Como evitar ser penalizado pelo Google? Novidades sobre SEO e como o Google penaliza os sites.
Você sabia que o Google lançou uma nova engrenagem para melhorar a sua interação com as buscas? Ele desenvolveu um recurso e o chamou de BERT, abreviação de Bidirectional Encoder Representations From Transformers. Essa engrenagem do algoritmo do Google funciona para entender melhor as expressões de busca, e agora o Google compreende o contexto de uma frase e não apenas a colocação das palavras-chave, ou seja, a ferramenta de busca define o significado inteiro da frase. Por exemplo: ao pesquisar a palavra “manga”, sem acento, ela pode significar a ponta por onde o braço sai de uma camiseta, uma fruta ou até mesmo uma história em quadrinhos japonesa, já com o BERT funcionando, a ferramenta irá procurar pelo contexto geral em que o termo foi aplicado.
Mas, afinal, como isso muda a vida dos profissionais de SEO e a forma de ver as estratégias a serem aplicadas? Simples! Por agora e para os próximos anos podemos começar a pensar em conteúdos com mais qualidade para o consumidor e não apenas para ranqueamento na SERP (Search Engine Page Result). Essa foi a técnica que o Google encontrou para gerar conteúdos de alta qualidade de forma indireta.
O que é a SERP?
A SERP nada mais é que a página de resultados de pesquisa do Google, ela é estruturada em três sessões, sendo elas:
- Anúncios pagos: os primeiros resultados da página. Normalmente, são anúncios de campanhas de marketing (você consegue diferenciar pelo termo do ‘anúncio’ em verde que aparece logo abaixo do título do site).
- Buscas orgânicas: ficam logo abaixo dos anúncios. Para subir no ranking de páginas com busca orgânica, é preciso um forte trabalho de SEO e otimização na plataforma. O topo é a posição mais almejada por empresas, pois assim não é preciso gastar pilhas de dinheiro para se manter nos primeiros lugares. Além de gerar vendas, as primeiras posições do orgânico ainda rendem uma boa economia com anúncios.
- Anúncios na rede de display: esses ficam na lateral direita, normalmente com imagens e podem ser apresentados em diversas plataformas. Para o SEO, os anúncios em rede de display precisam de ainda mais atenção, pois é necessário pensar em atributos da imagem, tamanho e legibilidade. Caso algum desses pontos não tenha sido concluído com sucesso, provavelmente sua campanha não aparecerá e será punida.
Além dessas formas de apresentação de conteúdo, ainda existem diversas outras, mas não relacionadas diretamente à vendas ou marketing digital. Como exemplo podemos usar os termos como significados ou tradução de palavras, que é apresentado como um Widget de dicionário desenvolvido pelo próprio Google. Em outros casos encontramos ainda resultados como uma pequena apresentação da empresa e localização, trechos de músicas, vídeos do youtube, textos explicativos da Wikipédia etc.
Penalizações do Google
Agora que já entende como funciona a SERP e conheceu a novidade sobre a engrenagem BERT do Google, vou mostrar alguns pontos em que a maior plataforma de pesquisa do mundo pode penalizar os seus conteúdos e até retirar o seu site dos resultados de busca!
1 – Conteúdo irrelevante
Esse é o principal motivo pelo qual o site pode estar sendo penalizado. Mas, como o Google entende que o conteúdo não é relevante? Ele contabiliza o número de visualizações na página, junta com o tempo de permanência no conteúdo e ainda acrescenta a taxa de clicks dentro do site. Essas informações funcionam para o Google identificar se, além do SEO, o conteúdo está com a identidade do público leitor.
2 – Excesso de informação
O excesso de informação é um problema grave em boa parte dos sites em que o Google penaliza, não adianta criar uma estratégia perfeita de SEO se o site está completamente poluído. Esse excesso de informação também é refletido no exagero de utilização de palavras-chave dentro de uma postagem. Gera desconforto na hora da leitura por parte do consumidor de conteúdo e ainda pode causar a penalização da sua página web no Google.
3 – Informações falsas
Ninguém gosta de ser enganado e, pensando nisso, a mesma equipe que montou a ferramenta de pesquisa, conseguiu criar uma linha de código que encontra informações falsas ou discrepantes do enunciado da matéria. Imagine que você está procurando uma receita de pão de queijo, mas quando abre o link percebe que foi direcionado para um site que vende vassouras. Estranho não é? Por isso, o Google desenvolveu esse código para penalizar os blogs que fazem este tipo de estratégia.
Essas foram as principais formas de ser penalizado pelo Google, existem outras ainda como velocidade do site, legibilidade, responsividade e acessibilidade, mas isto comentaremos em uma outro conteúdo sobre formas alavancar as vendas no Google.
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