Calendário sazonal: saiba como usá-lo na estratégia de marketing

Calendário sazonal: saiba como usá-lo na estratégia de marketing

Um dos maiores desafios do marketing digital é conseguir envolver o seu público. A maioria das estratégias trabalham com conteúdos que sejam fáceis de compartilhar e interagir para isso. Mas, uma forma também efetiva de criar empatia e conquistar os seguidores é por meio de ações do calendário sazonal.

Dessa forma, a empresa consegue aproveitar datas comemorativas e épocas específicas do ano para aumentar as vendas. Se você tem interesse em saber mais sobre o calendário sazonal e como aproveitá-lo na estratégia de marketing da sua empresa, confira abaixo o artigo que preparamos.

O que é o calendário sazonal?

Calendário sazonal nada mais é do que uma ferramenta para marcar fatos históricos, registros de eventos e datas especiais. Muitos desses dias são relevantes para certos segmentos como datas de saúde para farmácias e hospitais, por exemplo. 

Por isso, as empresas utilizam esse calendário personalizado como uma forma de criar conteúdos e campanhas específicas. Isso é o que chamamos de Marketing Sazonal que envolve a realização de ações ao decorrer do ano, aproveitando essas datas importantes para o público do negócio.

Vantagens de aproveitá-lo na estratégia de marketing

Adotar a estratégia de calendário sazonal é uma ótima forma de se posicionar e solidificar no mercado. As ações podem trazer diversas vantagens àqueles que a adotarem como:

  • Ajuda a entender o público de acordo com as comemorações e datas que ele mais se relaciona;
  • Melhora a interação e engajamento dos seguidores com a empresa;
  • Auxilia a área de marketing na criação de estratégias e conteúdos segmentados;
  • Fortalecimento do branding, aproveitando datas para dar destaque à marca;
  • Possibilidade de aumentar as vendas em épocas específicas do ano e atração de bons clientes.

Dicas para aproveitar o calendário sazonal

É necessário planejar muito bem como serão as campanhas do calendário sazonal. Se não forem feitas corretamente, as ações podem perder sua efetividade. Aqueles conteúdos que tocam, impactam e emocionam de alguma forma, costumam ser mais curtidos e compartilhados.

Confira algumas dicas para planejar e executar suas ações ao longo do ano:

1. Conheça seu público muito bem

Essa dica é essencial para todo planejamento de uma empresa. Quando você estiver definindo as datas que vai aproveitar no marketing da sua empresa, não é diferente, né? 

Vamos supor que a maior parte do seu público-alvo seja de homens, pode ser interessante investir em ações de Dia dos Pais e outras datas que façam sentido ao seu negócio. 

Basicamente, quanto mais você conhecer o seu consumidor, mais oportunidades vai encontrar para poder aproveitar o calendário sazonal.

2. Analise as datas certas 

Todos os meses, praticamente todos os dias possuem comemorações para alguma coisa. Mas, não são todas que fazem sentido para abordar no marketing da sua empresa. 

Fora as tradicionais, também existem aquelas não oficiais que podem impactar o seu negócio. Se tratadas de forma positiva e organizada, elas trazem uma forma de trabalhar com o seu nicho e movimentar os negócios. 

Para empresas voltadas à gastronomia, por exemplo, o Dia Mundial do Hambúrguer pode apresentar uma boa oportunidade.

3. Planeje as ações de marketing

Assim que as datas estiverem bem definidas, é hora de montar o cronograma de ações. Para isso, será necessário fazer algumas perguntas como:

  • Qual objetivo dessas ações? Aumentar reconhecimento? Melhorar as vendas?
  • Quais serão as mídias e meios utilizados? Quais formatos dos materiais produzidos? Postagens em redes sociais? Vídeos patrocinados?
  • Quantas postagens serão feitas e qual será a frequência?
  • Quais os benefícios oferecidos por meio dessas ações? Pacotes especiais? Descontos? Prêmios? Sorteios?

Com todos esses critérios bem definidos, é hora de juntar todos esses insights e começar a produção dos materiais. 

4. Estabeleca mensagens diferenciadas

As pessoas só se envolvem com conteúdos que realmente são interessantes para elas. Por isso, aproveite o momento para lançar mensagens especiais que realmente toquem esse público de alguma forma.

Além disso, lembre-se que cada rede social possui uma linguagem e isso deve ser levado em consideração. No Instagram, as imagens chamam mais a atenção, enquanto que no LinkedIn são utilizadas postagens mais profissionais. 

5. Estude os resultados

Depois que sua campanha tiver sido finalizada, é hora de tomar nota do que deu certo e do que não funciona. O melhor do marketing digital é que, se você optar por mídias online ou mesmo por postagens nas redes sociais, conseguirá mensurar facilmente os efeitos das suas ações de marketing.

Com os dados você poderá medir a efetividade dos esforços, fazer as alterações devidas para os próximos anos e eliminar aquilo que não faz mais sentido. Esteja pronto para as mudanças!

foto de mulher segurando um calendário sazonal

Datas que você pode aproveitar em 2020

Algumas datas já são padrão para o marketing no calendário sazonal. Natal, Dia das Mães e Black Friday são apenas algumas celebrações, porém você não precisa ficar limitado a elas. 

