Importância do marketing digital para farmácias

Importância do marketing digital para farmácias

Uma presença na internet se tornou quase que um pré-requisito para um negócio ser reconhecido. Isso aconteceu porque os hábitos de consumo têm mudado cada vez mais. De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% do público busca informações online antes de partir para lojas físicas.

Esse dado só nos confirma que, se você quer obter destaque com relação a sua concorrência, investir em marketing digital para farmácias pode ser uma solução. Afinal, além de tornar sua loja mais visível para os consumidores, existem outros benefícios: aumento do movimento dentro do estabelecimento, criação de um fluxo de pedidos de orçamento por telefone ou e-mail e, até mesmo, der um pequeno canal de vendas.

Mas, antes de começar é importante entender que fazer marketing digital para farmácias não é somente criar um perfil nas redes sociais e começar a postar várias coisas, sem periodicidade definida ou uma estratégia de conteúdo. Na hora de começar a montar o seu planejamento de marketing é preciso levantar alguns dados. 

  1. Público-alvo: quem são as pessoas que você quer atingir na internet? Faça uma pequena pesquisa sobre quem são as pessoas que já frequentam sua loja (idade, gênero, localização etc) e também pense em quem você gostaria de atingir. Seu público-alvo ajudará você a criar uma estratégia de comunicação mais assertiva;
  2. Olhe para o seu negócio: quais são os serviços que a sua farmácia oferece? Com quais produtos você trabalha? Você disponibiliza algo que seus concorrentes não têm? Levante todas as respostas para essas perguntas. Elas são muito importantes para a divulgação da sua loja e para dar ainda mais visibilidade;
  3. Orçamentos: o quanto você está disposto a investir em marketing digital para farmácias? É essencial ter as respostas para entender até onde você pode ir na questão dos anúncios e publicações pagas na internet.

Para ter as respostas desses itens, você pode pensar e apurar essas informações com tempo e calma para garantir que o trabalho será assertivo. Essa é uma parte fundamental do começo do preparo das suas táticas de marketing digital. Depois disso, é o momento de pensar em quais canais você vai investir para iniciar sua presença na internet. Vamos falar um pouco de cada um deles?

Itens essenciais para um bom marketing digital para farmácias

Redes sociais: muito importantes para qualquer estratégia de marketing online. Na hora de escolher qual rede social é a melhor para o seu negócio, verifique qual delas é a favorita dos seus clientes. Baseando-se nisso, crie um perfil comercial, pense com cuidado no conteúdo que irá postar e alinhe uma identidade visual única. Estabeleça uma frequência de monitoramento e de manutenção da página.

Site: o site é um lugar somente da sua marca na internet. Ele pode ser a porta de entrada de consumidores para conhecer o seu negócio, procurar por produtos e serviços e conhecer mais sobre como sua empresa funciona. Dentro dele, você consegue criar blog e loja virtual que ajudam a impulsionar suas vendas e a credibilidade do seu negócio. 

Google: aparecer no mecanismo de busca mais utilizado do mundo é imprescindível e, para isso, há duas formas. Você pode aparecer “naturalmente” (organicamente) ou com uma estratégia de anúncios patrocinados. 

  • Orgânico: para aparecer nos primeiros lugares do Google sem pagar é necessário um trabalho massivo de SEO que envolve artigos de blog, link building e configurações feitas no próprio site;
  • Patrocinado: fazendo um estudo profundo das palavras-chave ou por geolocalização, de acordo com as configurações que você coloca na sua campanha. 

E-mail marketing: essa é uma forma online de chegar aos clientes. É uma maneira de incrementar a sua comunicação, fidelizar o consumidor, aumentar suas vendas e abrir um canal de comunicação. Porém, não basta enviar qualquer e-mail, escreva uma mensagem atrativa, que chame a atenção do seu público e faça com que eles tenham vontade de comprar seus produtos.

Todos esses elementos compõem um marketing digital para farmácias assertivo. Se você quer começar a investir no seu negócio, fale com a Thatto Comunicação, somos especialistas em trazer soluções de marketing para farmácias, indústria e distribuidoras farmacêuticas. 

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