Merchandising: estratégias para o ponto de venda

Merchandising: estratégias para o ponto de venda

Nós já falamos um pouco sobre PDV e um pouco sobre Trade Marketing. Hoje falaremos sobre merchandising no seu estabelecimento.

Afinal, o que é merchandising?

A palavra merchandising é uma junção do termo em francês merchand – mercadoria com o inglês merchandiser – negociante. Se fossemos levar ao pé da letra, o significado em português disso, seria “negociação”, porém esse significado tem pouco a ver com o conceito em si de merchandising.

Podemos traduzir, bem livremente, merchandising como “operação com mercadorias”. A presidente do IEV (Instituto de Estudos em Varejo), Regina Blessa, define merchandising como:

“Qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcar ou serviços com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.”

Regina Blessa

O merchandising como conhecemos hoje, se estabeleceu nos Estados Unidos, na década de 1930. Naquela época, donos de lojas com balcão começaram a notar como os compradores gostavam de observar as prateleiras, e os produtos que eram expostos tinham muito mais saída do que aqueles que ficavam guardados. Desde então, várias pesquisas e desenvolvimentos aconteceram nesse campo.

Hoje, mais do que nunca, as ações de merchandising no PDV são fundamentais para o consumo de diversos produtos. Uma ação bem trabalhada pode garantir que uma loja ou produto se destaquem em detrimento de outros. Por isso, as táticas de merchandising fazem toda a diferença.

Então, meus caros, separei aqui algumas dicas para você pensar em uma ótima ação de visual merchandising para o seu negócio.
 
Pense em ações sensoriais
 
A percepção visual é aquela em que mais investimos na hora de pensar em ações, certo?

Porém, não podemos ignorar os outros sentidos. Além de estimular a visão com cores e iluminação, temos que pensar nos outros quatro sentidos. Invista em uma fragrância agradável dentro do seu estabelecimento, adequada com o posicionamento da marca, claro.

Depois, pense em deixar os produtos a mostra, onde eles possam ser tocados pelos seus consumidores. Já o paladar pode ser estimulado com uma degustação do produto que está oferecendo ou tenham relação com o universo da marca. Por último, mas não menos importante, invista em uma música ambiente que remeta a mensagem que sua marca quer passar.

Você sabe o que é cross-merchandising?

Cross-merchandising é uma técnica de merchandising que serve para lembrar o consumidor de um produto, quando estiver comprando outro. Seu principal objetivo é justamente influenciar, por um estímulo de associação, a fazer uma aquisição por impulso.

Pensando nisso, acrescente a técnica do cross-merchansing ao seu ponto de venda.
 
Utilize temas diferentes
 
Vai lançar um produto novo? Implemente um tema diferente para decorar suas gondolas e displays. Os temas podem contar uma história diferente ou brincar com datas comemorativas. Isso é uma oportunidade para dar uma refrescada na imagem da sua marca. Também permite que você brinque com cores e fontes diferentes daquelas com as quais o público já está acostumado, chamando a atenção de novos consumidores.
 
Pense no PDV como uma mídia
 
Procure olhar para sua vitrine como mídia de divulgação. Cores fortes, fontes grandes que combinem com o tema de seus produtos para chamar mais atenção. É ok brincar com o tema que está usando para eles. Além disso, abuse do contraste, criando um destaque na gôndola do ponto de venda.

Faça bom uso das suas mensagens e destaque benefícios que os consumidores que escolherem seus produtos terão. Também pode aproveitar e colocar um código QR no material de exposição.
 
Olha a VITRINE!
 
Sabe aquele ditado antiguíssimo: a primeira impressão é a que fica?

Então, a primeira impressão que seus clientes terão de sua loja é pela vitrine. Ela é um dos principais chamarizes para seus consumidores e ajuda a informar quais são as novidades e quais os produtos mais comprados.

Para manter sua vitrine atrativa, você pode utilizar elementos repetidos, dando coordenação aos itens expostos. Deixe-a organizada, com espaço sobrando e sem entulhar um monte de coisa. Por fim, coloque todas as novidades bem no centro, local de maior exposição.

O uso do merchandising no seu estabelecimento pode, muito bem, te ajudar a alavancar seus resultados, por isso preste atenção e otimize a divulgação. Se estiver precisando de ajuda para montar seu material de PDV, fale conosco, nós estamos aqui para você!

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