Saiba mais sobre o Instagram Live e como conquistar seus followers
O Instagram é uma das redes sociais mais populares, contando com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Por mais que ele seja conhecido pelo compartilhamento de fotografias, os vídeos também são muito utilizados na plataforma e podem funcionar estrategicamente para engajar os seguidores!
Um recurso que muitos influenciadores e marcas estão utilizando para isso é o Instagram Live. Conheça mais sobre ele nessa matéria e também algumas dicas para aproveitá-lo da melhor forma.s
O que é Instagram Live?
O Instagram Live é uma extensão do Stories no qual os usuários podem fazer transmissões ao vivo. Esse tipo de gravação permite que você veja quantas pessoas estão assistindo seu vídeo, quem curtiu e os comentários feitos.
Ao final da exibição, o usuário pode analisar as estatísticas e também liberar para aqueles que não assistiram na plataforma por até 24 horas após a transmissão.
Vantagens do Instagram Live
Esse canal é muito eficaz quando falamos em alcançar o público-alvo de forma interativa. Com o Instagram Live, você pode:
• Criar relacionamento: seja para responder as dúvidas, revelar o seu dia a dia ou apenas para conversar com seus seguidores. Aparecer ao vivo para o seu público faz com que você crie um relacionamento com eles;
• Aumentar o engajamento: imagine só ter as perguntas respondidas imediatamente pelo seu influenciador, celebridade ou marca favorita? Com o Instagram Live, você pode aumentar o engajamento, aproximando os seguidores da sua vida real;
• Melhorar a visibilidade: os vídeos ao vivo têm prioridade na lista dos Stories, além de enviar notificações push para todos os seguidores quando iniciado, aumentando assim a exposição e visibilidade;
• Desenvolver a identidade da marca: o Instagram Live pode ainda te ajudar a criar consciência da sua marca, fazendo com que os seguidores se lembrem dela com mais facilidade.
Ideias para o Instagram Live
O ideal é que a sua transmissão ao vivo mostre aos espectadores algo mais especial e não temas que eles costumam ver com frequência na sua conta.
Aqui estão algumas ideias que você pode se inspirar para seu próximo Instagram Live:
Revele os bastidores
Com essa ideia de conteúdo, os espectadores dos vídeos ao vivo podem se sentir como se realmente estivessem lá com você. Os tutoriais, tour ou participação em eventos são ótimas maneiras de fazer isso.
Apresente novos produtos
Se você for um influenciador patrocinado ou uma marca, aproveite o Instagram Live para apresentar os lançamentos de produtos, criando antecipação e depois transmitindo a revelação em tempo real.
Convide um influenciador do segmento
O Instagram Live permite que você adicione um convidado ao vídeo e isso é uma boa oportunidade para chamar algum expert ou influenciador para uma entrevista, jogo de perguntas e respostas ou simplesmente para bater um papo.
Peça feedback
Aproveite o Instagram Live para obter um feedback instantâneo dos seus seguidores. Pergunte o que eles acham dos seus conteúdos, como é possível melhorar e, assim, você estará criando um relacionamento ainda mais transparente e produtivo.
Dicas para um Instagram Live de sucesso
1. Tenha um planejamento
Pode não parecer tão relevante, mas mesmo para um Instagram Live é necessário ter um bom planejamento. Se você possui um perfil comercial e quer que seu vídeo seja assistido pelo máximo possível de pessoas, faça uma análise pelo Instagram Insights, recurso de métricas da rede social.
Com ele, você poderá estudar os melhores dias e horários que seus seguidores estão online e usam o aplicativo. Além disso, você deve ter em mente qual será o tópico central que será abordado na sua transmissão.
2. Pratique e se prepare
É claro que você não quer parecer como um robô, com vídeos excessivamente roteirizados e ensaiados. Ainda assim, é sempre bom estar pronto antes de uma transmissão ao vivo, com um script flexível e ideias construídas do que irá dizer.
Isso é bom para evitar erros e também para que você tenha uma ideia de quanto tempo irá durar. Antes de entrar no Instagram Live, pratique algumas vezes, faça vídeos de teste e procure maneiras de melhorar a experiência do público.
Faça algumas perguntas a si mesmo, tais como:
- O áudio está limpo?
- A iluminação está boa?
- A câmera está focando?
3. Promova sua transmissão com antecedência
Assim que você decidir a data, horário e tópico do seu Instagram Live, informe os seguidores para que eles reservem um tempinho e sintonizem na sua transmissão.
A melhor maneira de fazer isso é pelo Instagram Stories, mas você também pode usar outras redes sociais e enviar e-mails informando sobre o evento, especialmente se você incluir a opção de “adicionar ao calendário”.
4. Envolva seus espectadores
Essa plataforma é perfeita para interagir e engajar seus seguidores em tempo real. Ao fazer isso, você cria um relacionamento de confiança e proximidade com seu público.
Porém, assim como qualquer relacionamento, isso leva tempo e esforço. Não basta apenas responder as perguntas que os espectadores mandam. É necessário ouvir o que eles têm a dizer, falar com eles pelo vídeo e interagir o máximo possível.
5. Salve o vídeo nos Stories
Assim que a transmissão acabar, deixe-a ativa no seu Stories por até 24 horas para aqueles que perderam e incentive-os a assistirem.
Da mesma forma que você criou uma postagem para anunciar previamente sua transmissão, também é uma boa ideia fazer o pós, contando resumidamente o que aconteceu e incentivando-os a assistir antes que o vídeo desapareça.
Você pode incluir na legenda um incentivo para que eles ativem as notificações e não percam os próximos.
Se você está em busca de uma agência de marketing digital para criar as estratégias de Instagram em sua empresa, conte com a Thatto Comunicação. Conheça nossos serviços e entre em contato!