Entenda como uma agência para farmácia pode auxiliá-lo a potencializar vendas
O marketing farmacêutico, apesar de fundamental para o crescimento desses estabelecimentos, ainda é pouco adotado. O principal motivo para isso é o desconhecimento tanto por parte das agências de marketing tradicionais nesse segmento quanto dos farmacêuticos e/ou proprietários nas estratégias adequadas.
Por isso, as agências para farmácia, especializadas nesse tipo de negócio, são capazes de apresentar resultados muito positivos. Nessa matéria, revelaremos a importância desses profissionais de marketing e também algumas soluções que você pode aproveitar em sua farmácia.
Importância da agência para farmácia
De acordo com a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizado pela empresa Minha Vida, 94% dos pacientes realizam buscas na web sobre informações de saúde. Além disso, o estudo, realizado com 3.800 pessoas, revelou que 78,3% das pessoas fazem as pesquisas antes e depois das consultas médicas.
Portanto, é evidente que o setor de saúde possui uma grande procura por parte dos usuários digitais. No entanto, existem alguns desafios que englobam a divulgação e comunicação das farmácias, principalmente no que diz respeito à legislação.
Por ser um mercado altamente regulado, as chances de cometer algum deslize é muito grande. Se o profissional não tiver conhecimento completo de quais são as leis regentes do marketing farmacêutico, o estabelecimento pode ser autuado e sofrer consequências graves.
Por isso, uma agência especializada em farmácias pode auxiliar aqueles que desejam aumentar as vendas, criar relacionamento com o público e conquistar novos clientes de forma legal, dentro das regras estabelecidas.
Além disso, os profissionais também podem garantir resultado já que possuem o conhecimento específico em marketing, publicidade e propaganda, mas com o foco no público do setor farma.
Principais soluções que a agência para farmácia pode oferecer
Identidade visual
Os serviços e produtos da sua farmácia podem até ser incríveis, mas a identidade visual que é responsável por trazer mais clientes. Isso engloba desde o logo do estabelecimento até a comunicação utilizada, os materiais de divulgação, rótulos, caixas e muito mais.
A agência irá fazer um estudo do público-alvo e dos concorrentes, desenvolver uma estratégia de marca e apresentar sugestões que agregem valor ao negócio.
Materiais promocionais
As farmácias podem contar ainda com outros materiais para a divulgação de serviços, produtos, promoções e ofertas. Os principais deles são os de PDV como wobblers, displays, cartazes, móbiles e precificadores.
Os designers especializados da agência para farmácia irão desenvolver o layout do material e enviar para a produção na gráfica. Com uma logística eficiente, é possível disparar esses materiais para diversas regiões em que a sua farmácia está situada, em casos de franquias.
SEO
Essa estratégia funciona para otimizar os sites, e-commerces e páginas para os mecanismos de busca como o Google. Assim, sempre que um paciente pesquisar por um determinado produto ou medicamento, ele pode encontrar a sua farmácia nas primeiras posições, sem que você precise pagar por isso.
É uma das melhores estratégias para quem deseja obter bons resultados sem precisar investir muito. No entanto, é um tanto quanto complicada também, por isso o ideal é contar com uma agência para farmácia com experiência nesse tipo de técnica.
Campanhas pagas
Já as campanhas pagas, que podem ser incluídas tanto nos buscadores como nas redes sociais, consistem justamente em um formato de publicidade no qual o farmacêutico ou proprietário da loja reserva uma parte do seu investimento para obter resultados melhores.
Com elas, é possível direcionar o público para anúncios específicos e capturar leads ou aumentar as vendas. Como é um tipo de estratégia que envolve dinheiro, não se esqueça que os profissionais da agência para farmácia podem otimizar e medir suas campanhas de uma maneira mais eficiente.
Marketing de conteúdo
Nem todos os medicamentos podem ser divulgados e patrocinados devido às regulamentações do setor. O marketing de conteúdo é uma ótima alternativa para atrair e informar os clientes, sem um viés comercial.
Nesse tipo de material, estão inclusos blogs, e-mail marketing, newsletter, artigos, vídeos, redes sociais e muito mais. O mais importante é saber qual tipo de mensagem adequada para cada meio.
Calendário anual
Para que todas as ações promocionais ao longo do ano sejam realmente efetivas, é necessário ter também um bom planejamento. Afinal, de nada adianta sair criando diversos materiais sem um objetivo concreto e datas específicas.
A agência para farmácia também pode realizar um calendário promocional anual, para que vocês consigam definir juntos quais os melhores períodos e dias para realizar essas campanhas.
Site
Com o mundo globalizado de hoje, é quase impossível pensar em uma empresa que não tenha um site. Para sua farmácia não é diferente! O seu site deve ser bem desenvolvido, contendo todas as informações sobre a sua empresa, endereço e contato para que o cliente possa encontrá-lo facilmente.
Alguns estabelecimentos apostam também nos e-commerces, as lojas virtuais. Se você optar por vender os seus produtos no ambiente digital, os profissionais da agência deverão apresentá-lo às plataformas certas para isso.
E-mail marketing
Quem nunca recebeu um e-mail de uma empresa oferecendo um produto ou serviço? Se esse tipo de mensagem não for feito da maneira correta, pode acabar soando inconveniente e, muitas vezes, já ir direto para a lixeira.
Por isso, a agência para farmácia tem também o papel de desenvolver a melhor estratégia de e-mail marketing, assim como os seus conteúdos e efetuar o disparo. É possível enviar comunicados sobre aniversários dos clientes, ofertas, serviços, datas comemorativas e muito mais.
Revista e catálogo
Outro material gráfico que funciona bem e que a agência para farmácia pode realizar com eficácia são as revistas e catálogos. Eles funcionam para apresentar alguma linha de produtos específico ou itens de uma categoria.
É interessante também que eles contenham informações e textos editoriais para não ficar apenas algo totalmente comercial. Por isso, os profissionais da agência podem criar artigos e matérias, incluir entrevistas e outros conteúdos que sejam interessantes ao seu público.
Encartes e tabloides
Por fim, os encartes e tabloides já possuem um viés totalmente voltado para a venda, logo que são materiais gráficos que apresentam as promoções e ofertas da loja.
Para atrair a atenção do cliente, eles devem ter um layout bastante atrativo. O profissional de design é o mais adequado para a criação da peça, pois ele possui os conhecimentos necessários para que não fique desinteressante e nem poluído demais.
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