Conheça sobre as redes sociais mais usadas no marketing digital e suas particularidades
Houve um tempo em que a comunicação era feita por meio de cartas e pergaminhos. A mensagem em si demorava dias, semanas e até meses para serem entregues aos destinatários.
Alguns anos se passaram e criou-se o jornal, outra forma de comunicação, dando os primeiros passos para um contato em massa. Logo em seguida, nasceu o rádio, que com suas ondas invisíveis a olho nu conseguiam um alcance até 1000 vezes maior que o do jornal.
Continuando na linha do tempo, nós temos o nascimento dos primeiros televisores e telefones, momento histórico para comunicação e o início de uma nova era. Saltando alguns anos, chegamos ao nascimento do computador, o marco da comunicação e da interação tecnologia/ser humano e entramos aqui na era da informação.
Hoje, em pleno século XXI, a comunicação humana já não é mais um problema, contamos com aparelhos mobile e e-mails, possibilitamos as videoconferências, chamadas por aplicativos e muitas outras tecnologias. A informação que antes demorava meses para chegar onde era preciso, hoje viraliza a uma velocidade absurda e é sobre essa questão que as empresas mais precisam se preocupar.
Uma informação negativa sobre a sua empresa pode se espalhar exponencialmente e, em alguns casos, o boato pode nem ser verdadeiro! Isso ocorre por conta da facilidade de comunicação e distribuição de informações pelas redes sociais mais usadas pelo seu público. Não pense apenas de forma negativa, afinal notícias boas também são espalhadas pelo mesmo público que negligencia a sua marca.
Vamos falar um pouco sobre as redes sociais mais usadas para divulgação de conteúdos e como elas podem trazer o retorno almejado para sua empresa!
Esta é a querida dos brasileiros. A rede social do jovem Mark Zuckenberg, conquistou o mundo e continua sua expansão em diversos mercados. Fundada em 4 de fevereiro de 2004 e lançada no Brasil em 2008, chegou desbancando o Orkut e outras redes sociais grandes da época.
Hoje é considerada a melhor rede para branding, divulgação e anúncios patrocinados. O Facebook conta com o melhor alcance de público entre as redes e cerca de 75% dos brasileiros possuem uma ou mais contas criadas nela.
Ótimo para gerar engajamento por comentários, compartilhamentos e reações pagas, funciona muito bem para criação de identidade de marca e comunicação direta com o público-alvo.
Pontos positivos do Facebook:
- Alcance e segmentação de público para criação de campanhas;
- Rápida distribuição de conteúdos;
- Integração com outras redes sociais e de streaming (Instagram e Youtube).
Pontos negativos do Facebook:
- Perfis falsos;
- Quantidade excessiva de comentários (difícil de controlar comentários de todas as postagens);
- Em alguns casos pode ocorrer a criação de notícias falsas que viralizam.
A rede mais visual junto com o Pinterest (que em breve vamos falar sobre) e a melhor para gerar materiais visuais e lembrança de marca. No Instagram, utilizamos as hashtags (#) para atrair o público desejado e ainda podemos usar os Stories para engajar e gerar um buzz sobre a marca.
Essas palavras-chave precisam ser exploradas dentro da rede com o intuito de encontrar a que melhor atinge o seu objetivo. Uma dica aqui é criar uma planilha com as palavras que utilizará para cada tipo de postagem, seja ela institucional, comercial, com CTAs etc. Algumas das vantagens dessa rede social é a integração com o Ads do Facebook, tornando muito fácil a parte de criação de campanhas.
Pontos positivos do Instagram:
- Rede social imagética, ótima para criar uma identidade visual para a sua marca;
- Interação com os Stories superior a qualquer outra rede;
- Possibilita seguir algumas hashtags de interesse (ótimo para acompanhar a concorrência).
Pontos negativos do Instagram:
- Poucos dados analíticos nativos da plataforma;
- Não é possível colocar links nas publicações.
A plataforma de vídeos mais acessada da internet e a segunda maior rede de pesquisa, perdendo apenas para o Google, muito utilizada pelas empresas como central de cursos, criação de canais para vídeos institucionais e propagandas.
Diferente das mídias de massa como a televisão, aqui o valor para uma campanha publicitária é bem inferior e a mensuração agrega mais pontos a essa plataforma.
É comprovado que o público tem dado muito mais atenção aos vídeos do que textos e, por conta disso, muitas empresas estão abrindo os próprios canais na plataforma. Existe uma discussão sobre o Youtube ser ou não uma rede social, então deixamos a seu critério decidir sobre isso.
Pontos positivos do Youtube:
- Um dos canais mais acessados depois do Facebook;
- Exposição mundial;
- Pode ser criado diversos atrativos visuais para captação de clientes.
Pontos negativos do Youtube:
- Para criar campanhas, é preciso investir mais em materiais do que outras redes sociais;
- Políticas de veiculação rígidas para criação de conteúdo e campanhas (direitos autorais, identidade, conteúdo adulto entre outros).
O Pinterest pode ser considerado uma mistura entre Google e Instagram. Ele se baseia em uma mecânica de pesquisa similar a de plataformas como Google, Bing e Yahoo, mas traz os resultados em forma de imagens. Entre as redes sociais mais usadas, o Pinterest é o que possui a maior porcentagem do público feminino e está em fase de ascensão e descoberta pelas empresas como uma potencial ferramenta de marketing digital!
Pontos positivos do Pinterest:
- Funciona como uma rede de pesquisa similar ao Google;
- Poucas empresas estão utilizando da forma correta para gerar engajamento;
- É a rede social que mais gera tráfego orgânico para blogs e sites;
- Taxa de viralização de conteúdos alta.
Pontos negativos do Pinterest:
- Rede com poucos dados analíticos e que não são atualizados em tempo real;
- Precisa ser alimentada diariamente para trazer um retorno em curto prazo.
A rede social voltada para o profissional ou, em outras palavras, a rede voltada para os negócios! Bem similar ao Facebook, mas nela você pode encontrar pessoas pelo cargo, escolaridade, currículo e experiências de trabalho. Possui uma comunicação mais formal e voltada para empresas.
Pontos positivos do LinkedIn:
- Direcione campanhas para determinados cargos;
- Rede boa para gerar credibilidade para sua empresa por meio de postagens;
- Lugar para encontrar profissionais capacitados.
Pontos negativos do Linkedin:
- Precisa acessar uma plataforma externa para criar campanhas;
- Investimento mais caro de todas as redes sociais.
Essas são as redes sociais mais usadas para o marketing digital. Além de criar um perfil e mantê-lo atualizado, é preciso elaborar uma estratégia de marketing para ter um retorno positivo dentro delas. Nós fizemos outras matérias comentando sobre essas estratégias de divulgação para cada rede, aproveite e leia os nossos conteúdos de redes sociais e, também, veja um infográfico sobre como ter um perfil de sucesso no Linked In.
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