Quando você pensa em uma ferramenta de vendas, qual é a primeira que vem na sua cabeça? Na minha, com certeza é o catálogo de produtos! Sem dúvidas, o catálogo é uma das ferramentas de vendas mais tradicionais e conhecidas. É importante para qualquer negócio, dentro de qualquer segmento do mercado, incluindo o canal farma.
Os catálogos são excelentes ferramentas de vendas, considerados uma estratégia consagrada de marketing. E possui algumas vantagens que outros materiais não têm, como praticidade, objetividade, organização entre outros. Todos esses benefícios tornam o trabalho da sua força de vendas muito mais simples e aumenta as oportunidades de negócio para sua distribuidora.
São diversos tipos de catálogos que podem ser criados e também utilizados de diferentes maneiras. Dentro do segmento farma existem algumas opções para trabalhar essa ferramenta de vendas.
Confira alguns exemplos de como montar essa ferramenta de vendas.
Sazonal – existem produtos que são mais populares no inverno, outros itens, no verão. Por isso, é interessante montar catálogos por estações e para ocasiões especiais. Assim, você auxilia seus clientes a encontrarem com mais facilidade os produtos que procuram em cada momento. Como ferramenta de vendas, os catálogos sazonais são importantíssimos.
De acordo com a marca – uma forma interessante de trabalhar uma ferramenta de vendas como o catálogo é fazer parcerias com as indústrias. Montar um catálogo por indústria pode ser vantajoso para alavancar as vendas de alguns itens que você não conseguiria destacar em um catálogo sazonal ou direcionado para a força de vendas.
Para a força de vendas – se sua distribuidora trabalha com campanhas direcionadas diretamente para a força de vendas, criar um catálogo mostrando os produtos que estão dentro das campanhas e com os quais eles irão ganhar vantagem se venderem é uma forma interessante de incentivo e de criar um material institucional.
Pela categoria do produto – higiene e beleza, dermocosméticos, genéricos entre outras categorias da farmácia. É interessante criar um catálogo para cada uma dessas categorias, dessa forma seu cliente têm mais facilidade de visualizar o que necessita dentro de cada um dos segmentos vendidos na farmácia.
Esses são alguns exemplos de como você pode criar o seu catálogo e fazer um bom uso dessa ferramenta de vendas. Porém, antes de montar o seu e sair distribuindo ele para os seus vendedores, é necessário ter muito cuidado na hora de criar o conteúdo e garantir que sejam impressos em um material de alta qualidade. Porque isso faz toda a diferença na hora que seu cliente tiver contato com o impresso.
Para criar a melhor ferramentas de vendas para sua equipe de vendas, veja essas dicas.
Fique atento à capa
A primeira impressão que o seu potencial cliente terá da sua empresa e dos produtos que você traz é a capa do seu catálogo. Ele é uma ótima ferramenta de vendas, porém se estiver com baixa qualidade não causa uma boa percepção da marca, não é mesmo? Por isso, atenção na hora de elaborar a capa do seu catálogo. Escolha imagens em alta qualidade, fontes e cores que conversem com o seu tema e identidade visual!
Mantenha a organização
Uma ótima forma de organizar seu catálogo de produtos é criar um índice para guiar o potencial cliente dentro dessa ferramenta de vendas e facilitar o entendimento de cada “área” do catálogo. Assim, tanto o vendedor quanto o cliente têm mais facilidade na hora de encontrar o que precisa.
Descrições atrativas
Na hora de fazer o seu catálogo de vendas, tenha certeza de que as descrições dos produtos que você selecionou para estar no material estão completas e claras. O texto não deve ser muito longo, nem muito curto. Deve oferecer as principais informações sobre o produto, exaltando as qualidades.
Seguindo todas essas dicas, você poderá criar uma ferramenta de vendas potencializadora para o seu negócio.
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