conteúdo de forma direta e rápida é a criação de dicas sobre o assunto de interesse. Muitos blogs e influencers utilizam esse conteúdo de forma resumida para uma leitura rápida e bem focada!
Frases motivacionais: esse formato serve como “consolo emocional”. Existe um estudo comprovado o qual diz que as frases motivacionais e citações são os conteúdos mais compartilhados nas redes sociais. Podemos pegar a experiência dos GIFs animados na época do Orkut. As pessoas procuram por motivação e as frases são entendidas de acordo com as experiências e momentos da vida de cada leitor, tornando esse um conteúdo muito bem aceito.
Humor: na mesma linha das frases motivacionais, as postagens de humor têm se tornado febre nos últimos tempos. Uma das diversas vantagens é a chance de torná-las virais com a tendência de “memes”. Aqui só precisamos tomar muito cuidado para não extrapolar a linha entre humor e desrespeito, toda brincadeira é válida se for aceita pelo seu público e seguir a linguagem da sua empresa.
Complete a Frase: como falado no “marque um amigo”, aqui você também diz o que é para ser feito em sua publicação. Muito boa para analisar os objetivos e expectativas dos seus clientes. Dependendo do conteúdo que for colocado na postagem, você consegue ter uma visão de como os clientes entendem a sua marca.
Curiosidades: temas sobre assuntos interessantes e curiosidades atraem muito o público, é inerente do ser humano procurar conteúdos ricos e sobre diversos temas, então aproveite as diversas curiosidades sobre os setores que existem!
Engajamento sem planejamento, não existe!
Mas, o engajamento não é apenas postar. Aproveite a maior vantagem dos conteúdos da web: a análise dos dados! Todo trabalho feito nas redes sociais precisa ser acompanhado, analisado e sempre adaptado ao seu público-alvo.
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