Instagram Ads: passo a passo para criar sua campanha!

Instagram Ads: passo a passo para criar sua campanha!

Atualmente, o Instagram é a rede social que continua crescendo e é muito importante estar presente nela, já que ela é a plataforma com uma taxa de engajamento muito positiva para qualquer marca. Para aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca em curto prazo, uma ótima opção é usar anúncios pagos. 

Visibilidade e reconhecimento de marca são apenas dois exemplos de finalidades para o uso do Instagram Ads. Também é possível utilizar essa ferramenta para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar vendas e, até mesmo, incentivar a instalação de um aplicativo e muito mais. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o porque de anunciar no Instagram, saiba que, desde 2016 a rede de compartilhamento de fotos e vídeos está crescendo, cerca de 200 milhões de usuários ativos mensais. Ano passado, o número de usuários ativos alcançou a marca de 1bi!

O principal motivo por trás desse crescimento é que a rede está inovando constantemente, desenvolvendo novas funcionalidades e se esforçando para melhorar o desempenho do app. Além disso, já é possível programar posts pelo Instagram. 

Você não precisa ter um perfil da sua empresa no Instagram para fazer um anúncio na rede. Porém, é necessário ter uma conta no Facebook para a criação de anúncios por meio da ferramenta de Gerenciador de Anúncios. No entanto, é recomendado a criação de um perfil da sua empresa no Instagram para usufruir dos benefícios que explicamos acima e interagir melhor com os seguidores. 

Criando uma campanha de Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios!

instagram ads pelo gerenciador de anúncios

 

Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique em CRIAR e veja o passo a passo para criar um anúncio para Instagram Ads!

PASSO #1: CAMPANHA

Depois de clicar em CRIAR, repare que aparece uma nova tela, nela você vai ver todas as etapas da criação no lado esquerdo. Comece por escolher o OBJETIVO DE MARKETING da sua campanha de Instagram Ads.

Dependendo da escolha que você fizer, que será divida em: RECONHECIMENTO, CONSIDERAÇÃO ou CONVERSÃO, a ferramenta vai guiar os próximos passos de forma ligeiramente inteligente.

Usando o exemplo do objetivo TRÁFEGO, damos um nome à campanha e clicamos em CONTINUAR. É possível escolher criar testes A/B ou usar a otimização de orçamento, mas não vamos focar nessas opções neste post. 

PASSO #2: CONJUNTO DE ANÚNCIOS

público para campanhas de instagram ads

 

Nomeie o conjunto de anúncios que vamos começar a criar e preste atenção. Repare que no painel embaixo do nome, estão as opções de acordo com o objetivo que escolhemos na etapa anterior. Escolha a opção que faz sentido para sua campanha e vamos adiante, para o painel PÚBLICO.

Nesse momento, vamos definir as características do público-alvo que queremos atingir. Na parte da localização, dizemos se estamos interessados em todas as pessoas de uma região ou se queremos alcançar apenas quem mora, quem esteve recentemente ou quem visitou a região.

Depois, determine o país, estado, cidade e raio de alcance. Você pode combinar mais de uma localização de acordo com a sua estratégia e também excluir determinados lugares do alvo pretendido.

Depois, é hora da escolha da faixa etária, gênero e idioma. No direcionamento detalhado, liste interesses, comportamentos ou dados demográficos. Basta começar a digitar que a ferramenta mostra as opções. Após incluir algumas, clique em sugestões para analisar outros parâmetros que possam ser pertinentes. 

Em conexões, segmente um público que tenha alguma conexão com a sua página, app ou evento do Facebook. Você pode salvar as configurações clicando em salvar este público para usá-las mais tarde em outros anúncios.

Em POSICIONAMENTOS, marcamos apenas o editar posicionamentos, para que possamos escolher veicular o anúncio somente no Instagram. Em plataformas, selecionamento Instagram e, de acordo com a estratégia pensada, Feed e/ou Stories

Também é possível definir quais dispositivos queremos que as propagandas apareçam (celulares, desktops e/ou tablets) e o sistema operacional móvel (iOS e/ou Android).

Finalmente, em ORÇAMENTO E PROGRAMAÇÃO, conseguimos escolher o quanto gastar diariamente (orçamento diário) ou durante a campanha (orçamento vitalício), além de programar o período em que ela ficará no ar ou escolher veicular continuamente. 

