Já pensou nas ações de Dia dos Pais que a sua marca pode fazer?
As datas comemorativas, ou datas sazonais, são uma oportunidade de aumentar as vendas e faturar muito mais nessas datas especiais. E essa próxima data, o Dia dos Pais, está deixando de ser secundária, para se tornar uma data muito relevante para o comércio.
O e-commerce está se estabelecendo cada vez mais no Brasil, são cada vez mais pessoas comprando online, por isso é importante criar ações de Marketing Digital para a data. O Marketing Digital ajuda a chamar a atenção do consumidor, criar identificação entre a pessoa e a marca, resolver os problemas e elaborar benefícios personalizados para seu público.
Para te ajudar a criar suas ações para Marketing Digital para seu e-commerce vender mais nesse Dia dos Pais.
Veja ideias de conteúdos para o Dia dos Pais:
1 – Blog: ajude a escolher o presente de Dia dos Pais
Escolher os presentes do Dia dos Pais é sempre um desafio antes dessa data. De acordo com os dados do Google Trends, nessa época a procura por “presente dia dos pais” tem um pico. Principalmente, na última semana de julho e primeira de agosto.
Além disso, você também pode aproveitar o aumento das buscas pelas palavras “presentes criativos” ou “DIY” (do it yourself, na tradução, faça você mesmo). Aproveite essa tendência e envolva o leitor com dicas para incluir o produto, mas que sejam uma experiência inesquecível entre pais e filhos.
Você também pode casar uma lista de seus produtos mais vendidos e um cartão em DIY, por exemplo.
Ou, seu cliente pode estar em dúvida sobre o que vai comprar, mas já sabe quanto que pode gastar. Uma sugestão que fica para você é criar listas de sugestões de acordo com faixas de preço, e isso pode se tornar uma coisa muito interessante para seu público.
2 – Quiz: presentes que são a cara do seu pai!
Na mesma ideia da opção anterior, os quizzes são uma opção descontraída para aumentar a base de leads, além de recomendar produtos próprios da sua própria loja. Aproveite para usar uma linguagem mais leve e sugerir produtos que tem a ver com o pai da pessoa.
Um bom exemplo disso, são os quizzes do Buzzfeed, que sempre prendem a atenção das pessoas de maneira inusitada e promovendo diversas pautas, assunto e, até mesmo, produtos.
Qual o presente de Dia dos Pais perfeito para o seu pai?
Faça esse QUIZ e descubra!
3 – Landing Page: crie uma promoção de concurso cultural
Uma ótima ideia que fica são promoções atreladas a concursos culturais. Uma ideia muito boa é incentivar seu público a contar a melhor história sobre uma lembrança com o pais. Isso pode te ajudar a criar ou aumentar uma lista de e-mails.
Para a execução da sua ideia, a criação de uma Landing Page é para realizar um concurso cultural e divulgar nas redes sociais. Para divulgar essa novidade, crie anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads e alcance muito mais pessoas.
4 – E-mails: seleção de produtos e descontos especiais
Se você quer aquecer aqueles clientes que já estão na sua base e já conhecem a sua marca, então vamos buscar ajudar na hora definir a compra do presente de Dia dos Pais. Crie uma seleção de produtos especiais de produtos para essa data. Selecione os melhores produtos da sua marca!
Aproveitando que você está oferecendo uma seleção especial de produtos, se você precisa completar os dados completos dos seus clientes para saber mais sobre eles, ofereça um benefício de desconto. O que é ainda melhor é uma oferta dois em um pode aumentar o ticket da compra, usando o gatilho de “ganhe desconto e aproveite uma só entrega para você e para seu pai”.
Utilizando o gancho dos descontos, porque não oferecer um cupom especial para aqueles seus clientes que são pais. Nesse caso, você consegue chamar atenção do público que não necessariamente iria consumir, mas que pode vir a comprar incentivado pela oferta.
Por último, mas não menos importante, você pode criar esses cupons de desconto de recompra. Um exemplo que fica é que, de acordo com o Google Trends, as primeiras buscas por “presente dia dos pais” começam próximos ao Dia das Mães.
Por que não se aproveitar disso? Procure criar um cupom que esteja valendo ainda no Dia das Crianças ou Natal na sua loja.
Porém, antes de criar suas ações de dia dos pais sobre marketing digital, pense em:
Segmentar o público que você quer atingir: quem você quer atingir com a sua campanha? Você quer trazer novos clientes, ou fidelizar os antigos? Seu público é mais novo ou mais velho? Para cada ação que você quiser criar para a data, responda essas perguntas primeiro. Assim, você consegue entender melhor como seguir com as campanhas.
Defina o canal de comunicação onde sua campanha vai ser lançada: depois da definição do canal online onde sua campanha será divulgada. Você pode fazer combinações de canais, por exemplo: Facebook + Instagram + E-mail ou Site + E-mail + Instagram. Fique ligado em tudo que está acontecendo, principalmente se um dos canais também possa servir de suporte/tira dúvidas.
Ao longo da duração das campanhas, certifique-se de que você vai fazer uma análise sobre os resultados. Crie o hábito de analisar os resultados com uma frequência determinada, um exemplo é a cada 15 dias. Hoje, a maioria das redes sociais te dão a possibilidade de ter acesso a quantidade de visualizações, alcance e cliques.
Aproveite essas análises para melhorar sua campanha e fazer o melhor proveito da campanha e dos recursos investidos nela.
Como foi sua última campanha dos Dia dos Pais? Você já está preparado para o Dia dos Pais em 2019?
Conta pra gente!