Divulgação para clínica médica: 5 dicas para bombar nas redes sociais!

Divulgação para clínica médica: 5 dicas para bombar nas redes sociais!

Crédito da imagem: gpointstudio – Freepik

Quer divulgar sua clínica médica e fazer ela bombar com novos pacientes? Hoje, trouxemos algumas dicas para ajudar você a escolher a melhor para seu consultório. Vem conferir as dicas abaixo!

Desde o finado Orkut até hoje, as redes sociais são favoritas de todos os brasileiros. Nosso país é o que mais usa as redes na América Latina – com uma média de 3h30 diárias, de acordo com um estudo realizado em 2019 e, com a pandemia, nossa presença digital aumentou exponencialmente. 

Nós já falamos um pouco sobre marketing médico aqui no blog da Thatto e comentamos que alguns dos canais de marketing digital que você pode aproveitar para divulgar sua clínica médica são as redes sociais. 

Conheça as redes sociais para divulgar sua clínica médica!

Cada rede social tem uma personalidade diferente e um público dentro dela. Hoje, vamos apresentar e comentar um pouco mais sobre cada uma para você ter uma ideia de qual pode ser a melhor para sua divulgação. Confira abaixo as cinco principais!

Facebook

Vamos começar com a mais famosa, o Facebook tem a maior base de usuários até hoje com 2,7 bilhões de contas ativas. Durante o ano de 2020, voltou a ser a favorita dos brasileiros e foi a rede social mais utilizada. 

Criado por Mark Zuckeberg, o Facebook é desde 2011 uma das redes mais acessadas. Atualmente, conta com diversas ferramentas para negócios com sua área Business e é praticamente impraticável pensar em divulgação para sua clínica sem estar nessa rede social. 

WhatsApp

O famoso “zap” virou sinônimo de internet para algumas pessoas e, atualmente, é a rede social de mensagens instantâneas mais utilizada. Podemos dizer que praticamente todo mundo que tem um smartphone também tem o aplicativo instalado. 

Ter uma conta comercial nesse app é muito importante, pois permite que seus clientes te encontrem mais facilmente e ajuda a limitar o horário de atendimento, além de programar respostas automáticas e até criar pequenas automações de interação.

YouTube

Em 2019, o YouTube ficou em primeiro lugar no relatório da We Are Social em parceria com o Hootsuite. Durante o ano passado perdeu a posição para o Facebook. Mas, é importante utilizar essa plataforma de vídeos para divulgar sua clínica médica e criar variados tipos de vídeos. 

Aproveite essa rede social para dar aquele “up” na sua presença digital e faça vídeos cheios de conteúdo para chamar mais atenção. Recentemente, para melhorar o lado “social” da rede, o YouTube deu um upgrade no sistema de hashtags, então vale a pena investir!

Instagram

Com seus 95 milhões de usuários brasileiros, o Instagram é a 4ª rede social mais acessada do país, segundo o levantamento da Hootsuite. Sempre muito mais voltada para dispositivos móveis, o popular Insta está crescendo cada vez mais em acessos e mudou muito desde que passou a ser comandada por Zuckeberg, em 2012.

O dono do Facebook, WhatsApp e Instagram não gosta de perder para a concorrência e desde que assumiu a direção do aplicativo, já criou os Stories – para desbancar o crescimento do app Snapchat -, IGTV e, a última novidade, os Reels (imitação de outro app, TikTok que vem crescendo entre usuários). 

O Insta traz uma proximidade ainda maior com seu público e permite que você crie conteúdos mais longos e sérios (no feed e IGTV), mostre os bastidores por meio dos Stories e ainda faça pequenos vídeos mais descontraídos pela nova ferramenta, Reels. 

Além disso, é uma ótima forma de obter aquilo que chamamos de earned media (mídia ganha) que são as indicações que influencers e pacientes oferecem organicamente (sem ser publicidade paga).

LinkedIn

Conhecida como a rede social para profissionais, o LinkedIn está ficando cada vez mais próximo do Facebook. Porém, o foco em recrutamento e vida profissional segue muito presente. 

Se você precisa recrutar pessoas para sua clínica médica ou quer participar de grupos de discussão de determinados assuntos, o LinkedIn é a escolha certa. Aproveite-a para encontrar parceiros!

5 dicas para divulgar a clínica médica nas redes sociais

Agora que você já viu cinco redes muito diferentes para trabalhar a divulgação da sua clínica médica, separamos algumas dicas de como usar essas ferramentas da melhor maneira e aumentar seu número de pacientes. Confira!

1 – Fique de olho no manual de ética do CFM

Antes de montar o seu planejamento de redes sociais, dê uma boa olhada no manual de ética do Conselho Federal de Medicina (CFM) para descobrir o que pode ou não postar. Dessa forma, você fará um bom trabalho de divulgação do seu consultório ou clínica médica, sem passar por grandes problemas.

2 – Fique longe das polêmicas nas redes da sua clínica médica

Entendemos que, às vezes, uma posição sobre assuntos polêmicos é necessária. Por isso, é importante avaliar se faz sentido falar sobre um tema que está na boca do povo e causar reações apaixonadas. 

Cuidado! Viralizar de uma forma negativa pode acabar com uma reputação. Por isso, na dúvida, passe longe dos temas mais bombásticos da semana. 

3 – Cuidado com a superexposição

Ao mesmo tempo que as redes sociais permitem uma proximidade maior do seu público-alvo, fique atento ao seu conteúdo. Quando falamos de um perfil de clínica médica, principalmente, não é interessante compartilhar conteúdos sobre sua família e vida pessoal. A melhor ideia é seguir com materiais sobre o seu negócio e os serviços oferecidos. 

4 – Fale sobre as especialidades da sua clínica médica

Se sua clínica for um estabelecimento multidisciplinar, fale sobre cada especialidade e ofereça a conta para seus colegas que dominam suas áreas falarem sobre o assunto. Afinal, quanto mais referências de respeito e credibilidade, melhor. Ao compartilhar artigos e textos, garanta que seja algo de uma fonte legítima. 

5 – Peça permissão para seu paciente

Quer compartilhar um relato de um caso que foi muito positivo para sua clínica? Peça permissão ao paciente antes! É necessário ter uma garantia por escrito da autorização para fazer a divulgação do caso.

Depoimentos são uma ótima forma de divulgar sua clínica médica, ainda mais se eles acontecerem de forma espontânea. Então, sempre busque esse tipo de conteúdo!

Quer divulgar sua clínica médica nas redes sociais? Fale com a Thatto Comunicação! Nós estamos prontos para fazer sua clínica bombar.

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