Os 7 benefícios de Marketing de Conteúdo para o seu negócio

Os 7 benefícios de Marketing de Conteúdo para o seu negócio

Estamos em 2019, e o Marketing Digital está deixando de ser tendência de mercado, para se tornar um investimento indispensável para todas as empresas. Se você quer ser relevante, você precisa ter uma presença digital.

Para você ter uma noção do quão importante é estar presente no mundo digital, há vinte anos, Seth Godin lançou o livro “Marketing de Permissão” e fundou as bases do Marketing de Relacionamento na era digital. Ainda hoje, esse livro é tão atual quanto era na época de seu lançamento.

Mas, estar na internet por estar somente, não basta.

Você tem que se colocar nela para ganhar a atenção do seu público e se destacar em relação com a sua concorrência. Para isso, você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes.

Quais são elas?

Atualmente, existem uma variedade de tipos de Marketing que podem ser feitos, mas a estratégia mais interessante do momento é o Inbound Marketing. E qual é o principal elemento de uma estratégia de Inbound?

Sim, isso mesmo, Marketing de Conteúdo.

Utilizado e recomendado pelos maiores especialistas em marketing do mundo, o Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo, além de aumentar sua rede de clientes e potenciais clientes.

De acordo com Rafael Rez, autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” a definição do conceito é:

“Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing que usa conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público de uma empresa.

Consiste em definir o público, estabelecer pontos de conexão, entregar valor e educar o cliente na forma de conteúdo em suas mais variadas formas, medindo cada etapa do relacionamento para mantê-lo sempre relevante para o consumidor.”

Rafael Rez

Se você está pensando que Marketing de Conteúdo é uma coisa nova, está enganado! Na verdade, é uma estratégia que surgiu há mais de 100 anos.

O primeiro registro que se tem de uma empresa produzindo conteúdo para seus consumidores é o Guia Michelin. Produzido em 1900, pela empresa de pneus que, na época, era a maior fabricante de pneus do mundo. A lógica por trás da estratégia de criar o Guia, era fazer com que as pessoas viajassem mais e gastassem mais pneus.

estratégias marketing de conteúdo
Criar um planejamento para as estratégias de marketing de conteúdo é importante

O que faz com que o Marketing de Conteúdo seja a melhor estratégia atualmente?

Bem, ele sempre foi uma boa estratégia para atrair clientes, mas atualmente temos que entender que o tempo onde o consumidor apenas observava passivamente aos comerciais de TV, acabou.

Com a internet, ele possui autonomia de buscar pelo conteúdo que quer consumir e responder a ele. O que traz a maravilhosa oportunidade de você produzir o conteúdo que seu público-alvo quer consumir e atrair ele para sua opção.

Por isso, uma boa estratégia de marketing de conteúdo não é focada apenas em vender o produto. Ela quer trazer benefícios para quem está consumindo ele, como a resolução de um problema, dúvida ou ensinar algo novo. A venda é uma fase no processo inteiro.

A parte mais vantajosa dessa estratégia é que o seu público, ao consumir o seu conteúdo, vai ter uma visão positiva sobre a sua marca. Não somente, você tem todas as chances de criar um relacionamento com o seu potencial cliente através do conteúdo, e fazer com que ele sinta que te conhece.

E as pessoas sempre são mais propensas a comprar de quem elas já conhecem.

Afinal, o objetivo do marketing é sempre trazer mais resultados positivos para a empresa. Com o Marketing de Conteúdo, seus objetivos podem ser alcançados.

Para você ter uma ideia mais sólida de quantas empresas estão investindo nessa estratégia, de acordo com a Content Trends 2019, 67,3% das empresas já adotam Marketing de Conteúdo. E 56,9% daquelas que ainda não adotam, pretendem passar a utilizar.

Os benefícios de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo!

7 motivos para investir no Marketing de Conteúdo!

Vamos falar sobre as principais vantagens que a estratégia pode trazer para o seu negócio. Depois de olhar para os dados que o segmento gerou em 2019, vamos falar sobre os sete principais motivos pelo qual sua empresa deve fazer o Marketing de Conteúdo.

