Por que ter um catálogo digital? Confira os motivos

Por que ter um catálogo digital? Confira os motivos

Apresentamos alguns motivos para ter um catálogo digital em sua empresa o quanto antes!

Os catálogos são materiais perfeitos para as empresas que desejam compartilhar a linha de produtos com seus clientes e parceiros. Por mais que não dê para negar a eficiência do impresso, os catálogos digitais também estão tomando seu espaço no gosto das organizações. 

Com eles, é possível explorar e incluir elementos que no impresso não é possível. Por isso, aqui estão oito motivos para ter um catálogo digital que você não pode ignorar. Após a leitura, você vai estar convencido de que esse material é perfeito para sua estratégia de marketing!

Motivos para ter um catálogo digital:

1. Acesso de qualquer lugar

Os catálogos funcionam muito bem como uma referência para o seu negócio. Com eles, seus potenciais clientes podem examinar os produtos e serviços oferecidos e entender melhor o que sua empresa faz. 

Com o impresso, é necessário que o público tenha o catálogo real em suas mãos para poder avaliar. Por mais que esse material físico tenha suas vantagens, ainda perde no sentido de não conseguir impactar essas pessoas remotamente. 

Nesse sentido, o digital supre essa necessidade, podendo ser visto de qualquer lugar que possua acesso à internet. Seja na rua, no trabalho ou em casa, seus consumidores poderão visualizar o catálogo e avaliar a compra.

2. Muito mais compartilhamento

Compartilhar um catálogo digital é muito mais simples do que o material impresso. É possível enviar por e-mail, mensagem ou também pelas redes sociais. Isso permite que as ofertas da sua empresa se espalhem mais rapidamente e potencializam as chances de atrair um novo público.

O boca a boca e as recomendações são uma parte importante da geração de consumidores que confiam na marca, já que ouviram a partir de outras pessoas. Como os catálogos digitais são tão facilmente compartilháveis, eles também aumentam o número de novos clientes trazidos pelos já existentes.

3. Integração de multimídia como áudio e vídeo

Por sua própria natureza, um catálogo impresso se baseia em dois elementos: texto e imagens. Embora ambos sejam muito importantes, muitas empresas apostam também no audiovisual para conseguir se destacar. Com um catálogo digital, isso é possível.

Existem muitas opções com multimídia que você pode incluir no seu catálogo digital. Incorporar um vídeo do YouTube demonstrando seu produto ou uma música que combine com o tema do seu material são alguns exemplos. 

4. Conexão com a loja virtual e outros recursos online

Assim como o audiovisual, você também pode incorporar links ao seu catálogo digital. Para aqueles que possuem uma loja online, essa é uma boa oportunidade de gerar mais negócios. À medida que os clientes visualizam um produto, eles podem simplesmente clicar no link daquilo que gostam e comprar imediatamente.

Além disso, a capacidade de vincular a recursos externos pode ajudar a complementar o conteúdo do seu catálogo. Nesse material, as descrições dos produtos costumam ser mais curtas para ficar visualmente mais agradável e fácil de ler. Com uma versão digital, você pode direcionar o leitor para uma descrição mais detalhada no próprio site.

5. Atualização e manutenção mais fáceis

Após a impressão de um catálogo físico, nenhuma alteração poderá ser feita até a próxima edição. Claro, isso pode até ser um benefício logo que o impresso atua como referência firme e exata dos produtos e serviços. 

Porém, às vezes, algum erro pode passar despercebido ou até mesmo ocorrerem alterações após a impressão. Uma nova cor pode ser adicionada, o preço aumentar ou diminuir, ou até mesmo a quantidade de um determinado produto cair. 

Com um catálogo digital isso não é um problema. Atualizar o seu material de acordo com essas mudanças é simples. Você não precisará mais esperar até a próxima impressão para fazer as  alterações.

6. Custos menores

Todo catálogo impresso traz consigo certos custos. Isso inclui o preço da distribuição, frete e os custos gráficos do próprio material. O uso de um catálogo digital pode ajudar a reduzir esses valores.

Outra dica é, ao invés de enviar várias cópias do seu catálogo impresso para uma mesma empresa, mandar uma cópia única do catálogo digital que pode ser repassada para outras pessoas. 

7. Avaliação dos dados do cliente

Compreender o que funciona com os clientes e o que não dá certo é essencial para aproveitar ao máximo suas campanhas de marketing. Ao utilizar ferramentas de análise de dados digitais, as empresas têm acesso à informações importantes sobre o seu público.

Assim, com os catálogos digitais, é possível ver quanto tempo o usuário visualiza cada página, quantas vezes ele acessa seu catálogo e muito mais. Entendendo quais elementos são efetivos e quais não são, você poderá otimizar melhor seus esforços.

8. Funciona como uma extensão do catálogo impresso

Obviamente, uma versão digital do seu catálogo não pode substituir completamente o impresso. Os catálogos digitais não são tangíveis e não têm o senso de urgência fornecido que as impressões físicas passam.

Ao combinar e equilibrar de forma inteligente as duas opções, você tem a oportunidade de atingir seu público de formas diferentes. Essa combinação é uma jogada inteligente para todos os tipos de empresa que podem aumentar a maneira como os clientes navegam por seus produtos.


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