Social Business: 7 dicas que você precisa conhecer

Social Business: 7 dicas que você precisa conhecer

Comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Sem ela, é possível que existam problemas e dificuldades na rotina operacional e isso traz prejuízos para o seu negócio. Social business é isso, usar a tecnologia para compartilhar conhecimento. De acordo com a IBM, a definição de social business é:

“Social business consiste em ir além das ferramentas de mídia social que você conhece e desbloquear o potencial das pessoas e obter uma vantagem competitiva. Hoje, combinando ferramentas de rede social – interna e externamente – com sofisticados recursos analíticos, as empresas estão transformando seus processos de negócios, construindo relacionamentos mais fortes entre seus funcionários, clientes e parceiros de negócios e tornando melhores decisões com mais rapidez. É isso que um social business faz, cria novas oportunidades de negócios por meio do networking”.

Isso quer dizer que o principal objetivo do social business é usar as mídias sociais para incentivar a conexão entre pessoas, recursos e informações, para fomentar a interação de consumidores e usuários em relação à empresa. Com isso, você cria uma fluidez dentro da comunicação e todos os setores da sua empresa são impactados de forma positiva. O conceito de social business é relativamente novo, que começou a se popularizar em 2012.

Podemos dizer que o negócio social é a habilidade da sua empresa de usar as comunidades para ganhar uma vantagem e aperfeiçoar seu desempenho. Estamos em um momento onde informação é tudo, nessas circunstâncias é possível descobrir novas formas de administração, produção, circulação e recuperação dos dados.

Com isso, você consegue amplificar o potencial dos seus colaboradores e obter uma vantagem competitiva. Isso traz o fortalecimento das relações entre profissionais, clientes e parceiros comerciais a partir de uma capacidade analítica maior, que torna os processos da empresa ainda mais fortes. E os gestores da empresa se tornam capazes de tomar decisões mais rápidas e acertadas.

Se você está se perguntando como que isso acontece, a resposta é: pelo engajamento da sua comunicada. Quando os grupos diferentes interagem entre si, você tem uma melhora de desempenho. Porém, para chegar nesse nível, o ideal é que a sua estratégia leve em conta variados setores do seu negócio, para estimular a troca de ideias e experiências. A ideia é criar uma ambiente colaborativo, incentivando sempre e desenvolva soluções inovadoras.

Resumindo, o social business vai simplificar o caminho percorrido pela informação até chegar às pessoas certas. Dessa forma, vira um diferencial competitivo, sendo que a empresa pode medir o desempenho, montar a estratégia e monitorando a sua atuação. 

Nós já falamos um pouco sobre como não basta ter um perfil nas redes sociais e não trabalhar ele de forma alguma. É necessário implementar as estratégias, interagindo em diferentes canais. 

No social business, você deve transformar a presença da sua empresa nas redes sociais, priorizando a sociabilidade e a interação. O seu intuito é o de ser uma pessoa que se relaciona com outras, para aproveitar as oportunidades e obter um desempenho mais elevado.

Valorize suas redes sociais e trabalhe elas de formas colaborativas, como parte das tarefas executadas. Então, você deve entender que social business não é o seu objetivo final é a jornada, é a estratégia. Uma forma de fazer negócios e, por isso, exige treinamento, resistência, agilidade e trabalho em equipe.

Sete dicas para implementar o social business!

social business

1 – Observe quais as áreas da sua empresa os clientes procuram por meio das redes sociais. Depois que você obter essa informação, pense em uma estratégia para as redes sociais que una componentes de marketing, vendas e serviços;

2 – Dentro da sua empresa, procure criar uma política onde todos da sua empresa saiba ouvir e responder aos clientes;

3 – Faça bom uso de ferramentas que integrem as informações obtidas de conversas de clientes com dados de compra e uso para inovar e personalizar ofertas;

4 – Fique atento nas comunidades de clientes dos seus concorrentes e observe o que você pode implementar na sua estratégia;

5 – Estabeleça uma comunidade para seus clientes e sempre mantenha eles engajados, com conteúdos. Dessa forma, você incentiva o diálogo;

6 – Crie espaços dentro da sua comunidade para os clientes e parceiros poderem postar perguntas, responder questionamentos, divulgar materiais e localizar especialistas;

7 – Aproveite para desenvolver os processos para coletar as informações internas e externas de forma contínua.

Quer montar uma estratégia de social business para sua empresa? Fale com a Thatto! Nós podemos ajudar os seus negócios.

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