A internet transformou nossa vida, começando com a nossa forma de se informar, nossa forma de nos relacionar e nossa forma de consumir. Isso é tão fácil de observar, que eu te pergunto: quando você precisa checar alguma informação, o que você faz?
Procura no Google, certo?
Para você ter uma perspectiva ainda maior… De acordo com uma pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, são mais de 139 milhões de pessoas que têm contato com a internet no Brasil.
Isso representa uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas.
Se conseguimos observar essas mudanças no nosso dia a dia, então devemos nos perguntar: e o dia a dia das empresas? Como a internet mudou isso?
Bem, as empresas tiveram que acompanhar a movimentação da sociedade e precisaram adotar novas ferramentas, canais e formatos.
E a presença digital de uma marca se tornou condição essencial para que empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios, sem precisar de investimentos em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus produtos.
Para garantir a presença digital da sua empresa e a relevância no mundo online para atrair atenção de potenciais clientes e ter a sua marca lembrada na hora de uma compra ou indicação de serviços, existem uma gama de ferramentas que podem ser utilizadas.
Parte importante de fazer negócios atualmente é conhecer essas plataformas ou ferramentas para conseguir se comunicar de maneira efetiva com o seu público-alvo ou personas.
Se você já tem esse conhecimento em mãos, tem uma facilidade muito maior de planejar quais usar e em que momento entrar em contato com o cliente. Dessa forma, seu contato não vai parecer uma coisa invasiva e vai respeitar o timing do seu cliente.
Para você ter uma presença digital relevante, você tem que ter:
- Site informativo da sua empresa;
- Blog corporativo;
- Cadastro no Google Meu Negócio;
- Presença nas principais Redes Sociais;
- Campanhas digitais;
- E-mail Marketing
Site
Um dos primeiros passos para começar a marcar presença online é desenvolver um site sobre a sua empresa, destacando os principais serviços ou produtos e contando um pouco sobre o que é feito no seu estabelecimento.
Mesmo que você não tenha um comércio eletrônico, não faça vendas pela internet, é mais fácil dos clientes encontrarem o seu negócio se ele estiver disponível no mundo digital e puder ser encontrado a partir de uma busca.
O site pode servir como um grande portfólio da empresa, indicando casos de sucesso, trabalhos já realizados, quais são os clientes atendidos e também informações úteis sobre os produtos e serviços ofertados.
Crie um site que seja fácil de navegar, otimizado para SEO, com belas imagens ilustrativas e que gere valor para todos que acessarem.
Redes Sociais
Poucos lugares proporcionam tanto uma interação entre pessoas com as marcas, quanto as redes sociais. Elas são canais que foram criados com o propósito de comunicar, influenciar e dialogar.
Por isso, ter uma página nas principais redes sociais onde seu público se encontra é indispensável para sua empresa se manter atualizada no que seu público consome. Então use os canais para promover suas ações, conteúdos, seja para que as pessoas conheçam o “por trás câmeras” da sua empresa.
Isso se tornou um fato essencial para a escolha de uma marca por parte dos consumidores. Os potenciais clientes escolhem marcas com quem eles se identificam, vai bem além dos produtos e serviços. As redes sociais são uma forma de fomentar seu branding e buzz, e com isso, geração de tráfego e conversões.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.
Esse método de comunicação direto com o usuário é uma ferramenta que pode trazer resultados muito efetivos. Aliás, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos e-mails, respostas, downloads de materiais, entre outros.
Existem diversos tipos de e-mail que você pode utilizar para criar interações diferentes com seus potenciais clientes ou clientes.
Blog corporativo
Uma das principais ferramentas para estabelecer uma relação com os seus clientes e potenciais clientes é a utilização de um blog corporativo. Nele, você pode criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra.
É importante que ele seja otimizado para SEO, ou seja, seja feito para ser relevante e aparecer nos buscadores, como Google e Bing. Isso ajuda a tornar a sua marca mais conhecida e se tornar referência no seu nicho de mercado.
É importante manter o conteúdo atualizado e trazer sempre novas informações e agregar valor para seu cliente. O usuário de internet é mais exigente, porque ele tem total liberdade de escolha do que fazer e onde comprar, portanto, é preciso saber prender sua atenção.
É possível trazer especialistas para criar conteúdos relevantes, com informações aprofundadas sobre a sua área de atuação. Essa é uma maneira de fazer com os usuários retornem ao seu site de forma espontânea.
Google Meu Negócio
Ao longo do dia, inúmeras pessoas em busca de algum tipo de serviço utilizam o Google para tentar encontrar sua solução. A presença no Google Meu Negócio é essencial para que o seu endereço seja encontrado nesta pesquisa.
Por isso, é importante criar o seu cadastro e mantê-lo sempre atualizado, com o endereço correto, fotos, horário de funcionamento e qualquer informação adicional que seja relevante para o seu cliente.
Para entender a importância desta opção, basta pensar quantas vezes já aconteceu de precisar de um serviço específico em algum local desconhecido e como foi possível encontrar a solução utilizando a geolocalização e informações postadas por empresas no Google.
Uma ação simples que pode gerar muitos resultados e, também, fazer com o que o seu negócio receba avaliações positivas pelo serviço prestado, se tornando mais atraente para quem está em busca do que você oferece.
Campanhas digitais
Já que tem tanta gente utilizando a internet para fazer pesquisas, se entreter e fazer compras, por que não direcionar parte do seu orçamento para campanhas digitais?
Uma das principais vantagens desse meio é poder segmentar muito especificamente o tipo de público que você quer atingir.
A publicidade digital permite às empresas direcionar a comunicação para as pessoas certas e mensurar exatamente qual o retorno foi obtido em cada campanha. Isso torna muito mais otimizado e preciso os investimentos feitos, potencializando a economia na hora de anunciar.
Se o seu objetivo é conversar com estudantes que estão tentando começar a vida universitária e, para isso, vão usar programas como o Sisu ou o Prouni, você pode direcionar campanhas exclusivas para eles. E entender se a campanha foi efetiva ou não, tornando mais fácil a mudança de direção e fomentando sua presença digital.
A Thatto Comunicação pode ajudar você a construir uma presença digital, fazer marketing digital e aumentar as vendas do seu negócio, além de ser visto e lembrado por clientes em potencial.
Estamos focados sempre em fazer essa construção da marca, produto ou serviço com atenção total nos potenciais clientes, no engajamento e na interatividade. Além disso, atendemos cada cliente como se fosse único. Todos os nossos processos têm um toque de sensibilidade e estilo para desenvolver soluções criativas e inovadoras independente do tamanho ou área de atuação do seu negócio.