Você já conhece todo o potencial que o marketing nas redes sociais oferece para as estratégias de vendas?
As empresas que caminham junto com as inovações e atualizações do mercado estão sempre buscando novas estratégias para vender mais. E o que vamos te contar aqui hoje, não é novidade, mas as redes sociais são uma das fontes que mais dão apoio para as vendas.
Para conseguir alcançar uma comunicação engajada com o seu público ideal é necessário investir em conteúdos de atração e nutrição, assim como campanhas e posts estratégicos. E as redes sociais de maior destaque no momento, são: Instagram, Whatsapp, Youtube, Facebook e LinkedIn.
Se você ainda acredita que uma estratégia de marketing nas redes sociais se resume a criar um perfil e divulgar alguns posts. Há muito mais por trás das ações. Planejamento, técnicas, investimentos, análises, personas… Um universo inteiro de trabalho que deve ser feito para conseguir alcançar seu público da melhor forma.
Marketing Digital nas Redes Sociais
Mas, sempre fica aquela pergunta: por que investir em marketing digital pelas redes sociais? Bem, existem uma infinidade de motivos para você fazer marketing digital através das redes sociais. Atualmente, elas se tornaram o principal ponto de encontro entre as marcas e os consumidores.
As redes sociais têm um potencial infinito, principalmente na hora de se aproximar do seu consumidor, entender as necessidades dele e acompanhar os seus concorrentes e observar como o mercado está se movimentando. Para isso, é preciso elaborar uma estratégia eficiente que realmente faça sentido diante do investimento, seja ele financeiro, de tempo ou de pessoas.
Observe agora, as principais razões para estar presente nas plataformas de social media:
1 – VISIBILIDADE
Somente o brasileiro, passa uma média de 4 horas diárias nas redes sociais, isso quer dizer que somos a segunda população mais ativa nas redes sociais do mundo. Se o objetivo da marca é expandir sua visibilidade você não quer ficar de fora, certo?
E esse é um dos maiores objetivos para aqueles que investem no marketing digital, fazer com que sua marca seja reconhecida. Aquele famosíssimo branding. Mas, vamos além, é preciso garantir que esse reconhecimento de marca seja positivo. Isso envolve boas experiências nas redes sociais e também com produtos ou serviços.
De qualquer forma, as mídias sociais são canais com um enorme potencial para as marcas que buscam essa visibilidade. Para alcançar o objetivo primário, é essencial ter uma ação relevante para esse público.
Quanto mais adequado para o seu público, mais o perfil tem chances de engajar com ele. E, com isso, gerar compartilhamentos e outras interações sociais. Isso vai estabelecer altos índices de visualizações e impressões positivas para a marca. Os responsáveis por fazer as redes sociais funcionarem na base de interações com usuários, são os algoritmos.
2 – ENGAJAMENTO
Ponto primordial das redes sociais é gerar engajamento. Os algoritmos, como dissemos anteriormente, identificam as postagens com muitas interações e consideram-no relevantes para mais pessoas. Porém, essas ações em redes sociais vão muito além do alcance.
Atualmente, como já citamos em alguns posts, o consumidor está cada vez mais exigente do que antigamente. Ele se importa com os ideais das marcas que consome, quer fazer parte da empresa e precisa de contato frequente para conseguir confiar no que ela oferece. Por isso, as redes sociais não são apenas para as vendas diretas, ela representa uma “convivência” entre sua marca e o cliente e isso pode se tornar o diferencial entre sucesso e fracasso.
Por isso, na hora da aquisição de novos clientes é muito importante que tenha um engajamento entre a marca e o consumidor. Tanto para a retenção desse cliente, quanto para ele ajudar a sua marca a se promover nas redes sociais.
3 – TRÁFEGO
As redes sociais também podem ser uma fonte de tráfego, principalmente quando aliadas a outras estratégias de marketing digital. Elas podem levar pessoas para o seu site, blog posts, landing pages, produtos em e-commerce ou qualquer outra página de aterrissagem desejada.
Nas ações de inbound marketing, por exemplo, é possível que os seguidores naveguem de um post até a página de conversão e façam um download de um e-book ou entrem em contato com a sua empresa. Fica a dica que, também vale divulgar os produtos e serviços nas plataformas de interação.
Quando um bom trabalho é realizado em todas as frentes, isso proporciona vendas diretas por meio das redes sociais. Os recursos do Instagram Shopping e Facebook Marketplace são exemplos de como divulgar – e vender – produtos de forma direta, usando recursos nativos das redes sociais. Os anúncios também são peça chave para isso.
