Atrair clientes ainda é o maior desafio para todos os negócios. Não existem fórmulas certeiras e atrair clientes é cada vez mais complicado, com os novos meios de consumir informação. Porém, existem algumas coisas que podem ser feitas para aumentar as chances para você!
Já conversamos um pouco sobre como marketing mudou mais nos últimos 10 anos do que tinha mudado desde a criação do conceito. Isso aconteceu justamente por causa das mudanças de comportamento dos consumidores. Atualmente, os consumidores são muito mais ativos e buscam conhecimento sobre o que querem comprar antes de tomar a decisão.
Onde o consumidor busca essas informações? Na internet, é claro. Se formos mais específicos ainda, no Google.
Ainda não são todas as empresas que investem em uma presença digital. E a maior preocupação daqueles que ainda não estão online é como atrair clientes mirando no seu público alvo de maneira assertiva. Focar apenas no Marketing Tradicional pode ser prejudicial para o seu negócio.
Pense que, dessa forma você está deixando de impactar com o conteúdo que sua marca traz uma variedade de potenciais clientes. Isso pode causar a estagnação do faturamento da sua empresa.
Por isso, juntamos aqui dicas on e offline que irão ajudar você a captar mais clientes!
Todos nós estamos sempre buscando alcançar o sucesso da empresa, e sim, encontrar dificuldades na hora de chamar a atenção do cliente é normal, fique calmo! Se você quer atrair novas pessoas para a sua marca, você precisa entender o que o seu atual consumidor pensa sobre você.
Entender as preferências do seu consumidor é a principal lição para chamar novos clientes para a sua empresa.
O que nos leva a primeira dica do dia…
Conheça seu cliente
É essencial entender profundamente sobre seus clientes, entender quais são seus gostos, necessidades e tudo que pode cativá-lo. Dessa maneira, você passa a entender o que tem impacto negativo nele e isso é importante para não cometermos erros na hora da divulgação.
Por isso, pesquise ao máximo sobre o perfil dos seus consumidores e direcione promoções, novidades e até mesmo ações de divulgação para sua persona.
O que é Persona?
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo.
O conceito de persona precisa estar completamente presente e claro na mente de todo empresário hoje em dia. Ele é fundamental para o sucesso de um negócio. Assim como é fundamental para criar um estilo de comunicação que atraia mais clientes. Vamos ao segundo ponto que preciso colocar.
Não adianta conquistar novos clientes e não saber como tratá-los.
Um bom atendimento atrai clientes
Nada desmotiva mais um cliente do que entrar em uma loja ou até em um chat web de uma empresa e é mau atendido. Então, tenha certeza de que todos os seus funcionários saibam tudo sobre as técnicas necessárias para atender bem um cliente na loja ou na internet.
Como fazer isso? Simples, oferecendo treinamentos e garantindo que todos os seus funcionários saibam como tratar o cliente. Mostre para o seu cliente que você se importa e que está mudando as coisas que poderiam ser negativas.
Pare pergunte-se: o que você oferece de revolucionário para o público?
Ofereça inovação
As marcas ganham cada vez mais força no mercado quando tem algo de diferente e inovador para apresentar ao público. Isso é um fator de interesse para seus clientes e faz com que eles procurem os seus produtos.
Se você propor um diferencial competitivo, que nada mais é do que uma característica singular, que vai tornar sua marca ainda mais única para seus clientes. Aposte em estratégias de omnichannel, utilizando tanto online quanto offline no processo de compra. Aposte em atendimento personalizado e conquiste a fidelidade dos seus consumidores.
Conquistando a fidelidade dos seus consumidores, você ganha mais clientes pelo marketing boca a boca.
Aposte na fidelização
Pense no seguinte cenário:
Você conhece uma marca que atende a nichos específicos do mercado, são produtos sofisticados, exclusivos e com atendimento personalizado. Depois ir algumas vezes, você decide frequentar a loja, por isso indica para seus amigos e familiares. Eles testam, aprovam e também fazem indicação.
E temos um ciclo, entende? Isso acontece quando você fideliza um cliente, com atendimento personalizado, promoções exclusivas e outras táticas. Essa é uma maneira de trazer novos clientes e criar embaixadores para sua marca, que irão ajudar a disseminar sobre a qualidade do que você propõe.
Essas são algumas maneiras offline de captar novos clientes. Agora, vamos falar um pouco mais sobre o que você pode fazer na internet para trazer novos clientes para o seu negócio. Investir em marketing digital é como investir no futuro do seu negócio. Já falamos em um post aqui: muitas empresas ainda têm a impressão de que o marketing digital é caro, mas na verdade não.
Então, aqui vão algumas dicas para você atrair clientes pela internet.
No Marketing Tradicional você chega no cliente com uma apresentação sobre o seu produto, certo? No Marketing Digital é o contrário, o cliente chega até você com dúvidas sobre problemas que ele tem. Cabe a você e sua marca solucionar essas dúvidas dele com o seu conteúdo. Por isso, é essencial que você tenha conteúdo na internet.
Produza conteúdo útil
Conteúdo útil e emocionalmente ressonante é algo que o seu público sempre vai gostar. Eles podem até compartilhar e ajudar você a espalhar sua mensagem. Tem que buscar sempre oferecer informações completas, fáceis de assimilar e que se destaquem.
Como fazer com que seu conteúdo se destaque?
Escolha muito bem o seu tema, palavra-chave e títulos. Se você está falando de um tema que muitas pessoas estão falando, garanta que o seu conteúdo seja o mais detalhado e relevante. Cheio de palavras-chave que irão colocar você em posições de destaque dentro do Google.
O título é uma questão toda única, que pode ser a garantia do sucesso ou fracasso do seu texto. Já disse Ted Nicholas, um redator renomado, que:
“A percepção de um título poderoso é responsável por, pelo menos, 73% do sucesso do seu conteúdo”.
Ted Nicholas
É por isso que você precisa de títulos magnéticos, que obrigam seu público a parar e ler. Isto é, você tem 8 segundos para ganhar ou perder um cliente em potencial.
Se o seu conteúdo estiver completo, com links para páginas que são da mesma temática, em um site responsivo. As chances de você estar nas primeiras posições do Google são altas, e quem está nesses lugares são empresas que atraem muito mais clientes.
Utilize técnicas de SEO
SEO é um conjunto de práticas para manter o seu site e seu blog em boas posições no rank do Google. É a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca. O ponto de partida de uma estratégia de SEO é sempre o conteúdo que falamos no tópico anterior.
Porém, além do conteúdo, as práticas vão até a programação do site. Para verificar se o site está seguindo tudo o que o Google pede, existem diversas ferramentas online gratuitas que podem analisar o seu site e dar um parecer de como a situação atual está.
SEO é uma forma orgânica, onde você não precisa colocar dinheiro para melhorar sua posição no Google.
Esteja nas redes sociais
A presença nas redes sociais é muito importante para sua marca e para relacionamento com o cliente. O contato direto com o consumidor permite que sua interação seja mais rápida e assertiva.
Algumas marcas fizeram de suas redes sociais perfeitos canais de atendimento ao cliente. Isso não significa que basta apenas criar um perfil ou página, é preciso estar presente nas interações do dia a dia. Faça delas um exemplo e construa você também o perfil na suas redes sociais.
Essas são algumas dicas para te ajudar a atrair clientes! Pense na sua estratégia e depois conte para a gente como foi. Ou, se quiser a Thatto pode te ajudar a conquistar mais clientes com cada uma das técnicas acima. Entre em contato com a gente!
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