Desvendamos o segredo para definir quais as melhores hashtags para o seu negócio! Leia a matéria e descubra como aumentar o engajamento nas suas redes sociais!
As hashtags (#) são utilizadas nas redes sociais como forma de filtrar e categorizar conteúdos. Na teoria elas foram criadas para definir cada elemento visual que existe em uma imagem, mas elas não são usadas exclusivamente dessa forma, no Instagram, por exemplo, a utilidade da hashtag vai além de definir conteúdos e passou a ser parte da estratégia de marketing de diversas empresas. Na rede social conhecida por suas fotos, ela serve para atrair o público pelo interesse da expressão colocada. Para o marketing, a análise de hashtags e escolha dos termos corretos representam boa parte inicial do planejamento de ações.
Algumas empresas costumam acrescentar as hashtags com nomes da organização ou alguns outros termos que não são procurados na internet o que interfere diretamente no resultado do planejamento estratégico.

Vamos criar um cenário em que sou o dono de um restaurante chamado “Thatto Food”, especializado em comida saudável, e estou criando um planejamento estratégico para a divulgação do meu estabelecimento na rede social. Depois que selecionei as postagens, a forma que vou me comunicar, os temas e a identidade visual, já posso começar a pensar nas hashtags para atrair o meu público.
Começo escrevendo algumas hashtags com o nome do meu estabelecimento e algumas possíveis variações dele, depois, coloco termos relacionados ao nicho de atuação como comida saudável, fit, alimentação fit entre outros.
Depois posso expandir ainda mais o leque de hashtags para atingir uma quantidade maior de pessoas interessadas em gastronomia de modo geral e ainda apelar para o sentimental utilizando hashtags como: amor, sabores, instafood, gastronomia por amor…
Com essa sequência básica de hashtags possivelmente terei um retorno positivo em cima da minha postagem.
Analisando as hashtags pelo Instagram
Como o Instagram é a rede social que mais utiliza as hashtags, podemos aproveitá-la para encontrar as hashtags com maior volume de pesquisa dentro da sua segmentação. Para encontrar esse volume de pesquisa, basta colocar a palavra com a hashtag como vemos no exemplo:
Ainda na parte de pesquisa das palavras, podemos acrescentar variações dela, como vemos no exemplo abaixo com a hashtag #Gastronomia:
Encontramos palavras interessantes como “gastronomia sp” e “gastronomia etc”. É importante sempre observar o número de publicações para se ter uma ideia do nível de possível concorrência com o termo escolhido.
Dica para separar e entender as hashtags
Para ficar mais fácil de definir quais as melhores palavras em cada tipo de post, é interessante separar as hashtags por categorias. Mantendo o exemplo do restaurante “Thatto Food” podemos segmentar da seguinte maneira:
- Hashtags do com o nome do estabelecimento: Thatto Food, restaurante Thatto Food, comidas Thatto Food, almoço Thatto Food…
- Hashtags de localização: São Paulo, SP, leste, restaurante em sp, foodsp, gastronomia paulista…
- Hashtags por nicho e segmentação: comida saudável, fit, alimentação saudável, comer bem, saudável, saúde, alimentação e saúde, alimentação e bem estar…
- Hashtags com apelo emocional: amor, gosto de alegria, coma bem, viva feliz, viva melhor, alegria compartilhada, felicidade no prato…
- Hashtags de campanhas ou sazonalidade: almoço com a mãe, almoço de domingo, ação de graças, Natal…
- Hashtags populares, gírias e bordões: churras, almoço japa, mexicano, méqui…
#EstratégiadeMarketing
Como você pode perceber, as hashtags direcionam o público para suas publicações e geram engajamento nelas. Em outras redes sociais ela funciona da mesma forma, no Linkedin é possível vincular com grupos de interesses profissionais e no Twitter ela serve como termômetro de assuntos mais falados (trending topics).
Outra funcionalidade dela para a estratégia de marketing é a facilidade de viralizar um conteúdo ou campanha. Tivemos um exemplo da hashtag que viralizou nos jogos olímpicos de 2012, #MakeitCount, campanha criada pela Nike para fortalecer o relacionamento dos atletas com o público. A campanha fez um sucesso tão grande que acabou superando a marca Adidas que na época era patrocinadora oficial dos jogos olímpicos.
A hashtag se tornou uma das principais parceiras da comunicação em massa, podemos ver a força delas em eventos de marketing e até mesmo em movimentos públicos em prol de reformas, como exemplo, as que viralizaram nos últimos anos: #foratemer, #ogiganteacordou, #lulalivre, #bolsonaropresidente e outras que também geraram um movimento da população.
20 Hashtags mais usadas no Brasil em 2019
1 – #Amor
2 – #Brasil
3 – #Família
4 – #Bomdia
5 – #Boanoite
6 – #Fotografia
7 – #Foto
8 – #Amigos
9 – #Feliz
10 – #Vida
11 – #Jesus
12 – #Teamo
13 – #Amo
14 – #Riodejaneiro
15 – #Modafeminina
16 – #Estilo
17 – #Foco
18 – #Domingo
19 – #Sp
20 – #Paz
Em um outro conteúdo, nós contamos um pouco mais sobre a geração das # e como eles influenciam as redes sociais, leia o material aqui.
Agora, ficou mais fácil identificar as principais hashtags para o seu negócio, basta analisar o seu escopo, público-alvo e qual nicho quer atingir. Siga empresas com atuação próxima a sua para pegar referências de conteúdos e observar de perto as estratégias que foram aplicadas nas palavras!
Se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing digital e como gerar vendas para o seu negócio, conte com a Thatto, nós estamos prontos para trazer resultados positivos para sua empresa!
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