Entenda como utilizar a rede social para farmácia de maneira positiva e segura!
Seja para melhorar o posicionamento da marca, aumentar a divulgação, obter mais vendas ou atrair novos clientes, as farmácias já estão apostando nas redes sociais como um canal efetivo de marketing.
Afinal, é no meio digital que boa parte dos clientes pesquisa, compara preços, compra e até mesmo avalia as empresas. Isso não seria diferente nesse setor, certo?
Se você está pensando em criar uma página para o seu negócio, mas possui dúvidas se isso é possível e até mesmo como iniciar, não se preocupe. Separamos algumas dicas essenciais para ajudá-lo a se destacar e aumentar as vendas da sua farmácia ou drogaria.
Panorama das redes sociais no Brasil
De acordo com o relatório Social Media Trends 2019, da empresa Rock Content, no qual 1293 participantes foram entrevistados:
- 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais;
- 62,6% consideram que as redes sociais têm um papel muito importante para as empresas;
- 42,1% já têm mais de 3 anos de uso das redes sociais.
Além disso, entre as que apontaram possuir um perfil, a divulgação da marca foi citada por 53% como o principal benefício gerado, seguida pelo engajamento com a sua audiência (44,2%) e aumento de vendas e do número de clientes (38,1%).
Entre as mais queridas, o Facebook é a principal, sendo utilizada por 97,5% das empresas. A segunda colocada (89,4%) é o Instagram, seguida pelo Linkedin (56,4%), que se mostra em ascensão.
Posso fazer uma página de rede social para farmácia?
Por ser um mercado altamente controlado, algumas pessoas ficam com dúvida se as farmácias podem ter um perfil ou página nas redes sociais.
Sim, é permitido que divulguem certos produtos e serviços nas redes sociais e também por meio de outras estratégias de marketing. No entanto, existem algumas regulamentações que permitem e proíbem certos tipos de comunicações.
A Anvisa estabelece alguns critérios para que o setor farmacêutico cumpra com as boas práticas que assegurem a qualidade e segurança dos produtos disponibilizados e serviços prestados nesses estabelecimentos, assim como a propaganda adequada dos medicamentos.
Por isso, é sempre importante seguir as regras criadas pelos órgão reguladores. Veja o que a Anvisa determina, por exemplo, clicando aqui.
Dicas para se destacar e aumentar as vendas
Visto que você pode aproveitar as redes sociais seguindo as regulamentações, é hora de se planejar para isso. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a criar uma página e usá-la para aumentar as vendas do seu negócio! Confira abaixo:
1. Conheça o seu público
Antes de qualquer coisa, é necessário entender com quem você deseja se comunicar. Além dos dados demográficos (idade, região em que moram, poder aquisitivo), é essencial conhecer também os interesses desse público.
Em quais redes sociais eles estão mais presentes? O que eles fazem no seu tempo livre? Quais vídeos mais assistem? Quais são as marcas que mais se relacionam? Fazer essas perguntas irá te abrir um leque de possibilidades ao criar uma estratégia efetiva na rede social para farmácia.
2. Defina o posicionamento
Em seguida é hora de determinar o posicionamento da marca, ou seja, como você irá se comunicar. Mais do que como você gostaria de ser visto, isso representa como o seu público irá te enxergar.
Defina o tom de voz da marca (formal, amigável, acolhedor) e observe também como os concorrentes se posicionam em cada rede social para farmácias. No LinkedIn, por exemplo, as empresas costumam abordar temas mais corporativos, enquanto as postagens no Instagram já são mais descontraídas.
3. Escolha a rede social para farmácia mais adequada
Você já ouviu aquela frase “quem tenta agradar a todos, não agrada ninguém”? A grande verdade é que tentar fazer tudo de uma vez, em todas as redes sociais, pode levar sua estratégia ao fracasso.
O ideal é que você foque em uma de cada vez, conforme o perfil do seu público, selecionando aquela com mais potencial. À medida que você for se organizando melhor, explore novas estratégias e outras redes sociais para farmácias.
4. Crie um cronograma de postagens
Disparar postagens e anúncios de maneira aleatória não vai funcionar muito bem para a estratégia. É fundamental definir uma linha editorial e criar um cronograma de publicações, especialmente para que você se organize melhor com relação aos prazos.
Para isso, defina alguns dias da semana com mais acessos e também datas comerciais que sejam favoráveis para o seu negócio como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval, Dia do Cliente e por aí vai.
5. Utilize imagens de qualidade na rede social para farmácia
Como você pôde ver, a divulgação de medicamentos possuem algumas restrições de acordo com os órgãos regulamentadores. Por isso, as farmácias devem ficar de olho nessas regras para não acabar se prejudicando.
Quando for utilizar fotografias dos serviços oferecidos, dos OTCs ou não-medicamentos, tome cuidado para incluir apenas aquelas com boa qualidade. Afinal, você quer que as postagens representem o profissionalismo do seu negócio, certo? Confira aqui algumas dicas de aplicativos para editar suas fotos de produtos.
6. Crie conteúdos de valor e seja visto como referência
Além de anunciar os produtos e serviços, a rede social para farmácias também pode gerar valor ao negócio por meio de conteúdos relevantes ao público. Afinal, não se trata apenas de compartilhar uma sequência de postagens, mas sim que elas sejam preciosas para quem as vê, lê ou assiste.
Se você não possuir um site com blog, compartilhe notícias e artigos relevantes. No entanto, é mais interessante ter conteúdos próprios, por isso vale a pena se planejar para criar seus próprios materiais ou contar com uma agência como a Thatto para isso.
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