Como elaborar campanhas de incentivo de vendas de sucesso?

Como elaborar campanhas de incentivo de vendas de sucesso?

As famosas campanhas de incentivo de vendas são ferramentas poderosas que ajudam a motivar os vendedores de uma empresa, a impulsionar os resultados nas vendas e aumentar os lucros das companhias. Quando decidimos montar uma campanha interna de incentivo de vendas, é necessário estabelecer algumas coisas antes de começar.

Principais tipos de campanhas de incentivo de vendas

Os tipos de campanhas de incentivo, normalmente, se diferenciam pela maneira como se escolhem os vencedores, por exemplo:

Maior número de vendas

Esse é o formato mais comum, no qual todas as vendas são somadas e quem vende mais é o premiado. De acordo com os critérios que a sua empresa quiser colocar, podem ser um ou mais premiados.

Maior número de vendas, somente ao atingir as metas da empresa

Esse tipo de campanha não é premiada a partir de um esforço individual, mas sim da equipe de vendedores. Ela ajuda a fomentar uma relação de time, fazendo com que todos colaborem para o mesmo objetivo final, porém também tem uma eficiência a nível solo, já que aqueles que têm desempenho mais fraco se esforçam para ir bem.

Sorteio baseado em número de vendas

Nesse formato, cada vez que o vendedor atinge o valor estipulado pela empresa, ganha um ticket para participar de um sorteio do prêmio ao final da ação. Claro que quem vender mais tem mais chances de ser sorteado por ter mais tickets. Essas campanhas são, geralmente, mais longas do que o normal para que todos os vendedores tenham chance de participar e ganhar.

Desempenho de vendas + sorteio

Combinar estratégias é também uma forma de criar sua campanha de incentivo de maneira interessante para seus colaboradores. Além disso, evita que as pessoas que venderam menos se sintam desmotivadas por não ganhar nada. Uma abordagem combinada sai bem para todos.

Como criar uma ação de incentivo?

Objetivo

Nem sempre o principal objetivo direto de uma campanha de incentivo é simplesmente aumentar as vendas.. Algumas vezes, os resultados são mais complexos:

  • Aumentar a venda do mix total de produtos;
  • Aumentar a venda de determinados produtos;
  • Aumentar as vendas em determinados canais;
  • Aumentar a venda unitária e não em valores monetários;
  • Capitalizar as vendas;
  • Aumentar as vendas em determinadas regiões;
  • Aumentar as vendas adicionais;
  • Aumentar as vendas de certas combinações de produtos.

Tenha sempre em mente de que o seu objetivo tem de ser quantificável e tangível para que seus colaboradores saibam o que é necessário ser cumprido para ganhar. Proponha, também, metas menores e mais simples de cumprir ao longo da competição e dê pequenas compensações para quem for alcançando as menores metas.

Prazo

Depois de estabelecer qual o principal objetivo, é importante fixar um prazo de duração para essa campanha. Isso é essencial tanto para o público interno quanto externo, ainda mais se as condições de vendas para seus produtos serão especiais, pois traz uma sensação de urgência. 

Além disso, é uma forma de comparar campanhas com outras que você fez e ir aprendendo com os erros e ir otimizando suas ações conforme o tempo vai avançando.

Participantes

Quais vendedores que irão participar da sua campanha de incentivo? É importante deixar bem claro e explicado quem está concorrendo aos prêmios, assim todos sabem com quem estará competindo.

Divulgação

Fazer a comunicação e divulgação da sua campanha de incentivo é essencial para que os participantes entendam que estão participando, o que irão ganhar e quais são as regras em geral. Essa divulgação pode ser por meio de peças de comunicação como manuais e e-mails internos ou reuniões. 

Métricas

Fique sempre de olho na performance da ação que sua empresa propôs. Esses dados também devem estar à disposição dos participantes, já que a transparência é uma forma de manter a motivação da equipe e fazer com que os vendedores estejam sempre engajados. 

Prêmios

Para manter seus funcionários realmente motivados, procure prêmios realmente interessantes para eles, os mais comuns são:

  • Viagens;
  • Cursos;
  • Dinheiro;
  • Barras de ouro;
  • Cartões de débito com valores para gastar;
  • Carros;
  • Televisores;
  • Computadores;
  • Tablets;
  • Celulares;
  • Bicicletas.

Os prêmios são os grandes diferenciais para manter seus vendedores realmente engajados com a proposta da ação, por isso eles devem ser muito bem pensados. 

Agora que você já tem as melhores dicas de como criar uma campanha de incentivo, coloque-as em prática e pense em uma ação que irá fazer sua força de vendas ficar muito motivada.

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