O ano é 2020, os robôs estão presentes no dia a dia, o autoatendimento já não é mais novidade, bancos se tornaram agências digitais e o dinheiro é eletrônico, computadores quânticos que pensam 50 mil vezes mais rápido que os tradicionais desktops e uma mudança gigantesca no comportamento do consumidor. Assim começa a era da tecnologia na qual se resume o avanço tecnológico, que demorou mais de 10 anos para acontecer, em meros 12 meses.
Separamos uma lista de novidades que estão por vir em 2020, quais as principais tendências no mercado de trabalho e como manter sua empresa preparada para os avanços!
A jornada tecnológica de 2020
Assim como nas histórias dos grandes heróis, a tecnologia vem seguindo uma caminhada épica e de nível exponencial. Para ter um exemplo de que essa odisseia está seguindo para o caminho certo, vamos fazer uma análise dos smartphones de 2015 e de 2019.
Uma mudança drástica ocorreu em apenas quatro anos, trazendo aparelhos cada vez mais conectados, a evolução nítida da inteligência artificial, o aumento no armazenamento de dados em que os aparelhos de 2015 tinham uma média de 8 Gigas de memória e, hoje, encontramos smartphones com 1 Tera.
Esse avanço foi percebido em outras ferramentas como lançamento de supercomputadores utilizados pelas empresas e com o anúncio da criação do computador quântico desenvolvido pelo Google que consegue processar cálculos matemáticos de extrema dificuldade em segundos! Essa tecnologia trará para 2020 inúmeras possibilidades até na hora da descoberta de novos medicamentos, pois com os cálculos em alta velocidade, fica possível o desenvolvimento de novas formulações de compostos.
Encontramos também uma forte tendência de bancos se tornarem cada vez mais digitais e abrindo mão das agências físicas. Um exemplo é o Nubank, banco completamente digital e sem agência, e outros que estão seguindo essa curva tecnológica são Itaú, Banco Inter, com o lançamento do Super App (que prevê todas as utilizações do dia a dia como pagar uma conta, fazer compras e utilizar como conta bancária), e o Bradesco Digital.
Tecnologia gerando novas oportunidades para 2020
Além dos benefícios percebidos com a implementação da tecnologia nas nossas vidas, ela ainda divide muitas opiniões sobre o mercado de trabalho, pois a cada automação criada, supostamente, uma vaga humana é substituída por um robô. Mas, essa análise vem por terra quando observamos as novas posições criadas por conta da tecnologia. Entre as vagas que estão aparecendo, as que mais precisaram de profissionais em 2020 são:
- Business intelligence (BI)
Podemos acrescentar alguns caminhos dentro desta profissão como analista de dados, coordenador de inteligência de mercado e cientista de banco de dados e redes. Para o profissional de BI, o mais importante é o resultado de acordo com os dados analisados. Com o crescimento constante desse número de dados captados, se torna cada vez mais necessário um responsável por analisar e administrar os indicadores.
- Desenvolvedores de software
Desenvolver e programar ferramentas digitais para facilitar a vida dos usuários: essa é a missão do bom desenvolvedor de software. Além de programar ferramentas para usuários finais, o profissional responsável pelo desenvolvimentos de software pode se especializar em programas para empresas (CRM, ERP, Ferramentas de SEO…) e programas para usuários (elaborar alguma rede social ou algo similar ao Adobe).
- Desenvolvedor de aplicativos
Criar um jogo que viraliza, um app que edita fotos de forma profissional ou algum aplicativo que torne mais fácil o dia a dia de alguém. O profissional em desenvolvimento de aplicativos será muito requisitado por grandes empresas que ainda não entraram no mundo digital. 2020 é o ano para criar aplicativos para lojas, empresas e grandes organizações!
- Secretárias virtuais
Com as nossas rotinas cada vez mais atribuladas e carregadas, fica mais difícil de se programar e lembrar compromissos, e com a quantidade absurda de aplicativos de agenda que temos hoje, o que serviria para ajudar acabou se tornando um excesso de informação. Assim, a busca por profissionais que auxiliam na agenda virtual vem crescendo e já é considerada uma tendência para 2020.
Inovações do marketing digital em 2020
Falando em profissões e novas tecnologias, não podemos deixar de comentar sobre as evoluções do marketing digital para 2020, pois com avanços, existem mudanças e entre elas estão:
- Tecnologia e e-commerce nas redes sociais
Estar presente em uma rede social não é novidade para ninguém, mas a cada dia que passa as redes sociais estão migrando de simples redes de contato para locais de comércio. O Instagram e o Facebook já estão prontos para virar uma plataforma e-commerce completa!
- Tendências de vídeo
Se em 2019 a tendência de vídeos já estava nas alturas, para 2020 ela chega quase a lua. A procura por materiais em vídeo cresceu cerca de 40% em comparação ao segundo semestre de 2018 e para os próximos anos, com o avanço da realidade aumentada, é previsto um aumento de 70% na busca por esse tipo de material.
- Autoatendimento
Plataformas automatizadas e intuitivas. O consumidor procura a maior facilidade possível na hora do atendimento, ainda mais quando é ele mesmo que faz o papel de atendente e comprador. A otimização e a evolução no autoatendimento têm grandes expectativas para 2020.
- Chatbots e automações
Como falamos em outro conteúdo, os chatbots estão quase dominando as plataformas de marketing digital e esse termo não sai da boca dos mais vidrados em tecnologia e inovação. O atendimento de diversas lojas online já são por meio de chatbots e a interação humana já cai em 10% comparado a 2018.
- Mobile first
De forma geral, é raro encontrar alguém que não use o celular hoje em dia, então, empresas estão cada vez mais focadas no design pensado no mobile first, termo esse que representa a estrutura de um site pensada completamente na usabilidade pelo celular e aparelhos móveis. Com o auxílio dos estudo de User Interface (UI) e User experience (UX), as páginas em mobile first estão cada vez mais presentes.
Um outro dado interessante sobre inovação, é um comentário que um dos principais gestores da IBM disse:
“Cerca de 50% do faturamento da IBM nos próximos 10 anos virá de produtos que ainda nem criamos”.
Essa frase representa a total preocupação com a inovação e encerramos por aqui a nossa odisseia tecnológica, vamos aguardar por mais novidades em 2020.
Para saber como planejar sua estratégia para 2020 e conquistar mais clientes por meio do marketing digital, converse com um consultor da Thatto! Estamos prontos para aumentar suas vendas e trazer visibilidade para sua organização.
Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento!