Uma das maiores dores de cabeça dos profissionais de marketing e social media sempre foi programar posts no Instagram. Até esse ano era necessário recorrer a ferramentas de terceiros para conseguir publicar os posts em um momento futuro. Porém, junto a todas as mudanças no Instagram, veio também uma função muito celebrada pelas empresas: agendar conteúdos.
A novidade sem dúvida está deixando muitas pessoas felizes, logo que é uma funcionalidade completa e oficial. Por isso, para ajudá-lo a fazer a publicação e programação de posts, preparamos abaixo um passo a passo intuitivo. Complementamos ainda com algumas dicas para que você crie um planejamento perfeito para essa rede social. Confira!
Vantagens de programar posts no Instagram
Essa função não é útil apenas para poupar o seu trabalho, mas também o seu tempo e, consequentemente, seu dinheiro. Além disso, ainda auxilia a melhorar sua estratégia na rede social. Entenda abaixo alguns dos benefícios que a novidade trouxe para os empreendedores:
- Economia de tempo: como dizem, tempo é dinheiro. Ao invés de parar todos os dias no momento exato, programar os posts do Instagram permite que você se planeje com antecedência e ganhe algumas horas para focar nas estratégias.
- Estética aperfeiçoada: mais do que em qualquer outra rede social, o Instagram é feito de aparências. Muitas marcas aproveitam cores, composições, tons e filtros específicos para que as postagens sejam únicas e facilmente reconhecidas. Isso se torna ainda mais proveitoso quando se agenda as publicações, facilitando a observação do todo.
- Aumento da produtividade: não é mais necessário ficar alternando entre as telas. É possível fazer a programação diretamente da área de trabalho do computador, sem a necessidade de ficar transferindo fotos e vídeos para o celular.
- Melhora no engajamento: uma das maneiras mais efetivas de conquistar seus seguidores é fazer as postagens quando eles estão online. Para fazer isso acontecer, agendar as postagens é muito mais conveniente.
Como programar posts no Instagram em 8 passos
- Acesse o Estúdio de Criação e, se for necessário, clique em “Entre ou cadastre-se” para acessar sua conta do Facebook;
- Pressione o ícone do Instagram e vá em “Conectar sua conta”;
- Clique em “Ok” e entre com sua conta do Instagram. É necessário que ela esteja vinculada à uma página do Facebook;
- Em seguida, clique em “Criar publicação” e escolha se o post será feito no Feed ou no IGTV;
- Selecione a conta, caso haja mais de uma vinculada;
- Inclua a foto ou vídeo, legenda e, se desejar, a localização;
- Pressione a seta ao lado do botão “Publicar” e selecione a opção “Programação”;
- Em seguida, escolha o dia e horário que deseja que o conteúdo seja publicado e clique em “Programação” novamente.
Pronto! Seu post já está agendado. Na seção “Biblioteca de conteúdo” você pode gerenciar todos os seus posts, tanto aqueles que já foram publicados quanto os programados.
BÔNUS: Dicas para programar posts no Instagram
Além de fazer a programação, também é necessário tomar alguns cuidados na hora de postar seus conteúdos no Instagram. Isso vale não apenas para os posts agendados como para toda sua estratégia.
Não troque qualidade por quantidade
Por mais que a nova função seja muito útil para fazer a maior quantidade possível de postagens, por que você deveria fazer isso? O algoritmo do Instagram valoriza envolvimento, ou seja, se seus seguidores estão engajados com o seu conteúdo, a rede social mostrará mais para eles.
Engajamento tem muito mais a ver com consistência do que com frequência. Por isso, mantenha um planejamento de postagens com o ritmo certo e priorize a qualidade dos seus conteúdos do que a quantidade.
Não agende com muita antecedência
É claro que somos a favor da eficiência, porém quando se trata de redes sociais, é importante ficar atento. As chances de dar algo errado quando se passa de uma semana de programação de posts é muito grande.
De preferência, mantenha apenas alguns dias de agendamento e para os demais dê sequência com o passar da semana. Sempre existe o risco de algo no planejamento mudar e você precisa ser ágil para que não estrague toda sua estratégia.
Use com sabedoria
A melhor parte do agendamento de postagens é que isso te libera mais tempo para focar nos resultados. O que está dando certo? O que está caindo? Você pode até criar alguns testes A/B para entender qual tipo de conteúdo seu público engaja mais e ficar de olho sempre nas análises fornecidas pelo próprio Instagram.
Planejamento de postagens no Instagram
Quando não estamos seguindo um planejamento, é fácil esquecer de fazer as postagens nas datas certas. Hoje em dia, no entanto, não dá para deixar a estratégia de marketing do Instagram de lado. De acordo com o Hubspot, 71% das empresas de todos os segmentos já estão na rede social, sem falar no seu público-alvo.
Por isso, além de saber como programar as postagens no Instagram, é importante também ter um bom planejamento. Em uma planilha, monte algumas colunas com as seguintes informações:
- Data e hora da publicação;
- Nome do arquivo de imagem ou link;
- Texto da imagem;
- Texto da legenda;
- Link que será adicionado à biografia quando o post for publicado (se houver necessidade);
- Objetivo da campanha.
Com isso, você já conseguirá ter uma ideia melhor das suas postagens e como agregar valor aos seus seguidores.
Contar com uma agência experiente também é uma ótima forma de criar uma estratégia apropriada para a rede social. A Thatto é especialista em Marketing Digital com foco em resultados e, além de elaborar o plano e programar os posts, ainda produz os materiais para as redes sociais da sua empresa. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!