Um dos maiores desafios do marketing digital é conseguir envolver o seu público. A maioria das estratégias trabalham com conteúdos que sejam fáceis de compartilhar e interagir para isso. Mas, uma forma também efetiva de criar empatia e conquistar os seguidores é por meio de ações do calendário sazonal.
Dessa forma, a empresa consegue aproveitar datas comemorativas e épocas específicas do ano para aumentar as vendas. Se você tem interesse em saber mais sobre o calendário sazonal e como aproveitá-lo na estratégia de marketing da sua empresa, confira abaixo o artigo que preparamos.
O que é o calendário sazonal?
Calendário sazonal nada mais é do que uma ferramenta para marcar fatos históricos, registros de eventos e datas especiais. Muitos desses dias são relevantes para certos segmentos como datas de saúde para farmácias e hospitais, por exemplo.
Por isso, as empresas utilizam esse calendário personalizado como uma forma de criar conteúdos e campanhas específicas. Isso é o que chamamos de Marketing Sazonal que envolve a realização de ações ao decorrer do ano, aproveitando essas datas importantes para o público do negócio.
Vantagens de aproveitá-lo na estratégia de marketing
Adotar a estratégia de calendário sazonal é uma ótima forma de se posicionar e solidificar no mercado. As ações podem trazer diversas vantagens àqueles que a adotarem como:
- Ajuda a entender o público de acordo com as comemorações e datas que ele mais se relaciona;
- Melhora a interação e engajamento dos seguidores com a empresa;
- Auxilia a área de marketing na criação de estratégias e conteúdos segmentados;
- Fortalecimento do branding, aproveitando datas para dar destaque à marca;
- Possibilidade de aumentar as vendas em épocas específicas do ano e atração de bons clientes.
Dicas para aproveitar o calendário sazonal
É necessário planejar muito bem como serão as campanhas do calendário sazonal. Se não forem feitas corretamente, as ações podem perder sua efetividade. Aqueles conteúdos que tocam, impactam e emocionam de alguma forma, costumam ser mais curtidos e compartilhados.
Confira algumas dicas para planejar e executar suas ações ao longo do ano:
1. Conheça seu público muito bem
Essa dica é essencial para todo planejamento de uma empresa. Quando você estiver definindo as datas que vai aproveitar no marketing da sua empresa, não é diferente, né?
Vamos supor que a maior parte do seu público-alvo seja de homens, pode ser interessante investir em ações de Dia dos Pais e outras datas que façam sentido ao seu negócio.
Basicamente, quanto mais você conhecer o seu consumidor, mais oportunidades vai encontrar para poder aproveitar o calendário sazonal.
2. Analise as datas certas
Todos os meses, praticamente todos os dias possuem comemorações para alguma coisa. Mas, não são todas que fazem sentido para abordar no marketing da sua empresa.
Fora as tradicionais, também existem aquelas não oficiais que podem impactar o seu negócio. Se tratadas de forma positiva e organizada, elas trazem uma forma de trabalhar com o seu nicho e movimentar os negócios.
Para empresas voltadas à gastronomia, por exemplo, o Dia Mundial do Hambúrguer pode apresentar uma boa oportunidade.
3. Planeje as ações de marketing
Assim que as datas estiverem bem definidas, é hora de montar o cronograma de ações. Para isso, será necessário fazer algumas perguntas como:
- Qual objetivo dessas ações? Aumentar reconhecimento? Melhorar as vendas?
- Quais serão as mídias e meios utilizados? Quais formatos dos materiais produzidos? Postagens em redes sociais? Vídeos patrocinados?
- Quantas postagens serão feitas e qual será a frequência?
- Quais os benefícios oferecidos por meio dessas ações? Pacotes especiais? Descontos? Prêmios? Sorteios?
Com todos esses critérios bem definidos, é hora de juntar todos esses insights e começar a produção dos materiais.
4. Estabeleca mensagens diferenciadas
As pessoas só se envolvem com conteúdos que realmente são interessantes para elas. Por isso, aproveite o momento para lançar mensagens especiais que realmente toquem esse público de alguma forma.
Além disso, lembre-se que cada rede social possui uma linguagem e isso deve ser levado em consideração. No Instagram, as imagens chamam mais a atenção, enquanto que no LinkedIn são utilizadas postagens mais profissionais.
5. Estude os resultados
Depois que sua campanha tiver sido finalizada, é hora de tomar nota do que deu certo e do que não funciona. O melhor do marketing digital é que, se você optar por mídias online ou mesmo por postagens nas redes sociais, conseguirá mensurar facilmente os efeitos das suas ações de marketing.
Com os dados você poderá medir a efetividade dos esforços, fazer as alterações devidas para os próximos anos e eliminar aquilo que não faz mais sentido. Esteja pronto para as mudanças!
Datas que você pode aproveitar em 2020
Algumas datas já são padrão para o marketing no calendário sazonal. Natal, Dia das Mães e Black Friday são apenas algumas celebrações, porém você não precisa ficar limitado a elas.
