Hoje é sexta-feira! Dia de aproveitar e fazer uma noite de filmes em casa, certo? Então, porque não aproveitar o momento de descontração para ganhar uma inspiração também para o trabalho, aproveitando alguns filmes sobre marketing e tecnologia. Afinal, nunca se sabe quando as melhores ideias vão surgir!
Não é novidade que Hollywood e outras partes do cinema tiram histórias da vida real para fazer filmes, assim como a vida real também pode imitar a arte e tirar boas ideias dela.
Todos os profissionais criativos e empreendedores de sucesso que trabalham com marketing ou tecnologia devem sempre procurar aumentar seu repertório de conteúdo artístico para poderem aplicar no cotidiano.
Por isso, juntamos uma lista com oito filmes sobre Marketing e Tecnologia para você se inspirar!
Confira os oito filmes sobre Marketing e Tecnologia para curtir no fim de semana!
1 – 99 Francs
Baseado em um livro, escrito pelo francês Fréderic Beigberder em 2001, o filme que fala sobre o mundo da publicidade não é em nada menos provocativo que o livro. Talvez nem todo mundo goste dessa indicação, mas uma coisa é fato: o filme francês mostra que, muitas vezes, a criatividade requer selvageria, coragem e até valores morais questionáveis para promover produtos comuns que ocupam, pelo menos, 80% de todo o mercado consumidor.
As cenas são loucas e recheadas de momentos de pura ação, além de serem diferentes e sarcásticas. Alguns dos discursos mais cínicos podem te ajudar a pensar fora da caixinha e lembrar que a nossa profissão é tanto arte, quanto é processo.
2 – 2001 – Uma Odisséia no Espaço
Quem diria que um dia inteligência artificial seria algo inserido no nosso dia a dia? Quando falamos de IA no cinema, 2001 – Uma Odisséia no Espaço, é a primeira coisa que vem na mente de qualquer cinéfilo.
Uma parceria entre o diretor de cinema Stanley Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke, a obra tem algumas das cenas mais icônicas da história do cinema, além de ter uma pegada filosófica que pode ser perfeita para uma reflexão e inspiração para novas ideias.
O filme começa na alvorada da história do homem, quando ainda éramos macacos e nos leva em uma viagem pelo tempo, até o futuro, em uma exploração espacial em estágio avançado. À bordo da nave Discovery One, um grupo de cientistas se dirigem a Júpiter, mas passam por alguns problemas quando o computador HAL-9000 começa a agir de forma estranha.
Apontado como um dos melhores filmes já feitos na história do mundo, 2001 tem um apelo estético e trilha sonora mais do que marcante, perfeito para quem trabalha com tecnologia e marketing e quer ter alguns insights.
3 – A Onda
Filme alemão polêmico de 2008, A Onda, conta a história de um experimento social realizado pelo professor Rainer Wenger, que é colocado para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar para seus alunos como é fácil manipular as massas, ele começa a instaurar um regime em sala de aula.
O filme discute muito sobre a propaganda política Nazista e fala sobre a influência do marketing e da comunicação na ideologia das pessoas – no caso, os alunos -. Um filme muito impactante, mas que trabalha muito bem sobre os argumentos como forma de vender suas ideias.
4 – Amor por Contrato
Filme que se passa no subúrbio de uma cidade norte-americana fictícia. Um daqueles subúrbios bem ricos, típicos de cinema. Uma família está se mudando para a vizinhança, composta por: pai, mãe, filha e filho. À princípio, parecem uma família perfeita que tem de tudo, carros caros e roupas de última moda.
Porém, em poucos minutos, descobrimos que eles não são uma família real, mas sim atores contratados por uma companhia de marketing para venderem produtos na região. Só que eles irão vender os produtos usando eles de maneira natural. Podemos até dizer que a família é o próprio marketing.
O filme veio antes dos influenciadores digitais, sendo de 2009, porém já fala um pouco sobre o verdadeiro marketing de influência, já que os personagens têm de vender tudo mesmo: materiais de golfe, videogames, equipamentos de cozinha. E os vizinhos são impactados pela família e começam a comprar os produtos.
