Já falamos um pouco sobre Instagram e como ele pode ser uma ferramenta de marketing muito potente para sua estratégia nas redes sociais. Atualmente, o Insta é a rede momento e hoje traremos para vocês algumas novidades e vamos responder alguma dúvidas básicas sobre a plataforma.
Recentemente, o Instagram começou a estudar a possibilidade de divulgar o número de curtidas da publicação apenas para seu autor. Essa decisão foi tomada para que as curtidas e comentários não causem mais tanta ansiedade nas pessoas. Aproveitando o momento em que falamos de saúde mental, a empresa começou a fazer testes sutis e que afeta, e muito, o trabalho de marketing digital da sua empresa.
Como funciona essa nova forma do Instagram?
É bem simples, sério. Basicamente, como já dissemos, a novidade é que quem compartilha o conteúdo verá as curtidas e os outros, não. De acordo com o próprio Instagram: “Queremos que os seus seguidores se concentrem no que você compartilha, não na quantidade de curtidas que recebem em suas publicações. Durante esta prova, só as pessoas que compartilham uma publicação verão a quantidade total de curtidas que recebem”.
A empresa ainda informa que, a ideia é fazer alguns ajustes no design da rede social e em sua aparência, para ter um impacto muito mais positivo no bem-estar dos usuários.
Quando foi que começaram a debater sobre a saúde mental de quem usa o Instagram?
Lá, em 2017, a Royal Society Health da Inglaterra fez uma pesquisa, com 1500 jovens entre 14 e 24 anos. O estudo avaliou aspectos como saúde e bem-estar em relação às redes sociais Twitter, Facebook, YouTube, Snapchat e Instagram. Chegaram a constatação que a obsessão pelas curtidas em publicações, podem gerar ansiedade, depressão, solidão e, além de tudo, fomenta o bullying.
O que nos traz a um dos maiores pontos negativos da experiência nas redes é a pressão que o usuário sente em atingir curtidas e comentários positivos, como um tipo de comprovação da sua aceitação na sociedade. Por isso, é importante pensar em uma experiência do usuário saudável, já que essas tecnologias estão cada vez mais presentes na nossa rotina.
Isso não é apenas para perfis pessoais, muitas vezes as empresas se veem reféns de um número de likes satisfatório. Porém, fica a pergunta: como isso vai impactar no uso do Instagram pelas empresas?
Enquanto a mudança não vem, vamos falar sobre gerar potenciais clientes por meio do Instagram?
O melhor meio de justificar qualquer investimento no Instagram enquanto canal de negócios é apenas olhar para os números recentes. Já que, com o passar do tempo ela se torna mais e mais relevante, e dita as novas tendências do mercado.
São mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Mais de 500 milhões desses, usam o app todos os dias ao redor do mundo. Outro número interessante é que pelo menos 80% das contas seguem ao menos uma empresa na rede. São aproximadamente 500 milhões de contas que usam o Stories todos os dias.
Todos esses dados apenas comprovam o potencial que a rede possui. O Insta está na elite das redes sociais e sua força para reunir uma grande massa de usuários, bem como mantê-los ativos e engajados é muito grande.
Porém, não basta criar um perfil e postar neles com alguma frequência para vendas começarem a surgir do nada. Pelo contrário, tenha em mente de que a sua conta não é a única do seu mercado que está presente naquela mídia social. Por isso, existem alguns requisitos que sua conta deve seguir para conseguir vendas.
Perfil comercial
Não cometa o erro de usar sua conta pessoal para falar sobre o seu negócio online. Acredite, pode acontecer com empresas que já estão estabelecidas, porém a criação de um perfil comercial, você pode:
- Acessar suas métricas em tempo real
- Ver informações sobre seus seguidores
- Adicionar informações da empresa
Domínio sobre recursos da rede
Não confunda simplicidade e intuitividade com falta de recursos e ferramentas. Tire um tempo e descubra todos elas e domine a rede como um todo. Sem dominar todas as opções de ferramentas, você estará gastando muito tempo montando um trabalho de qualidade inferior a outros. Seus Stories, directs, vídeos e anúncios não terão o mesmo impacto.
Regularidade de posts
Postar de forma regular é tão importante, e nós já falamos um pouco sobre isso algumas vezes, porém ela segue sendo um problema em diversas estratégias de variadas empresas. Sem regularidade nos posts, seu público pode acabar desconfiando da sua autoridade, ou pode acabar se esquecendo dela. Lembre-se: em nenhum cenário onde existe engajamento e geração de leads, existe descontinuidade.
Trazendo clientes pelo Instagram
Links onde for possível
Antigamente era possível colocar links apenas na bio. Agora, já existe a opção de colocar links nos Stories e IGTV. Mesmo assim, é importante potencializar esse esforço e utilizar apenas links importantes e estratégicos.
Humanize sua marca com Stories
Quem sabe usar bem o Stories consegue taxas de engajamento mais altas e conseguem conquistar sua audiência com muito mais assertividade. Com o Instagram Stories você pode fazer enquetes, vídeos curtos, marcar posts de seguidores e mencionar os perfis deles. Enfim, fazer uma relação única com sua audiência.
Pode parecer pouco, mas todas essas pequenas interações fazem a diferença e mais confiança no trabalho da sua empresa. Para postar GIFs e imagens prontas, o tamanho do story é de 1.080 x 1.920 pixels.
Conte histórias
Nós já falamos um pouco sobre criar narrativas para sua marca. Para fazer um trabalho de engajamento do seu público, aproveite e conte histórias reais, que causam impacto. Elas podem ser de algum funcionário, da empresa, fundadores ou de clientes que viraram cases legais.
Elas podem ser divertidas, emocionantes, do modo como você gostar mais. Tenha apenas uma coisa em mente: use-as de maneira original e motivacional. Isso coloca sua marca em posição de destaque positivo. Se você está se perguntando como que isso ajuda na obtenção de clientes, eu te digo que pessoas gostam de comprar algo de outras pessoas. Aproxime sua marca des seguidores o máximo possível.
Instagram Ads
Google Ads e Facebook Ads são imprescindíveis para uma estratégia assertiva de marketing digital, certo? Bom, o Instagram Ads pode ser adicionado a essa lista. É possível usar a mesma interface do Facebook (obrigada, Zuckerberg). Então, é possível segmentar com diversas segmentações precisas e atingir o seu público com maior exatidão.
Parcerias com influenciadores
Influenciadores digitais são pessoas populares na internet, em diferentes segmentos, com o poder de influenciar a decisão de seus seguidores. Por isso, para sua marca pode ser interessante formar parcerias com profissionais do seu segmento que se encaixem no perfil de autoridade que ajudem na geração de potenciais clientes para sua marca.
Essas são algumas dicas para o seu Insta Stories. Se você gostou desse conteúdo, confere mais no nosso blog!
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