Perceba que, conforme aumentamos o orçamento, o alcance e previsão de cliques diários na propaganda. Não se esqueça que é necessário registrar os dados de pagamento dentro das CONFIGURAÇÕES, na opção configurações de pagamento.

Vamos ao seguinte passo.

PASSO #3: ANÚNCIO

tipos de anúncios de instagram ads

 

Nesse momento, são cinco formatos de anúncio para Instagram Ads:

  • Carrossel;
  • Imagem única;
  • Vídeo único;
  • Apresentação multimídia (indisponível para Stories);
  • Coleção (indisponível para Stories).

Veja como funciona cada um desses.

CARROSSEL

O carrossel é um conjunto de duas ou mais fotos e/ou vídeos, com no máximo 10 opções para cada anúncio. Para montar o seu, comece pelo texto, que deve ser como uma forma de descrição que aparece embaixo de todas as imagens que você incluir. Seja criativo e use (mas não abuse) dos emojis e das hashtags. 

IMAGEM ÚNICA

Aqui estamos falando do post tradicional, com apenas uma foto. Os campos são muito parecidos com aqueles de criação de carrossel. Veja como fica a prévia para o Insta Stories, onde o usuário deve arrastar para cima para acessar a URL de destino.

VÍDEO ÚNICO

Se você quer uma propaganda em vídeo único, a ferramenta permite selecionar um arquivo .mp4, .mov ou .gif com até 60 segundos. Existe a possibilidade de enviar um documento separado para legendas. Se não tiver um vídeo, clique em usar modelos para utilizar suas fotos e compor animações que funcionam como vídeos.

APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA

Outra alternativa é criar uma apresentação multimídia, que nada mais é que uma espécie de exibição de slides automática. Para fazer a sua, escolha a opção criar apresentação multimídia. Depois, na janela kit de criação de vídeo, selecione criar apresentação multimídia clique em continuar. Por fim, escolha as imagens (de 3 a 10), a duração de tempo que eles terão e o efeito de transição. Inclua uma música se quiser e confirme. 

COLEÇÃO

O formato de coleção mostra diversos itens em uma experiência móvel de tela cheia. Como ele é mais voltado para quem pretende vender produtos, você deverá ter o seu inventário cadastrado no Gerenciador de Catálogo do Facebook antes de criar o modelo de vitrine para a propaganda.

Como criar um anúncio via Instagram?

instagram ads pelo instagram

 

Confira o passo a passo para criar seu anúncio dentro do app do Instagram!

PASSO #1: Perfil comercial

Se você ainda não tem uma conta para sua empresa no Instagram, crie uma. O processo é bem simples, somente seguir as instruções do app. Para que as opções de criar propagandas apareçam, configure seu perfil como comercial.

OBS: é necessário ter uma página de negócio no Facebook para sincronização. 

PASSO #2: Promoções

Depois de habilitar seu perfil comercial, perceba que o botão Promoção ao lado de Editar perfil. Ele permite criar anúncios com mais agilidade se compararmos com as ferramentas do Facebook, mas vale destacar que as opções serão um pouco mais limitadas. 

Dentro da função Promoções, depois de tocar em Criar promoção, você deverá escolher uma das suas publicações no Instagram para servir como anúncio, vá em Avançar e seguir as seguintes etapas:

Destino

Selecione para onde quer direcionar as pessoas que verão o anúncio. As opções são:

  • Seu perfil no próprio Instagram;
  • Seu site;
  • Sua fachada (onde o potencial cliente pode visualizar o endereço da sua empresa ou número de telefone). 

Público

A configuração das características do público-alvo é muito similar à que vimos no Gerenciador de Anúncios. Você pode escolher entre criar sua própria segmentação, deixar o Instagram fazer isso automaticamente, com base em aspectos dos seus seguidores, ou usar um público que já tenha criado anteriormente.

Orçamento e duração

Basta definir o orçamento diário (até R$1000) e a duração da campanha (de 1 a 30 dias). O sistema mostrará o alcance estimado segundo os ajustes de ambos os parâmetros.

Analisar

O último passo é revisar todos os elementos do anúncio estão de acordo. Para inserir dados de pagamento, você pode usar um cartão já registrado no Facebook ou ir no seu perfil do Instagram, Configurações, escolher Pagamentos e definir um método da sua escolha. Depois que estiver tudo certo, toque em Criar promoção.

Qual tem sido sua estratégia para Instagram Ads? Conta pra gente! Precisa de uma estratégia? Fale com a Thatto Comunicação e veja como podemos ajudar!

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