Este título dá um ótimo insight sobre a mente das pessoas quando o assunto é a pressão e influência do meio. Nós somos sensibilizados pelo que acontece à nossa volta. De fato, são as pessoas que estão próximas de nós que nos direcionam a comprar um produto, e não uma propaganda impessoal. Essa é a importância de cuidar bem do cliente durante todo o funil de vendas.
5 – Blade Runner
Um dos maiores clássicos da ficção científica, Blade Runner chegou aos cinemas em 1982 dirigido por Ridley Scott e com roteiro de Hampton Fancher e David Peoples. A obra é baseada no livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas, de Philip K. Dick, lançado em 1968.
Na obra, vemos Deckard (Harrison Ford), um ex-caçador de androides (aqui chamados de replicantes) que precisa voltar à ativa para encontrar robôs que se infiltraram em meio aos seres humanos após o motim e tentam chegar ao seu criador para aumentar o seu breve período de vida.
O filme trabalha de forma primorosa a questão ética envolvendo a relação entre humanos e máquinas e também as consequências da Inteligência Artificial. Aos poucos, as máquinas adquirem comportamentos humanos capazes de enganar até os mais experientes caçadores. O final da obra é marcante e deixa uma série de dúvidas.
6 – A.I. – Inteligência Artificial
Steven Spielberg dirigiu e produziu A.I. – Inteligência Artificial, filme idealizado por ninguém menos do que Stanley Kubrick. Spielberg, que recebeu a oferta de dirigir o filme do próprio Kubrick, adaptou a história para o cinema e apresentou ao mundo a obra mais marcante das últimas décadas quando se fala em IA.
O filme se passa no futuro e mostra as tensas relações sociais entre humanos e robôs, focando especialmente na família Swinton. Eles têm um “filho adotivo”, o robô David (Haley Joel Osment), que é amado por sua mãe, mas nem tanto por seu irmão, que é humano.
A obra de Spielberg lida de forma primorosa com as questões éticas envolvendo a Inteligência Artificial, a humanidade presente nas máquinas inteligentes e também as consequências de desastres sociais e ambientais no planeta Terra.
7 – Jurassic Park
Dirigido pelo famoso diretor, Steven Spielberg, o filme Jurassic Park, de 1993, foi aclamado como um marco na indústria dos efeitos especiais. A história do filme conta sobre o parque temático criado pelo milionário John Hammond. Depois que um dos trabalhadores do parque é atacado por um velociraptor, os investidores exigem que especialistas visitem o local para garantir a segurança do público.
Se você está se perguntando quais tipos de insights sobre marketing que esse filme pode trazer, eu explico! Antes mesmo de ver os dinossauros, o parque é vendido pela marca, entrada do parque e conteúdo que explica como que foi possível trazer de volta à vida criaturas que já não existiam há milhões de anos.
Além disso, trabalha algo que é muito discutido quando falamos de Marketing 3.0: levar ao público, uma experiência memorável. Além disso, o filme conta com uma ação que traz muito entretenimento!
8 – Ela
Sob alguns aspectos, Ela, filme de Spike Jonze de 2013, não traz nada de muito revolucionário. Entretanto, a abordagem que ele faz da interação entre um ser humano e um ente com Inteligência Artificial — no caso, um software —, vale a sua inclusão nas principais listas do gênero.
Em Ela, vemos Theodore (Joaquin Phoenix), um sujeito solitário de meia idade que acaba de comprar um novo sistema operacional (SO). O software (dublado por Scarlett Johansson) é um assistente pessoal avançado e inteligente, então, da interação entre ambos, nasce um amor complicado, inusitado, mas capaz de dar grandes lições.
E o mais interessante aqui não é só as frustrações afetivas de Theodore, mas sim a perspectiva de amor do SO, que coloca alguns pontos de interrogação na cabeça do protagonista (e dos espectadores também, é claro). Vale destacar também a boa contextualização do filme a partir da nossa própria realidade tecnológica.
Então com todas essas dicas de filmes sobre marketing e tecnologia, você já pode arrumar bastante inspiração para suas próximas campanhas e estratégias! Conta pra gente o que achou!