Como ter uma boa gestão de marketing?

Como ter uma boa gestão de marketing?

Para implementar uma boa gestão de marketing, é necessário entender algumas coisas como: o que é a gestão de marketing, qual a sua importância para a organização, como funciona o planejamento estratégico na hora da gestão e formas de implementação na sua empresa. Vamos começar explicando um pouco mais sobre esse termo.

Gestão de marketing e marketing digital como e porque ter uma na empresa
Gestão de marketing

O que é a gestão de marketing?

Gestão de marketing é o setor que tem como objetivo principal o planejamento, análise e estudos de toda a estratégia de marketing e estratégia da empresa. Fica sob responsabilidade dos gestores, a análise e planejamento dos passos a serem tomados para o sucesso das campanhas on e offline, evolução da equipe de vendas, melhorias no relacionamento com o cliente e, em muitos casos, a organização do marketing interno (endomarketing) e branding.

Qual a importância para a empresa?

Cada vez mais, as grandes e pequenas empresas estão percebendo o valor agregado de uma boa gestão de marketing tanto para estrutura da organização quanto para o branding com relação à inovação, pois com essa boa gestão é possível analisar resultados, trazer métricas sobre o rendimento e as vendas, aumentar significativamente a receita e observar a relação da empresa com a inovação do mercado. 

Com o planejamento e a equipe correta, o marketing se torna um verdadeiro aliado na hora de fechar novos negócios e manter o relacionamento com compradores mais antigos. Podemos citar algumas vantagens da boa gestão como: 

  • Previsibilidade de ações de marketing: é possível analisar o histórico de ações já feitas e tentar prever as reações e interações no conteúdo. Caso a empresa não tenha um histórico com dados importantes de ações, ainda dá para analisar os dados de campanhas do mesmo nicho para continuar na previsibilidade de resultados favoráveis para a estratégia.
  • Comunicação integrada e focada no cliente: com a gestão de marketing integrada à cultura da empresa, a comunicação com o cliente se torna algo natural, da forma que o consumidor começa a enxergar a marca como uma parceira e não apenas um com um ponto de venda. A escolha da forma de se comunicar é de extrema importância para manter a identidade da empresa em médio e longo prazo.
  • Conhecimento da cultura da empresa: quando uma organização já está consolidada ou até mesmo nos primeiros passos, ela precisa definir uma cultura que será seguida, pois com isso fica mais fácil direcionar a comunicação interna e externa. Com uma cultura organizacional bem estruturada é possível aderir a técnicas como, por exemplo, da melhoria contínua ou Kaizen.
  • Encontrar erros: de longe essa é a maior vantagem da boa gestão de marketing. Além da previsibilidade de acertos, a gestão de marketing também encontra os possíveis erros. O tempo para encontrar um problema é reduzido por mais da metade quando a gestão é implementada na empresa, assim é possível encontrar falhas de comunicação e ações que não trouxeram o retorno desejado, tornando assim muito mais ágil a correção dos problemas.
  • Analisar o comportamento dos fornecedores: encontrar falhas na comunicação com os fornecedores é essencial para uma vida saudável da empresa, pois assim é possível se aproximar dos stakeholders e conquistar descontos, parcerias e até condições exclusivas de entrega. Como vantagem para o consumidor, a empresa poderia pensar em um prazo reduzido para frete de produtos e otimização de preços de acordo com a parceria com o fornecedor.
  • Examine a concorrência: a boa gestão observa os concorrentes de perto. Cada ação de marketing criada por empresas do mesmo segmento são analisadas para encontrar o patamar que elas atuam. Examinar a concorrência é algo muito comum entre empresas de médio e grande porte, algumas se espelham em estratégias abordadas pela concorrência, apenas acrescentando detalhes para não tornar-se uma cópia exata.
gestão estratégica de marketing para incentivar mais vendas
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Como construir uma boa gestão de marketing na empresa

Não é preciso uma estrutura grande para suportar uma equipe de marketing e para implementação da cultura da boa gestão, fica mais fácil se a empresa já estiver em busca da inovação. O marketing, segundo Philip Kotler, é “o departamento de fabricação de clientes da empresa”. De forma simples, é o departamento que desenvolve estratégias para captação de clientes, mas para realmente acontecer como planejado, é preciso observar pontos na gestão da equipe como:

  • Responsabilidade e pontualidade da equipe: todos os envolvidos nas ações de marketing de uma organização precisam estar sempre atentos com relação à entrega dos trabalhos e a pontualidade. A equipe e gestores precisam ser responsáveis e sempre observarem o senso de urgência de cada trabalho para evitar atrasos ou desavenças com os clientes.
  • Perfeccionismo e qualidade: a atenção a todos os detalhes como linguagem, acentuação, identidade da marca e toda a psicologia aplicada por trás das ações de marketing precisa existir em cada membro da equipe, do estagiário ao gestor. Esse perfeccionismo é o que diferencia um trabalho profissional de um amador.
  • Relacionamento interno: a equipe deve estar em sintonia com o gestor do projeto. A comunicação entre as áreas do marketing precisa acontecer com fluidez e agilidade, otimizando assim todo o processo de geração de leads por meio das campanhas, redes sociais, e-mail marketing entre outros.

Algumas técnicas para a implementação da boa gestão de marketing independem da equipe ou do gestor em si. Em alguns casos, podemos observar equipes excelentes com resultados positivos, mas em um ambiente no qual não existe a integração real com o resto da organização, o que causa uma confusão nos clientes e consumidores finais.

Imagine que você está querendo ir a algum restaurante, fez a pesquisa na internet e encontrou um site lindo, com uma comunicação impecável e um relacionamento digital invejável, então, você decide ir visitar o lugar para experimentar a comida, mas logo na chegada ao restaurante já percebe que o que foi divulgado não era bem o que estava sendo entregue. Nesse caso, convém ao gestor de marketing aconselhar o chefe de que as expectativas geradas pela estratégia não serão atendidas.

Com isso podemos ver a importância da gestão de marketing nas empresas. E se você precisa de ajuda para a implementação, entre em contato com a Thatto! Nós podemos te ajudar!

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