Aumento do tráfego no seu site

De acordo com os dados da Content Trends 2019, 80% dos usuários da internet utiliza o Google para buscar informações. Isso quer dizer que estar presente entre os primeiros resultados do Google (que são sempre os mais acessados) é a porta de entrada para novos leads.

Para estar presente nas primeiras posições do Google, produzir conteúdo relevante e completo é a melhor forma. Então, você sempre será encontrado pelo seu público, e deixa a porta aberta para ele entrar.

A pesquisa ainda constatou que as empresas que fazem Marketing de Conteúdo têm 1,3 mais visitas e geram 1,4 mais leads.

Brand awareness

Produzir conteúdo contribui para que as pessoas reconheçam mais sua marca, conheçam seus produtos e/ou serviços que você oferece. Criar um relacionamento com o seu público, permite que ele conheça sua marca… E temos a tendência de comprar de quem conhecemos e confiamos.

Se você tem uma pessoa que está sempre lendo conteúdo do seu blog, ele vai dar preferência para sua marca quando precisar de um produto. Afinal, ele já te conhece e você já ajudou ele com informações relevantes.

Engajamento com sua marca

Se o brand awareness aumenta a qualidade de pessoas que conhecem e possuem percepção positiva da sua marca, o engajamento vai contribuir para construir o relacionamento mais próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Ao produzir conteúdo de qualidade, você vai aumentando as interações das pessoas com sua marca e cria esse engajamento. E qual o resultado?

Você vai ter defensores da sua marca, que vão recomendar e defende-la.

Educar o mercado

É comum que seu público-alvo não entende bem o mercado em que você está inserido, para que servem seus serviços e etc.

E está tudo bem! Sua função é educar seu público, se você produzir conteúdos que respondam as dúvidas de seus clientes, eles vão entender melhor e tomar a decisão de compra por si só.

Se seu conteúdo for realmente de qualidade, você vai conseguir superar as objeções e aumentar a satisfação dos seus clientes, que chegarão ao momento da compra com total consciência do real valor e propósito do seu produto.

gerar leads e vendas com marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo gera leads e vendas para o seu negócio

Gera vendas

Mesmo que não seja o objetivo final do processo de Marketing de Conteúdo, isso significa que: se você focar a sua produção de conteúdo vai guiar seus leads por todo o processo de compra e prepara-los para tomar uma decisão.

Mas, dentro do Marketing de Conteúdo, essa é apenas uma das opções. É importante que você identifique qual o seu objetivo com a estratégia antes de começar e montar o seu planejamento de forma correta.

Mais leads para o seu negócio

Beleza, conseguimos trazer mais visitantes para o site. Mas sem as informações deles, o que você consegue fazer? Não vai conseguir educa-los, nem engajá-los.

Por isso que, a geração de leads é o objetivo principal de 64,7% das empresas brasileiras. Fazendo Marketing de Conteúdo, algumas delas já conseguem 1,4 mais leads do que as que não fazem. E tem mais…

Com uma estratégia sólida você continuará obtendo resultados ao longo do tempo, gerando tráfego e leads mesmo que não produza conteúdo regularmente.

Aumenta o lifetime-value

Lifetime-value ou LTV é o valor total que um cliente gasta com sua empresa ao todo.

Exemplo: o cliente compra, em média, duas vezes um produto de R$60,00, o LTV dele é R$120,00.

Todo mundo sabe que sai mais barato vender mais uma vez para um cliente atual do que trazer um novo. Por isso, usar uma estratégia de conteúdo com o objetivo de seguir vendendo para quem já é seu cliente é uma jogada eficiente, porque mantém ele engajado com a marca.

Invista em conteúdos para o pós-venda, como newsletters exclusivas para clientes, oferecendo novos produtos ou descontos em sua loja.

E esses são os sete maiores motivos do porque sua empresa deve investir em Marketing de Conteúdo. Ele traz uma gama de benefícios potentes para sua empresa e é uma estratégia que se torna cada vez mais sólida no mercado.

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Se você ainda não faz Marketing de Conteúdo, tente implementar na sua empresa. Se você já trabalha com essa estratégia, conte para nós como está funcionando!

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