Segmentação de mercado: tudo que você precisa saber!
Antes de começar com as nossas dicas, queremos explicar de forma simples o que é a segmentação de mercado: processo que divide e segmenta o mercado em grupos de interesse com necessidades e características semelhantes entre si. Essa divisão também prevê o caminho de compra do seu consumidor final de acordo com um grupo de escolhas.
Além de organizar melhor o seu público-alvo, a segmentação de mercado ainda gera outros números interessantes, principalmente para elaborar estratégias de marketing mais focadas. Com essa divisão do público você ainda pode observar:
- Características do seu consumidor final: dessa forma, fica mais fácil definir quais as estratégias a serem atribuídas ao seu produto e/ou serviço (aspecto social, socioeconômico, geográfico, demográfico…).
- Agrupe os targets: agrupar os interesses de um grupo e descobrir a localização, sendo possível encontrar a maior quantidade de clientes em uma certa região-chave.
- Mensure o alcance: quantos clientes você consegue atingir com uma campanha? Qual o tamanho do seu mercado de atuação? Essas perguntas são respondidas por meio da segmentação de mercado. Com o alcance estipulado, o planejamento de distribuição pode ser otimizado.
- Posicionamento do produto: como você posiciona a sua marca? Ela está de acordo com a expectativa do seu público-alvo? É uma marca nova que ainda não foi reconhecida? O posicionamento do produto é algo essencial a ser observado, pois ele é definido pelo público! O valor percebido de uma empresa é o que o cliente sente e não o que a empresa quer passar.
Logo após definir o público-alvo e separar as diversas segmentações de mercado, fica mais fácil de criar a estratégia de marketing voltada ao sucesso e a conversão. Vamos falar um pouco sobre algumas formas de segmentar o seu mercado e como observar as mudanças constantes dele:
- Segmentação demográfica: voltada para localização dos seus potenciais clientes, ela reparte o mercado em faixa etária, sexo, estado civil entre outros.
Cenário de segmentação demográfica: muito utilizada para empresas do ramo B2C com base em produtos segmentados. Um exemplo interessante é o do Yakult que acrescentou um produto em sua linha, o Yakult 40, focado em pessoas com mais de 40 anos. Observaram uma grande oportunidade após reverem a segmentação que atingiam.
- Socioeconômica: o foco desse tipo de segmentação é agrupar a partir da renda per capita, escolaridade, classe social e condição socioeconômica do público.
Cenário de segmentação socioeconômica: empresas que oferecem linha de crédito, instituições financeiras e seguradoras utilizam muito esse tipo de separação. Dessa forma, conseguem observar o público de acordo com o status e classe social para oferecer produtos e serviços com preço ou valor agregado.
- Nível de utilização (comportamento de consumo): qual a demanda? Quantas vezes o cliente compra o seu produto? Quantas vezes ele consome? O segmento por nível de utilização auxilia na hora de decidir a melhor estratégia de entrega e em quais locais vale mais a pena um trabalho mais maduro.
Cenário de segmentação por nível de utilização: observar os hábitos de consumo se torna algo essencial para as empresas amadurecerem no mercado. A segmentação por comportamento de consumo é utilizada por toda a indústria que oferece bens de consumo e/ou de produção.
- Psicográfica: considerada a segmentação mais importante e indispensável para um bom planejamento de marketing, se baseia em comportamentos do consumidor, hobbies, o que gostam de assistir, passatempos e é relacionada a valores subjetivos e não tangíveis. Dentro dessa segmentação, podemos observar mais 4 tipos de exigências diferentes: lentas e emocionais, lentas e racionais, rápidas e emocionais, rápidas e racionais e, por meio delas, direcionamos a melhor estratégia de marketing.
Cenário de segmentação psicográfica: podemos citar o exemplo do vendedor de vestidos que observa o comportamento e interesse de uma pessoa que entra em sua loja por um vestido florido de verão e, logo na sequência, oferece uma sandália como oferta casada.
Existem outras formas de segmentar o público-alvo, mas a maioria das empresas dão preferência às formas citadas acima. Em alguns cases de empresas que tiveram retorno por meio da segmentação, podemos observar vantagens em comum:
Vantagens da segmentação de mercado
- Aumento de market share (participação de mercado)
Marcas que oferecem produtos mais focados em seus objetivos tendem a crescer de forma exponencial, conquistam as maiores partes do mercado e ainda geram capilarização de produtos e serviços. Com a segmentação, as empresas focadas em dominar o mercado conseguem atingir de forma certeira o seu público-alvo.
- Aumentar as vendas exponencialmente
Por saber onde encontrar o cliente e quais são seus hábitos e costumes, é possível criar embalagens voltadas para suprir algumas necessidades, otimizar a visibilidade dos serviços e produtos e gerar assim mais renda e menos gastos para as empresas.
- Marketing direcionado
Se você sabe como o seu cliente age, os hobbies, escolaridade, renda familiar, onde encontrá-lo e como chamar a sua atenção, agora é a hora de observar a comunicação que vai ser usada para captá-lo. Por meio da segmentação, é possível identificar os locais onde o público se comunica, como ele conversa e quais as melhores formas de atingi-lo. Essa técnica pode reduzir de forma drástica os seus gastos em publicidade e propaganda.
- Top of Mind
Se torne referência entre seus clientes. Quanto mais informações você tiver sobre o seu público mais fácil será na hora de planejar a estratégia para alcançá-lo. Analise cada informação da sua segmentação alvo em busca de brechas para agregar valor ao seu produto/serviço e, assim, gerar a lembrança em seus consumidores. Se torne Top of Mind pela leitura da sua segmentação.
- Novos produtos e linhas
Encontre problemas que podem ser solucionados pelo seu produto. Porém, caso o seu produto não supra as necessidades, observe a possibilidade de expandir os horizontes da empresa. É possível criar produtos novos para suprir a necessidade do seu nicho?
“Em época de concorrência acirrada, quem não se destaca, perde a posição rapidamente”.
A segmentação de mercado é algo essencial para o planejamento estratégico e sucesso de pequenas a grandes empresas. Sem a segmentação, provavelmente você não saberá atingir de forma certeira o lucro e a evolução do seu negócio. Aproveite nossa base de conhecimento para aprender ainda mais sobre estratégias para PDV, marketing digital e materiais de apoio.
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