Dizer que a tecnologia mudou o mundo é afirmar um fato óbvio. Nós já estamos vivendo algumas consequências sobre as mudanças que a tecnologia trouxe para nossa sociedade. Um exemplo é a relação entre pessoas e marcas de consumo.
Antigamente, nós recebíamos as mensagens sobre os produtos que as marcas queriam promover. Elas eram as detentoras da informação e nós éramos consumidores passivos. Com a tecnologia e a internet, essa maneira de consumo mudou e nós nos tornamos consumidores ativos, procurando informações sobre os produtos e quais marcas que nós nos relacionamos melhor.
Isso possibilitou que grandes marcas concorram com pequenas marcas. As pequenas marcas ganharam voz com a internet, e isso fez com que o jogo mudasse. Você já pensa na internet como um poderoso aliado do seu negócio?
Se não, deveria começar a pensar! Para alcançar o sucesso e fazer seu conteúdo influenciar nas suas vendas, o segredo é atingir seus clientes quando as pessoas realmente precisam dele. E atingir esse objetivo a internet é a ferramenta perfeita, principalmente quando falamos sobre fazer marketing digital para sua empresa.
O que é Marketing Digital?
Para conseguir ter uma voz ativa na internet, você precisa ter uma presença digital expressiva. Marketing Digital é uma forma de construir esse canal de comunicação com seus potenciais clientes por meio dos canais online. O foco de todas essas estratégias e conceitos dos quais vamos falar é a interatividade e experiência do usuário.
Como falamos um pouco acima, o processo de consumo mudou, nós não estamos esperando pelas informações que as empresas querem mostrar para nós sobre os produtos que eles têm para mostrar. É necessário entender melhor quais são os objetivos e desafios do nosso cliente e mostrar para ele que você se importa e quer ajudá-lo.
Para incentivar a experiência, devemos procurar sempre (e incentivar) espaço para comentários e opiniões de nossos potenciais clientes. Assim, fica mais fácil criar uma percepção positiva da marca e engajar potenciais clientes.
Criar essas campanhas interativas e fomentar sua presença digital torna possível aumentar bastante seus negócios. Mas, como ter certeza de que você está obtendo o melhor resultado?
Separamos sete dicas para fazer marketing digital para sua empresa com excelência!
1 – Identifique as personas do seu negócio
Identificar quem são os potenciais compradores do seu produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver a sua estratégia de marketing digital para sua empresa. Pode parecer difícil a princípio, mas essas perguntas podem te ajudar. Pense em seus clientes atuais, ou no seu cliente ideal e responda às perguntas:
- Existe uma predominância de gênero, profissão, idade e região onde eles moram?
- Quais os motivos que fazem essas pessoas encontrarem na sua marca a solução para um problema?
- Se você oferece mais de um tipo de produto ou serviço, consegue identificar as diferenças entre quem compra cada um deles?
Depois dessa análise, é a hora de sintetizar tudo isso em personagens fictícios que representam as expectativas e comportamentos do seu consumidor real. A esses perfis de pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo que você está divulgando dando o nome de personas.
Você pode entender mais a fundo sobre a construção das personas lendo o nosso guia prático de como criar uma persona para o seu negócio.
2 – Defina suas palavras-chave
Você já ouviu falar em palavra-chave? Elas são um conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto.
No marketing digital, as palavras-chave são usadas para orientar a construção de sites, posts de blog, landing pages, entre outros conteúdos. Se você trabalhar essas palavras juntamente às técnicas de SEO, é bem provável que suas páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de busca e recebam mais cliques.
Isso acontece porque quando uma pessoa acessa o Google, por exemplo, e procura por um determinado assunto, intuitivamente ela utiliza esses termos. Ou seja, usar palavras-chave em seus conteúdos faz com que você atinja o público que está te procurando.
Por isso, é essencial que você conheça os principais termos relacionados ao negócio. Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas de palavra-chave que tornam esse trabalho muito mais rápido e preciso.
3 – Produza bons conteúdos
Como dito anteriormente, um conteúdo que utiliza as palavras certas terá maior chance de aparecer nos primeiros lugares de uma busca. Mas não basta fazer com que as pessoas cliquem no seu link, elas precisam se interessar pelo que vão encontrar ali. Ou seja, a base para uma boa estratégia de marketing digital para sua empresa está nos conteúdos de qualidade, bem produzidos e com informação útil.
