Como a sua empresa está a frente do mercado? A inteligência competitiva é uma forma de, por meio de dados obtidos, fazer uma análise dessas informações e estar passos a frente da sua concorrência. Essas informações privilegiadas tornam mais fácil o entendimento dos riscos que sua empresa pode ter no caminho e como você pode criar oportunidades para crescer mais rápido.
Afinal, o que é inteligência competitiva?
Inteligência competitiva é uma forma estratégica de sempre estar passos a frente do seu concorrente. Isso é possível, somente com uma administração estratégica das informações captadas sobre o mercado (clientes, concorrentes, fornecedores).
A inteligência competitiva vai ajudar você a acompanhar as tendências que surgem dentro do seu segmento. Sempre monitorando, também, as ameaças e pontos fracos, além das estratégias gerais e funcionais.
Ela vai trazer uma diversidade de insights para as sua empresa seguir bem sucedida, já que a inteligência competitiva vai refinar suas estratégias de marketing e reduzir a incerteza sobre investimentos externos.
O ideal é pensarmos nela como um mapa e uma bússola para guiar a sua empresa no caminho do sucesso. O mapa é o planejamento estratégico elaborado e a bússola é a visão do futuro e a missão, o “norte” onde sua empresa quer chegar.
Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, nada é mais justo do que procurar por essas inteligências estratégicas que nos oferecem vantagens na hora da tomada de decisões, certo?
Porém, para fazer um bom processo de inteligência competitiva, você precisa garantir esses passos para ter uma boa estratégia.
Saiba quem são seus concorrentes
O primeiro passo para uma boa estratégia de inteligência competitiva é entender quem é a sua concorrência. Comece pelos cinco maiores competidores diretos, depois passe para os indiretos e os aspirantes a competidores.
Seus competidores indiretos são aqueles que são peça-chave no seu segmento, mas não compete com você por consumidores. Já os competidores aspiracionais são aqueles líderes de segmento com os quais você não compete diretamente, mas tira ideias deles.
Identificar seus concorrentes é um passo que vai definir sua inteligência competitiva e a eficácia dela para sua empresa.
Rastreie os interesses dos seus concorrentes
Depois de identificar quem são seus competidores, quem você quer analisar, você deve escolher os pontos focais da sua análise. Entenda que existem tantos dados que você pode recolher sobre cada um dos seus concorrentes.
Se você delimitar quais dados quer concentrar seus esforços, eles vão se alinhar muito bem com seus esforços e será mais fácil de ler os dados e analisá-los.
Junte seus dados
Esse processo pode ser o mais demorado e difícil de toda a inteligência competitiva. Aqui, é onde você passa um bom tempo monitorando seus concorrentes e juntando as informações que você quer analisar sobre eles. E lembre-se de que você quer poder formar uma análise completa, portanto esse não é o momento para ter impaciência. É o momento de sentar e esperar para ver o que esses dados trarão de insights para sua empresa.
Crie uma análise
Esse é o momento de pegar todos os dados que você coletou de seus concorrentes e passar para o seu time de inteligência competitiva. Eles vão detalhar as informações e organizá-las para poder fazer uma análise completa. A criação de uma análise pode ser feita de duas maneiras diferentes. A primeira é por meio de uma análise de benchmark, que vai permitir que você compile os dados e monte perfis dos seus concorrentes.
É importante criar perfis dos seus concorrentes, porém é ainda mais vital seguir acompanhando a concorrência. Com isso, você consegue manter sua vantagem competitiva e ficar sempre um passo à frente da concorrência. Então, o próximo passo da inteligência competitiva é comunicar suas descobertas para o resto da sua empresa.
Comunique sua equipe
Legal! Você fez todo o processo de reunir e analisar as descobertas, perfilar seus concorrentes e descobriu insights poderosos para sua empresa. E agora? Agora, você tem que comunicar sua equipe!
Afinal, uma das piores coisas que podem acontecer é você reunir toda essa inteligência competitiva e ninguém consumir esses dados. Então, é interessante garantir que as principais áreas interessadas da sua empresa tenham acesso a todas essas informações e, com elas, melhorem suas estratégias. Alerte seus colegas de trabalho sobre as novas descobertas e conte para eles o que você descobriu.
Transforme dados em resultados
Por último, mas nem de longe menos importante, a etapa final é usar suas descobertas para trazer benefícios para sua estratégia geral da empresa. Você pode beneficiar diversos funcionários e tornar a estratégia deles muito mais assertiva e bem-sucedida.
A inteligência competitiva é muito útil para o sucesso e para o futuro da sua empresa. Então, faça bom uso dessa técnica para impulsionar seus resultados.
Inteligência competitiva vs. Inteligência de mercado
Podemos dizer que a inteligência de mercado também está relacionada à coleta e análise de dados, para que se possa compreender mercadologicamente em qual posição sua empresa está inserida. A inteligência de mercado é focada no cliente e sua função é compreender o comportamento de compra do público-alvo. Ela busca informações que possibilitem o desenvolvimento de novos produtos, adequar ao mercado aqueles que já fabrica ou comercializa, para alcançar novos clientes e torná-lo parceiros.
Já a inteligência competitiva vai tornar possível a montagem de diferentes métodos para tomar frente nos segmentos de atuação e desenvolver diferenciais competitivos para melhorar seu posicionamento no mercado.
Juntas, elas ajudam a entender a concorrência e as demandas do mercado para melhorar seus indicadores, atingir os resultados em vendas e argumentar com mais assertividade suas ações de marketing. Assim, é fundamental considerar os preceitos tanto da inteligência de mercado, quanto da inteligência competitiva para traçar futuras estratégias e planejamentos.