O que é trade marketing e sua importância para o canal farma?

O que é trade marketing e sua importância para o canal farma?

É de conhecimento universal que o trade marketing e seu conjunto de estratégias para o ponto de venda são essenciais na hora de fazer o seu negócio crescer, incluindo as farmácias. Se você está querendo fazer com que as vendas da sua loja aumentem, deve aproveitar e pensar em ações para aplicar em seu negócio. 

A atuação do trade marketing para farmácias beneficia não apenas uma parte do canal farma, mas todos que fazem parte dele. Além disso, os consumidores também saem ganhando nessa colaboração. Nessa relação de win-win, todos acabam felizes com os resultados, seja ele em vendas, fidelização ou menor preço. 

De acordo com o especialista em varejo e trade marketing da ESPM, Rogério Lima, as gôndolas das farmácias são mais estáticas do que elásticas. Isso quer dizer que elas, geralmente, não vão conseguir absorver a quantidade de produtos que a indústria está buscando vender. É aí que entra a necessidade de um trade marketing para farmácias que seja mais trabalhado e afinado com as carências do público.  

Por isso, a primeira coisa que se deve pensar quando falamos de trade marketing para farmácias é em alinhar o varejo, distribuidores e as indústrias. Quando todos estão falando a mesma língua e entendem o que o outro precisa, a conversa fica muito mais fácil e, a partir daí, a criação de ações e promoções se torna mais assertiva. Dessa forma, toda vez que os consumidores entrarem nas farmácias, vão encontrar os produtos que precisam e isso faz com que o shopper saia muito mais satisfeito.

O segundo passo é justamente entender pelo que o shopper está procurando. Pesquisar quem são os consumidores que  frequentam a sua farmácia e, assim, criar um mix direcionado, incluindo diversas estratégias como os packs personalizados, por exemplo é fundamental para  conquistá-los. Logo depois desse estudo, é essencial compreender que o atendimento dentro das lojas é essencial, por isso, para fazer uma boa estratégia de trade marketing para farmácias, também é importante pensar na relação entre balconista/farmacêutico e consumidor. 

O que eu quero dizer é que os funcionários da farmácia (farmacêuticos e balconistas) devem estar sempre capacitados e instruídos para ajudarem os clientes com dúvidas e até guiá-lo a opções diferentes e produtos complementares aos que ele está procurando. Dessa forma, o atendimento se torna mais completo e o público acaba consumindo mais na sua farmácia. 

Falando em funcionários, faz parte de uma estratégia de trade marketing para farmácias um discurso claro e objetivo sobre as regras do estabelecimento. Mantenha-os motivados e procure oferecer premiações a partir das vendas realizadas durante o ano. 

Prepare o seu estabelecimento!

O ambiente da sua loja é um ponto importante para ser considerado na hora de pensar em trade marketing para farmácias. Um local onde serão comercializados produtos que são direcionados para  saúde e bem-estar deve ser limpo, arrumado e bem iluminado, certo? Com isso, você passa muito mais credibilidade para as pessoas que se interessarem e entrarem nele. 

Localização é chave!

Como já citamos anteriormente, estudar o shopper e seus costumes é um hábito que deve ser adotado para a vida. Assim, você sabe a movimentação que ele faz ao entrar nas farmácias. Isso é FUNDAMENTAL na hora de montar o seu planograma, principalmente para conseguir manter os produtos fáceis de encontrar e que seja instintivo se movimentar pela loja. 

Alinhe sua estratégia ao calendário!

Ações promocionais de saúde existem em alta quantidade ao longo do ano. Quando pensamos em trade marketing para farmácias, é uma boa ideia criar estratégias, promoções e outras interações para os clientes aproveitarem. Exemplos são vários: promoção de protetor solar no verão, uma campanha a favor do setembro amarelo, dicas de autoexame no Outubro Rosa. Todas elas podem ser pensadas para criar uma percepção cada vez mais positiva do seu estabelecimento perante o consumidor. 

Quer começar a fazer trade marketing para farmácias? Fale com a Thatto Comunicação! Somos uma agência especializada em entregar serviços pensados especialmente para todos os pilares do mercado farmacêutico. 

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