Sete dicas para o Marketing nas Redes Sociais
#1: Observe os Millennials
Nativos digitais, os millennials cresceram em um ambiente online, onde o conteúdo é acessado facilmente e está disponível 24/7. Observando eles, você pode aprender coisas incríveis sobre como o seu conteúdo deve ser oferecido, além do que incentiva os usuários a clicar nele. Uma ótima forma de melhorar suas campanhas de marketing é escutando o que eles têm a dizer.
#2: Conteúdo imagético
Já foi confirmado e todo mundo sabe: as imagens têm um grande impacto no público. Mais do que textos e links e estamos passando por um momento onde os conteúdos em vídeo estão dando muita audiência. Procure unir tudo isso: textos + links + imagem = um impacto ainda maior em sua audiência, e tráfego direcionado.
#3: Use infográficos
Os infográficos têm feito muito sucesso entre os usuários, pois são uma forma simples e concisa de transmitir informações e dados, sejam eles simples ou complexos. O uso de cores e designs diferenciados também tem aumentado o interesse dos usuários no conteúdo apresentado, incentivando-os não só a ler toda a informação apresentada, mas também a clicar.
Apresente informações sobre seus produtos ou serviços, proporcione dados interessantes sobre um nicho de interesse para seus clientes, enfim, use essa forma de apresentar suas informações para melhorar a sua campanha de marketing nas redes sociais. E não esqueça de incluir o nome e o link da sua empresa no infográfico.
#4: Participe de conversas
Graças à internet, é muito fácil se aproximar dos seus clientes. Eles estão a poucos cliques de distância de você. Mas para fazer isso com eficácia, você precisa saber onde eles estão. Isso é essencial para melhorar a sua campanha de marketing nas redes sociais.
Podem ser fóruns em variadas redes sociais, descubra onde os seus clientes estão e conecte-se diretamente a eles de forma que possa ouvir o que eles têm a dizer e também ser ouvido quando tiver algo a acrescentar aos usuários.
#5: Revise sua estratégia
Independente de quanto tempo sua empresa está nas redes sociais, é sempre importante rever os seus objetivos, avaliar se tem alcançado os resultados desejados, e de acordo com tudo isso, fazer as alterações necessárias.
Revisar a sua estratégia em uma plataforma e ligá-la a outra plataforma pode ser o suficiente para melhorar a sua presença nas redes sociais e se tornar mais eficaz ao direcionar o tráfego a outra página.
Além disso, a sequência: planejar, medir e corrigir a estratégia que está usando em cada rede social é essencial para que os resultados sejam cada vez melhores.
#6: Incentive compartilhamento
Além de focar no que os usuários e clientes têm a dizer, você também pode ouvir a sua própria equipe. Quem pode falar mais sobre a sua marca, projetos, objetivos e prós e contras do que as pessoas que trabalham com isso todos os dias?
Há uma regra que diz: 20% do tempo deve ser destinado a criar conteúdo, e 80% a distribuir. A sua equipe de atendimento, por exemplo, conhece as histórias de sucesso do seu negócio, e sabe atender as necessidades dos seus clientes. Os seus vendedores sabem o que mais chama a atenção dos clientes e o que é mais ou menos efetivo em seu negócio.
Enfim, cada setor sabe um pouco sobre o seu negócio, talvez até coisas que você desconheça, e ouvi-los certamente será uma descoberta para você. Experimente! Você poderá obter mais conteúdo para publicar e certamente toda a sua equipe também irá compartilhar as suas publicações com os amigos e seguidores.
#7: Faça testes
Você não precisa contratar um expert em finanças para descobrir que é possível economizar dinheiro que você está investindo em recursos apenas fazendo testes de separação para descobrir o que está funcionando em sua estratégia de marketing nas redes sociais. Aliás, você já descobriu.
Você pode usar a ferramenta Google Analytics para fazer um teste e descobrir quais táticas de social media estão funcionando melhor com a sua audiência. Depois, você pode realizar mais testes sobre as plataformas em que está presente para ver o efeito de suas imagens, textos e links.
Quais são as técnicas que você está usando para fazer marketing nas redes sociais? Conta pra gente! Se quer começar a fazer, mas ainda não sabe por onde começar, fale com a Thatto! Nós podemos ajudar você a fazer o melhor marketing nas redes sociais.