O Lollapalooza é um festival musical que ocorre anualmente desde 1991 em diversos países das Américas (tendo um hiato entre os anos de 1997 e 2003) e tem atraído cada vez mais público e patrocinadores de grande porte. Mas, o sucesso deste festival é baseado apenas na qualidade dos cantores e dos estilos musicais?
Não! O festival é um sucesso por conta da estratégia de marketing de experiência que vem construindo em todas as suas edições.
O principal exemplo do sucesso do Lollapalooza é que a venda de ingressos é feita antes mesmo de liberarem a lineup, mostrando que quem compra o passe (Lollapass) está levando a experiência que a marca “Lollapalooza” carrega.
O que é o marketing de experiência?
Vamos começar explicando um pouco sobre marketing de experiência. Ele parte do princípio que a emoção do cliente auxilia na hora da escolha de um produto e o sentimento que ele tiver serve para intensificar a memória da marca.
Essa técnica de marketing funciona de uma forma emocional, atingindo as sensações do seu público e criando memórias. O conceito básico dele é transformar o cliente em amigo e intensificar o relacionamento entre a marca e o público por meio das sensações.
Normalmente as marcas grandes utilizam essa técnica para agregar valor aos produtos. Um exemplo interessante que podemos citar foi o da TNT, que ficou bem famoso pela dimensão alcançada.
A campanha “Uma surpresa dramática” foi desenvolvida em uma praça na Bélgica na qual criou-se um cenário com um botão. Quando alguém o apertava, uma reação em cadeia de acontecimentos cinematográficos aconteciam em tempo real ao seu redor.
Com isso, a TNT estabeleceu uma forma de divulgar sua marca utilizando todos os sentidos do consumidor final e ainda gerou uma repercussão absurda nos meios de comunicação.
Dentro do marketing de experiência, podemos considerar que a marca precisa atingir além da visão e audição do consumidor. Com o Lollapalooza não é diferente. Os patrocinadores estão cada vez mais atentos a oferecer experiências ao público e podemos ver nitidamente pelo aumento de patrocínio para esse evento.
Em 2019, o festival bateu recorde de marcas patrocinadoras e apoiadoras. Algumas delas foram: Fini, Johnnie Walker, Samsung Galaxy S10, Coca-Cola, Fusion Energy Drink, Axe, Bradesco, Next, Budweiser, Doritos, Chevrolet Onix, Adidas e Vivo.
Experiências no Lolla:
- Budweiser
A Budweiser, além de assinar um dos palcos do evento, distribuiu copos e chamou especialistas musicais para elaborar algumas playlists e criou a campanha “The New Classics” que pedia para o público citar os futuros clássicos da música! Assim gerando um relacionamento maior com o público e conseguindo captar informações importantes para futuras ações de marketing.
- Fini
Estreia na lista de patrocinadores do evento, a Fini focou em facilidades e divulgação. Desenvolveram a “Casa Fini”, uma verdadeira casa de doces com um espaço “instagramável” (local criado com o objetivo de trazer o público e fazê-los tirarem fotos para as redes sociais, principalmente Instagram), com carregador de celular, doces e meias personalizadas para áreas VIPs e Lounges. Essa campanha de ativação de marca representou o fortalecimento da Fini em eventos musicais.
- Bradesco/ Next
Além de desenvolver a pulseira chave do evento com um sistema de cash e recarga (melhorando o tempo de compra de produtos dentro do evento de uma forma surpreendente), a Next, banco digital do Bradesco, criou a campanha “Next leva você mais 9 amigos para o Lolla na faixa”. Essa promoção obteve um sucesso de divulgação de forma múltipla!
- Vivo
Sortearam par de ingressos para áreas exclusivas dos shows, distribuíram mais de 15 mil chips no evento com um pacote extra de internet, montaram um PDV com uma cortina d’água interativa e ainda contaram com a parceria de um estúdio de tatuagem, deixando assim a memória marcada na pele! Essas foram as estratégias da Vivo para o Lollapalooza de 2019.
- Doritos
Nessa edição, o Doritos preparou a campanha chamada “Play for the Bold” engajada e divulgada no Twitter e ainda aproveitaram o evento para lançar um produto novo: Doritos Cool Ranch. Além desses pontos, o Doritos possuía como estratégia principal melhorar o posicionamento da marca e introduzi-la aos eventos musicais! Alcançaram com sucesso o objetivo com a boa aceitação do público.
Experiência – Lollapalooza 2020
Ainda não temos muitas informações sobre o evento, mas já podemos esperar grandes marcas e novidades com relação à experiência de marketing. Muitas luzes, 3Ds, inteligência artificial e automações já são especulações das tecnologias que serão implementadas para o evento. A Next já está começando sua divulgação com campanhas fortes de patrocínio e descontos para usuários da marca.
Estamos observando cada estratégia que está sendo colocada em prática, a partir desses eventos e inovações podemos analisar quais caminhos o marketing vem tomado e as melhores decisões!
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