Marketing Digital é como ganhar na loteria

marketing digital é como ganhar na loteria

Quem nunca sonhou em ganhar a mega da virada? Bom, aqui a gente pode não ter as fórmulas secretas de como ganhar na loteria, mas a gente tem algo que é quase lá. Vamos falar hoje sobre como marketing digital pode ser uma mina de ouro.

Se levarmos em conta que mais de 70% da população brasileira está na internet, vemos o potencial que a sua presença digital pode trazer. Quando estamos falando de online, todos os internautas podem ser clientes em potencial. É aí que está o negócio!

Quando bem feito, o marketing digital pode se tornar sua principal forma de comunicação com seus os potenciais consumidores. Para isso, é necessário entender quem é a pessoa que você procura, quem seria o seu cliente ideal. A partir daí, criar estratégias para alcançar da forma mais assertiva essas pessoas e mostrar a elas quem você é, quais são os seus produtos/serviços, como você pode resolver o problema delas com a sua solução.

Vamos ao passo a passo para garantir o seu bilhete premiado?

 

Garantindo uma presença digital potente

Ok, todo mundo sabe que, para ganhar na loteria, a primeira coisa a fazer é começar a jogar, certo? Então, marketing digital é mais ou menos assim também. Para começar, você deve estabelecer a sua presença digital de uma forma positiva. Começando pelo seu site, passando pelas redes sociais e fechando com uma automação de e-mail marketing boa para conversar com o seu público.

O Google é o principal buscador online do mundo. Então, é fundamental para a sua empresa que você esteja presente nas primeiras páginas. Para tal, o seu site tem que preencher uma série de requisitos, ser otimizado com SEO (otimização para mecanismos de busca), ter conteúdo relevante para o seu segmento e os seus consumidores também é essencial.

Depois da construção do seu site, crie páginas nas redes sociais. Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn e até o Twitter são importantes para estar presente o relacionamento com o cliente e construir uma boa imagem para o seu negócio.

 

Conversando com o público certo no momento certo

Loteria, de certa forma, se trata de jogar os números certos na hora certa. Bom, quando falamos dessa parte online, podemos relacionar com falar com a pessoa certa na hora certa. Como você sabe disso? Levantando dados!

Comece criando um desenho de quem é o seu cliente ideal. Depois, faça questionários com as pessoas que já consumiram os seus produtos/serviços e crie um perfil de consumidor  (chamamos no marketing digital, de Buyer Persona). Esses dados vão te dar uma noção de quem você quer alcançar. Obtendo essa noção básica, você já sabe com quem a sua marca precisa falar e com quem quer se relacionar. A partir daí, é necessário trabalhar para a captação desses potenciais clientes (conhecidos como Leads).

Como captar esses dados de internautas? Oferecendo conteúdo gratuito e prestando ajuda para solucionar os seus problemas. Claro que, para cada momento, existe uma forma mais assertiva de falar com essas pessoas.

Quando falamos de marketing offline, é muito difícil saber com qual audiência você está falando de maneira precisa. Obviamente, quando estamos falando de vencer a loteria, dependemos mais de sorte. Já em marketing digital, é puramente análise de todos os dados recolhidos. Por isso, conseguimos saber com MUITA precisão com quem estamos falando e qual mensagem devemos passar naquele momento.

Com as ferramentas certas, é simples identificar em que passo o seu cliente está dentro do processo de decisão de compra dele. Mapeando essa informação, você vai entender qual conteúdo exato que precisa enviar para ele.

 

Baixo custo, alto ganho

 

 

A melhor parte de apostar em jogos da loteria é que eles são baixo custo e alto ganho, né? Muitas vezes, temos a sensação de que começar a investir em marketing digital será um processo de alto custo e pouco retorno, mas não necessariamente…

Claro que, com o tempo, o ganho orgânico estabiliza e é importante fazer um bom uso das ferramentas de anúncio. Porém, em um primeiro momento, muita coisa pode ser feita sem custos gigantescos. Portanto, altos ganhos com baixo custo.

Analisar dados e mudar estratégias

Se você joga na loteria regularmente, talvez mantenha um controle de quais números já jogou, quais ainda não foram e alguma sequências de dados… Analisar o que já foi feito, o que podemos mudar e pensar em novas estratégias é importante se o seu marketing digital não apresentar resultados.

Analisando os dados, você consegue observar quais são as melhores formas de chamar a atenção da sua audiência, quais conteúdos foram mais interessantes para eles. Como os anúncios estão performando, como eles podem ser melhorados. Enfim, uma infinidade de dados que permite que, cada vez mais, a sua estratégia se torne mais assertiva.

Ganhar na loteria é o sonho de muita gente, mas é necessário sempre arriscar e tentar. Com marketing digital, a sua empresa pode alavancar e ganhar diversos bilhetes premiados em forma de clientes que se tornam fiéis à sua marca e sempre voltam para consumir. Por isso, é muito interessante investir nesse método que, cada vez mais, se torna relevante dentro do mercado.

Quer entender mais sobre o assunto? Dá uma olhada no nosso blog!

Fernanda Pilão

Jornalista, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Redatora da agência Thatto Comunicação, apaixonada por livros, séries e hqs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *