Consumidor 1.0, 2.0, 3.0, 4.0, 5.0… A evolução dos hábitos de consumo acompanham os avanços da tecnologia!
Como podemos observar ao longo dos anos, os processos de compra estão mais digitais e automatizados, os produtos mais tecnológicos e o atendimento tem se tornado cada vez mais personalizado. E dessa mesma forma o consumidor também acompanha essa evolução, mudando seus hábitos de consumo.
Alguns fatores que incentivam essa mudança nos hábitos estão relacionadas à velocidade surpreendente dos avanços tecnológicos, integrações entre aparelhos eletrônicos, novas formas de conexão e acesso à internet como Smart TVs, celular conectado aos aparelhos eletrodomésticos, consoles de videogame inteligente.
Contamos também com os avanços mais palpáveis em formas de observar e sentir o mundo ao redor como realidade aumentada, óculos 3D e exploração do marketing sensorial e o aumento das novas fontes de comunicação como as redes sociais, fóruns, blogs de conteúdo e canais de informações.
Vamos entender um pouco, por quais processos os consumidores passaram até os dias de hoje:
Consumidor 1.0
Antes da internet, os consumidores não possuíam muito acesso às informações sobre determinados produtos e os mercados estavam menos competitivos por conta da baixa concorrência. O processo de compra desse consumidor era simples, ele parava em alguma loja próxima à casa dele ou em uma que ficava no caminho para o trabalho. As pessoas não gastavam energia buscando em outras regiões ofertas de preço mais baixo ou qualidade diferenciada. As principais vendas eram feitas por feiras locais, vendedores de “porta em porta”. Nessa época, o consumidor era mais passivo aos argumentos de venda.
Consumidor 2.0
Por conta da explosão industrial, novas lojas e players aumentaram a participação no mercado e a concorrência evoluiu ao mesmo tempo. Nessa fase, os consumidores já começavam a observar preços e vantagens competitivas de cada empresa e dos produtos e o nascimento da concorrência expressiva foi o fator determinante para a criação desse novo consumidor.
Consumidor 3.0
Esse foi o grande passo para a evolução do comportamento do consumidor no processo de aquisição de produtos e serviços. Aqui o público descobre o poder da internet, o momento é marcado pelo aparecimento dos primeiros e-commerces e surgimento de blogs com informações sobre os produtos.
Fóruns já disseminavam releases e opiniões, mas o valor que era agregado às empresas ainda era muito forte para ser “quebrado” por opiniões alheias.
Consumidor 4.0
Com a entrada dos aparelhos celular, o comércio ficou ainda mais acalorado pelo crescimento da concorrência, facilidades de encontrar informações e manipulação de opiniões sobre marcas. Nesse ponto, as empresas precisaram aprender a ir atrás do cliente e, assim, surgiram as técnicas de inbound marketing e de relacionamento. Momento em que o comércio precisou se recriar para atender essa nova geração de consumidores entrantes.
Consumidor 5.0
Aqui, mais do que em qualquer era de consumo, é necessário a transparência, liberdade e ótimo relacionamento com o público-alvo por parte das empresas. Se o consumidor 4.0 já possuía uma personalidade forte, imagina o consumidor 5.0 que possui todas as informações e históricos das empresas na palma da mão? Basta ele abrir o Google e fazer uma pesquisa!
Esse consumidor é viciado em novidades, tecnologia, possui um poder de compra maior que todos os outros, mas também tem um senso crítico mais apurado. Procura relacionamento e proximidade com as marcas, mas do mesmo jeito que pode alavancar um negócio em uma semana com sua rede social, ele também pode desbancar empresas com apenas um comentário no Facebook.
Consumidor X
Nosso consumidor X ainda é um mistério, ele possui experiências do consumidor 5.0 com os avanços tecnológicos e de informação e quer produtos personalizados e com condições únicas. Esse consumidor está disposto a pagar um pouco mais por um produto que agregue valor, preza o “quem é visto é lembrado”. Então, é necessário por parte das empresas a criação de canais de comunicação mais integrados ao dia a dia do cliente por meio de estratégias de inbound e mídias sociais, desenvolvimento de chatbots para automatizar o relacionamento e vantagens em entrega como frete grátis, prazos de recebimento curtos, entrega programada e segurança no rastreio.
Futuro do mercado e consumo
Estamos em fase de transição quando o assunto é comportamento do consumidor. Eles estão cada vez mais informados, se tornando influenciadores na hora da escolha, com mais facilidade na hora de adquirir produtos internacionais, além de estarem aumentando o seu poder de compra. Todos esses fatores interferem na hora da aquisição de um produto ou serviço.
Uma grande tendência que vem surgindo são as compras e vendas pelas novas funções das redes sociais nas quais as plataformas tradicionais de e-commerce estão percebendo a entrada de uma nova concorrência contra outros meios como Instagram, Facebook, Pinterest e WhatsApp.
Com essa função das redes sociais, o novo consumidor está sendo construído. A geração Z (1990 a meados de 2010) é a da vez. O público pertencente à essa era está adquirindo poder de compra e, na bagagem, traz experiências do mundo digital e tecnológico, é motivado pelo inédito e está sempre em busca do “algo mais” (exemplo: além de comprar um celular, ele precisa vir com um plano telefônico e uma capa personalizada). Por conta disso, precisamos estar preparados para as inovações e observar sempre as melhores formas de atender essa nova demanda em ascensão.
Mas, não adianta você dominar as técnicas para atrair o seu consumidor se não pensar em como mantê-lo engajado com a sua empresa. Escrevemos um conteúdo explicando quais as melhores formas de atender o cliente, tornando ele um fã da sua marca ou produto! Confira aqui o nosso material sobre como tornar o seu cliente em fã.
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