Existem muitas outras comemorações que você também pode aproveitar, dependendo do seu tipo de negócio. Confira abaixo:

Janeiro

06 de janeiro – Dia da Gratidão

08 de janeiro – Dia do Fotógrafo

15 de janeiro – Dia do Compositor

18 de janeiro – Dia do Esteticista

19 de janeiro – Dia do Cabeleireiro

20 de janeiro – Dia do Farmacêutico

24 de janeiro – Dia dos Aposentados

25 de janeiro – Dia do Carteiro

Fevereiro

01 de fevereiro – Dia do Publicitário

04 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer

07 de fevereiro – Dia do Gráfico

11 de fevereiro – Dia do Zelador

16 de fevereiro – Dia do Repórter

17 de fevereiro – Dia Mundial do Gato

19 de fevereiro – Dia do Esportista

Março

08 de março – Dia Internacional da Mulher

12 de março – Dia do Bibliotecário

14 de março – Dia Nacional dos Animais

15 de março – Dia Mundial do Consumidor

20 de março – Dia Mundial da Saúde Bucal

21 de março – Dia Universal do Teatro

24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25 de março – Dia do Cacau

Abril

02 de abril – Dia do Propagandista

02 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil

07 de abril – Dia do Jornalista

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

10 de abril – Dia da Engenharia

14 de abril – Dia Mundial do Café

15 de abril – Dia Mundial da Arte

23 de abril – Dia Mundial do Livro

25 de abril – Dia da Contabilidade

28 de abril – Dia da Educação

Maio

03 de maio – Dia do Sertanejo

04 de maio – Dia de Star Wars

07 de maio – Dia do Oftalmologista

08 de maio – Dia do Profissional de Marketing

08 de maio – Dia Internacional da Cruz Vermelha

13 de maio – Dia Nacional do Chefe de Cozinha

15 de maio – Dia do Gerente Bancário

16 de maio – Dia do Gari

20 de maio – Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

22 de maio – Dia do Abraço

24 de maio – Dia Nacional do Café

25 de maio – Dia do Trabalhador Rural

25 de maio – Dia do Orgulho Geek

25 de maio – Dia da Costureira

28 de maio – Dia do Hambúrguer

31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo

Junho

03 de junho – Dia Mundial da Bicicleta

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

09 de junho – Dia do Porteiro

12 de junho – Dia dos Namorados

13 de junho – Dia do Turista

14 de junho – Dia da Manicure

19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro

21 de junho – Dia Internacional do Yoga

28 de junho – Dia Internacional do Orgulho Gay

Julho

01 de julho – Dia Mundial da Arquitetura

02 de julho – Dia do Bombeiro Brasileiro

07 de julho – Dia Mundial do Chocolate

08 de julho – Dia do Panificador

10 de julho – Dia da Pizza

13 de julho – Dia Mundial do Rock

16 de julho – Dia do Comerciante

30 de julho – Dia Internacional da Amizade

25 de julho – Dia do Motorista

Agosto

11 de agosto – Dia do Advogado

13 de agosto – Dia do Economista

15 de agosto – Dia da Informática

19 de agosto – Dia do Historiador

27 de agosto – Dia do Psicólogo

28 de agosto – Dia dos Bancários

31 de agosto – Dia do Nutricionista

Setembro

03 de setembro – Dia do Biólogo

05 de setembro – Dia da Amazônia

05 de setembro – Dia do Irmão

09 de setembro – Dia do Médico Veterinário

13 de setembro – Dia do Agrônomo

15 de setembro – Dia do Cliente

19 de setembro – Dia Nacional do Teatro

22 de setembro – Dia do Contador

22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro

25 de setembro – Dia Internacional do Farmacêutico

30 de setembro – Dia da Secretária

Outubro

01 de outubro – Dia Internacional da Música

01 de outubro – Dia do Vendedor

02 de outubro – Dia Mundial do Sorriso

04 de outubro – Dia dos Animais

15 de outubro – Dia do Professor

16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

18 de outubro – Dia do Médico

19 de outubro – Dia Nacional da Inovação

25 de outubro – Dia do Dentista

29 de outubro – Dia Nacional do Livro

Novembro

01 de novembro – Dia Mundial do Veganismo

08 de novembro – Dia Mundial do Urbanismo

12 de novembro – Dia Mundial do Hip Hop

14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes

17 de novembro – Dia da Criatividade

19 de novembro – Dia Internacional do Homem

20 de novembro – Dia do Biomédico

22 de novembro – Dia do Músico

25 de novembro – Dia do Doador Voluntário de Sangue

Dezembro

01 de dezembro – Dia Internacional da Luta contra a AIDS

02 de dezembro – Dia Nacional do Samba

04 de dezembro – Dia do Pedicuro

09 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo

11 de dezembro – Dia do Engenheiro

15 de dezembro – Dia do Arquiteto

20 de dezembro – Dia do Mecânico

21 de dezembro – Dia do Atleta

Fonte: Calendarr


Ficou com alguma dúvida como utilizar o calendário sazonal para sua estratégia de marketing? Não se esqueça de compartilhá-la para auxiliar outros profissionais.

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