Não é segredo para ninguém que o modelo de negócios do comércio, de uma forma geral, tem mudado muito nos últimos tempos e, para o varejo farmacêutico não é diferente. Antigamente, os produtos desses estabelecimentos ficavam apenas atrás do balcão e, do lado de fora, somente a balança.
Com o tempo e com a ampliação do portfólio de produtos das farmácias, o espaço da loja foi sendo preenchido com mais e mais gôndolas para exposição de produtos de higiene, beleza, MIPs entre outros. Quando esse modelo foi adotado, o jogo de divulgação para esse formato de negócio mudou completamente.
Hoje em dia, a forma como farmácias e drogarias se comunicam com o cliente é muito diferente do que foi um dia. Estamos falando de uma época na qual o autosserviço predomina, por isso, as lojas podem – e devem – se aproveitar das técnicas de merchandising e dos materiais de PDV para atrair e conquistar os clientes.
O que é visual merchandising?
Visual merchandising é um conjunto de itens que fazem parte da exposição de produtos e ambientação das lojas. Dentro dos pontos de venda ele exerce uma função fundamental de transmitir a sua identidade como marca para o cliente.
Trabalhar com o visual merchandising é o que vai fazer com que o consumidor reconheça de cara sua loja e te destacar da sua concorrência. É comum que pensem que isso é uma prática adotada somente por grandes redes de farmácia. Porém, o visual merchandising é indicado para todas as lojas, independente do tamanho.
Uma ótima ferramenta para se fazer visual merchandising são justamente os materiais de PDV. Com eles, você pode criar mais oportunidades para os clientes comprarem determinado produto ou dar mais visibilidade para outro. Os materiais de PDV ainda permitem que você tire ainda mais proveito dos pontos quentes da sua farmácia e estimule a compra por impulso.
Quais os melhores materiais de PDV?
Pensando nisso, hoje trouxemos para você saber quais são os materiais de PDV que não podem faltar na sua farmácia ou drogaria. Então, confira as cinco peças que são indispensáveis na hora de explorar a visibilidade dos itens da sua loja.
Stopper
Com formatos e tamanhos variados, o stopper é uma peça que pode ser feita de acordo com a sua necessidade. Porém, o mais importante é que eles sejam sempre instalados na altura dos olhos dos clientes, para dar mais destaque ao produto. Dessa forma, é como se colocássemos uma placa informativa na cara do consumidor.
Geralmente, o stopper é aplicado de forma perpendicular às prateleiras ou às gôndolas do ponto de venda. Tenha em mente que ele deve sempre sobressair e chamar a atenção, para conseguir cumprir seu objetivo.
Faixas de gôndola
Também conhecidas como “régua de gôndola”, são pequenas peças que podem ser retas ou dobradas em L, colocadas junto ao produto no PDV. O objetivo dessa peça é atrair a atenção do consumidor e diferenciá-lo dos concorrentes.
As faixas de gôndola é um dos materiais de PDV consideradas como uma extensão do produto, por isso deve enfatizar as características do produto, as promoções e detalhes da marca que supere as similares.
Móbile promocional
O móbile promocional é uma peça de visual que fica suspensa por fios de nylon no PDV. O que faz com que esse material mude de posição de acordo com o vento, fazendo com que essa movimentação permita a utilização de diversas mensagens no mesmo material.
Wobbler
O wobbler é como se fosse um “pop-up”, uma peça fixa em prateleiras e displays de forma que se sobressaia no ponto de venda. Seu formato pode variar de acordo com a necessidade do produto ou a mensagem a ser transmitida.
Totem promocional
Peça de alto impacto, chama muito a atenção dos consumidores no PDV. Essa peça promocional é recomendada para ser utilizada quando há a necessidade de reforçar a presença de uma marca na farmácia.
Com essas peças, a sua loja consegue estar devidamente decorada para atrair mais clientes e incentivar mais as vendas.
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