O que é merchandising? De onde vem esse termo? Merchandising no ponto de venda?
Todas as perguntas serão respondidas neste post! Você está prestes a descobrir como esse conceito ganhou força durante os anos, alguns exemplos de merchandising bem aplicado, para que ele serve e muito mais.
Boa leitura:
Merchandising: palavra de origem americana, sendo um conceito da área de marketing que indica uma estratégia e planejamento de divulgação de um produto/serviço em um lugar e tempo específico. Em inglês, a palavra merchandise significa mercadoria, mas também representa a ação de vender algum produto, serviço ou estrutura para um público determinado.
O merchandising tem como objetivo a promoção de algum produto, expondo-o para os potenciais consumidores. As técnicas de marketing usadas pretendem fazer a melhor exposição possível do produto certo, no tempo certo, com o preço adequado.
“É o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam em estabelecimentos comerciais, principalmente em lojas de varejo e autosserviços, como parte do complexo mercadológico de bens de consumo, tendo como objetivo expô-lo ou apresentá-lo de maneira adequada a criar impulsos de compra na mente do consumidor ou usuário, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de marketing.”
JOAQUIM CALDEIRA DA SILVA – ESPECIALISTA EM VAREJO
Tipos de Merchandising
Merchandising no ponto de venda
É feito por meio da exposição promocional (utilizado em estabelecimentos), com peças para gôndolas, prateleiras como wobblers e outros materiais. Em algumas estratégias, pode-se usar a degustação.
Merchandising fora do ponto de venda
São estratégias de divulgação feitas fora do estabelecimento, alguns exemplos que podemos dar é a panfletagem, degustação em eventos ou apresentação de produtos em eventos sociais.
Merchandising de sedução
Anda de “mãos dadas” com a estratégia de PDV sensorial. O intuito do merchandising de sedução é atrair o cliente para uma primeira experiência inesquecível com o produto e/ou serviço.
Merchandising editorial (product placement)
Se trata da apresentação do produto em programas de alcance massivo como novelas, filmes, programas de televisão e em alguns canais de youtube com influencers comentando experiências sobre o produto e/ou serviço.
Merchandising por gestão
Muito utilizado em super e hipermercados, o merchandising por gestão trata o produto de forma estratégica, no qual os itens são organizados de maneira que o público fique mais inclinado à aquisição do produto.
Vitrinismo
Considerada a forma mais eficaz para aumentar as vendas do varejo, o vitrinismo se baseia em apresentar o produto da forma mais atrativa para aquisição. Dicas importantes para uma boa estratégia de merchandising em PDVs:
- Merchandising está completamente ligado à criatividade e planejamento estratégico
Como a maioria das atividades de publicidade, propaganda e marketing, a criatividade é um dos carros forte do merchandising. É preciso pensar em algo atrativo, que esteja no contexto do produto que está sendo divulgado e, ao mesmo tempo, acrescentar algo que atraia os olhos do público.
- O sucesso do PDV depende de um grupo envolvido e bem alinhado
As melhores estratégias de merchandising são dispostas em PDVs criativos e bem desenvolvidos. Para ter sucesso sobre a ação é preciso confiar em times que acompanharam a criação, desenvolvimento, contratação de profissionais para atuar com o público, satisfação do público, entregabilidade de produtos e responsabilidade.
- Um merchandising bem planejado sempre pensa em exclusividade
O consumidor prefere se sentir exclusivo, gosta de receber atenção e ser colocado em primeiro lugar pelas marcas. Uma boa estratégia é oferecer descontos exclusivos, brindes personalizados ou amostras de produtos de primeira linha.
- Otimização de espaço e técnicas de persuasão
Antes de preparar o layout do PDV em si, você precisa analisar o espaço oferecido e com quais players você dividirá a atenção do seu público. Nessa etapa, é aconselhado estudar todas as possibilidades de atração como criar caminhos até o seu PDV, implementar a teoria das cores, utilizar técnicas sensoriais como aguçar o olfato do público, criar experiências táteis ou até mesmo criar um karaokê (adapte a sua estratégia para o produto oferecido)
- Cross merchandising
Planeje bem a localização do seu produto e como você pode otimizar as vendas. Uma ótima técnica é o cross merchandising. Simples exemplos: colocar o macarrão próximo do molho de tomate, cereal matinal próximo ao leite, queijo próximo às garrafas de vinho… Essa é uma estratégia que desperta a compra por impulso ou conveniência.
Agora que você já sabe o que é merchandising, vamos falar um pouco sobre estratégia e planejamento, confira os principais passos para garantir o sucesso e as vendas:
1 – Público-alvo
Antes de qualquer planejamento estratégico, é preciso definir quem será o público-alvo. Esse é um dos passos mais importantes, pois com ele você conseguirá definir a melhor forma de atingir o público e como converter as intenções em compras.
2 – Metas e recompensas
Criar metas e prazos realistas é algo essencial para medir o sucesso da sua estratégia. Além disso, você ainda incentiva e motiva a equipe de vendas, podendo até oferecer alguma bonificação caso as metas sejam alcançadas.
3 – Estímulos adequados
Após definir o público-alvo e as metas, chegou a hora de estudar o comportamento da sua persona e estabelecer os melhores estímulos para atingir o objetivo. Pense em PDVs sensoriais, na experiência na hora da aquisição do produto e nas formas de incentivar a venda casada.
4 – Calendário
Pense em produtos sazonais (temos com exemplo, PDVs de Natal, Festa junina, Páscoa…), otimize a visibilidade e a venda de produtos com base em um calendário de campanhas. Ações promocionais em épocas comemorativas tendem a dobrar as vendas!
Marketing e merchandising
Os dois estudos andam atrelados, o marketing com a sua parte voltada ao posicionamento de marca (branding) e estratégias de visualização e alcance, e o merchandising com técnicas de visibilidade e disposição de produtos. Assim, utilizando o merchandising como ferramenta e aliando-o a outros elementos, a sua empresa terá mais sucesso e atrairá ainda mais clientes. Aproveite e leia mais conteúdos sobre merchandising e marketing digital.
Gostou do conteúdo? Compartilhe o conhecimento! E, se ficou alguma dúvida, pode nos encaminhar um e-mail que responderemos!