Existem muitas outras comemorações que você também pode aproveitar, dependendo do seu tipo de negócio. Confira abaixo:
Janeiro
06 de janeiro – Dia da Gratidão
08 de janeiro – Dia do Fotógrafo
15 de janeiro – Dia do Compositor
18 de janeiro – Dia do Esteticista
19 de janeiro – Dia do Cabeleireiro
20 de janeiro – Dia do Farmacêutico
24 de janeiro – Dia dos Aposentados
25 de janeiro – Dia do Carteiro
Fevereiro
01 de fevereiro – Dia do Publicitário
04 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer
07 de fevereiro – Dia do Gráfico
11 de fevereiro – Dia do Zelador
16 de fevereiro – Dia do Repórter
17 de fevereiro – Dia Mundial do Gato
19 de fevereiro – Dia do Esportista
Março
08 de março – Dia Internacional da Mulher
12 de março – Dia do Bibliotecário
14 de março – Dia Nacional dos Animais
15 de março – Dia Mundial do Consumidor
20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal
21 de março – Dia Universal do Teatro
24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose
25 de março – Dia do Cacau
Abril
02 de abril – Dia do Propagandista
02 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil
07 de abril – Dia do Jornalista
07 de abril – Dia Mundial da Saúde
10 de abril – Dia da Engenharia
14 de abril – Dia Mundial do Café
15 de abril – Dia Mundial da Arte
23 de abril – Dia Mundial do Livro
25 de abril – Dia da Contabilidade
28 de abril – Dia da Educação
Maio
03 de maio – Dia do Sertanejo
04 de maio – Dia de Star Wars
07 de maio – Dia do Oftalmologista
08 de maio – Dia do Profissional de Marketing
08 de maio – Dia Internacional da Cruz Vermelha
13 de maio – Dia Nacional do Chefe de Cozinha
15 de maio – Dia do Gerente Bancário
16 de maio – Dia do Gari
20 de maio – Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem
22 de maio – Dia do Abraço
24 de maio – Dia Nacional do Café
25 de maio – Dia do Trabalhador Rural
25 de maio – Dia do Orgulho Geek
25 de maio – Dia da Costureira
28 de maio – Dia do Hambúrguer
31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo
Junho
03 de junho – Dia Mundial da Bicicleta
05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
09 de junho – Dia do Porteiro
12 de junho – Dia dos Namorados
13 de junho – Dia do Turista
14 de junho – Dia da Manicure
19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro
21 de junho – Dia Internacional do Yoga
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho Gay
Julho
01 de julho – Dia Mundial da Arquitetura
02 de julho – Dia do Bombeiro Brasileiro
07 de julho – Dia Mundial do Chocolate
08 de julho – Dia do Panificador
10 de julho – Dia da Pizza
13 de julho – Dia Mundial do Rock
16 de julho – Dia do Comerciante
30 de julho – Dia Internacional da Amizade
25 de julho – Dia do Motorista
Agosto
11 de agosto – Dia do Advogado
13 de agosto – Dia do Economista
15 de agosto – Dia da Informática
19 de agosto – Dia do Historiador
27 de agosto – Dia do Psicólogo
28 de agosto – Dia dos Bancários
31 de agosto – Dia do Nutricionista
Setembro
03 de setembro – Dia do Biólogo
05 de setembro – Dia da Amazônia
05 de setembro – Dia do Irmão
09 de setembro – Dia do Médico Veterinário
13 de setembro – Dia do Agrônomo
15 de setembro – Dia do Cliente
19 de setembro – Dia Nacional do Teatro
22 de setembro – Dia do Contador
22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro
25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico
30 de setembro – Dia da Secretária
Outubro
01 de outubro – Dia Internacional da Música
01 de outubro – Dia do Vendedor
02 de outubro – Dia Mundial do Sorriso
04 de outubro – Dia dos Animais
15 de outubro – Dia do Professor
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação
18 de outubro – Dia do Médico
19 de outubro – Dia Nacional da Inovação
25 de outubro – Dia do Dentista
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
Novembro
01 de novembro – Dia Mundial do Veganismo
08 de novembro – Dia Mundial do Urbanismo
12 de novembro – Dia Mundial do Hip Hop
14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes
17 de novembro – Dia da Criatividade
19 de novembro – Dia Internacional do Homem
20 de novembro – Dia do Biomédico
22 de novembro – Dia do Músico
25 de novembro – Dia do Doador Voluntário de Sangue
Dezembro
01 de dezembro – Dia Internacional da Luta contra a AIDS
02 de dezembro – Dia Nacional do Samba
04 de dezembro – Dia do Pedicuro
09 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo
11 de dezembro – Dia do Engenheiro
15 de dezembro – Dia do Arquiteto
20 de dezembro – Dia do Mecânico
21 de dezembro – Dia do Atleta
Fonte: Calendarr
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