Entregar as respostas que os usuários procuram é um fator determinante para criar um relacionamento com seu público-alvo e, possivelmente, convertê-los em clientes fiéis. Dedique um tempo para encontrar pautas e temas relevantes para a sua audiência. Pense em como o seu negócio pode ajudar essas pessoas a encontrarem soluções para os seus problemas.
Para que suas ideias não se percam, é importante criar um calendário editorial de marketing. Nele, você reunirá todas as ações que pretende executar, estabelecerá prazos e metas e conseguirá organizar melhor o seu tempo.
4 – Esteja presente nas redes sociais
Mesmo que o seu negócio não seja digital, as pessoas vão buscar informação sobre você na internet. E, se elas não te encontrarem, provavelmente, encontrarão seus concorrentes. Por isso, é fundamental que você esteja presente em todos os canais que seu público-alvo para consumir informação.
Além de sites e blogs, as redes sociais são um importante canal de divulgação relacionamento com seus clientes. Estar presente digitalmente é uma forma de conversar diretamente com seu público, gerar engajamento e identificação com a sua marca, responder dúvidas e fazer ofertas.
Ao construir uma relação de confiança com seus clientes e potenciais clientes, você faz com que eles sejam influenciadores poderosos em seus círculos de amigos, parentes e colegas de trabalho.
Lembre-se que todas as plataformas utilizadas para as suas estratégias de marketing digital devem estar alinhadas sob o discurso da marca. Portanto, tenha em mente qual é o tom de voz e o posicionamento da sua empresa.
5 – Crie um funil de vendas
Você já ouviu falar sobre o funil de vendas?
Essa estratégia é muito utilizada no Inbound Marketing e permite que você guie seu cliente em uma jornada de compras. Para isso, você deve imaginar um funil composto por 4 etapas: atração, conversão, compra e encantamento.
Essas etapas representam os momentos pelos quais o seu potencial cliente passa antes de chegar intuitivamente até a solução que você pretende oferecer. Explicando melhor, podemos dizer que antes de realizar uma compra as pessoas passam por esse caminho.
- Atração: reconhecimento de um problema e busca por mais informações.
- Conversão: identificação das possíveis soluções e consideração dos produtos e serviços disponíveis no mercado.
- Compra: tomada de decisão de compra. Avaliação dos preços, formas de pagamento, descontos oferecidos.
- Encantamento: satisfação com a compra e início de um relacionamento com a marca. Engajamento e divulgação espontânea entre seus círculos de amigos e parentes.
6 – Promova os seus conteúdos
Depois de tanta dedicação para produzir bons conteúdos, não se esqueça de pensar em estratégias para promovê-los. São muitas as possibilidades de promoção de conteúdos na internet. Por isso, vale a pena entender mais sobre as estratégias de mídia paga, como anúncios em redes sociais e no Google Adwords, e as estratégias de tráfego orgânico, utilizando técnicas de SEO e redes sociais, como explicamos acima.
O interessante de investir em mídia paga é que ela permite a segmentação dos anúncios de acordo com um público específico. Ou seja, seus anúncios só serão exibidos para as pessoas que se encaixam no perfil das suas personas ou, em outras palavras, para seus potenciais compradores.
Para potencializar ainda mais o seu alcance, você pode aplicar, também, uma estratégia de transmedia. Por exemplo, depois de publicar um post em seu blog, você pode divulgá-lo na página da sua marca no Facebook e convidar seus fãs para opinarem sobre o que leram.
Da mesma forma, ao finalizar um vídeo no Youtube, você pode sugerir que seus seguidores te acompanhem nas outras redes para receberem mais informações sobre o assunto. O importante é garantir que o seu público receba os conteúdos e se mantenha engajado.
7 – Teste estratégias diferentes
Mesmo que você tenha certeza de que uma estratégia vai dar certo, às vezes, ela não traz o resultado esperado. Por isso, tenha sempre um plano B para colocar em ação. Mude o título dos seus textos, trabalhe outras palavras-chave, divulgue de forma diferente nas redes sociais, faça anúncios diferentes.
Lembre-se sempre de registrar os dados relacionados a essas tentativas e analisar esses resultados. Testar diferentes estratégias é uma ótima forma para conhecer o comportamento do seu público-alvo no ambiente digital. Com o tempo, suas ações se tornarão cada vez mais efetivas!
Gostou dessas dicas de marketing digital para sua empresa? Quer aplicá-las ao seu negócio? Fale conosco, nós podemos te ajudar!