Entenda como a identidade visual é importante para o sucesso de uma marca!
Você sabia que é possível atrair ou afastar um cliente antes mesmo que ele resolva comprar seu produto ou serviço? Esse é o papel que a identidade visual exerce pelas marcas.
Quando feita de forma profissional, ela tem a capacidade de conquistar o público antes mesmo que a pessoa entre na loja (ou no site). Seria esse o famoso “amor à primeira vista”? Porém, se desenvolvida de maneira equivocada, tem o poder de perder as vendas de uma vez por todas.
Se você quer saber mais sobre a importância da identidade visual para as empresas, confira a matéria que preparamos abaixo. Aqui, também apresentamos algumas dicas para que você se torne memorável!
O que é identidade visual?
Resumidamente, podemos caracterizá-la como a cara da empresa. São todos os elementos que puderem definir uma instituição para que os clientes a reconheçam, tais como:
- Logotipo;
- Cores;
- Fontes e tipografia;
- Fotografia;
- Ilustração;
- Ícones;
Entre outros.
Isso representa a maneira como as pessoas enxergam, associam e se lembram da sua marca. Logo, ela deve ser impactante o suficiente para ficar na cabeça dos consumidores.
Ela serve também para orientar todos os materiais da empresa com a mesma aparência. Imagine se sua loja física tivesse tonalidades azuis e brancas, enquanto o e-commerce fosse verde e a papelaria rosa. Que confusão seria, não? Com a identidade visual isso não acontece: tudo segue harmonicamente a mesma ideia.
Para que serve a identidade visual?
A identidade visual tem um papel importante em aplicar os valores de uma marca em elementos visuais, ou seja, ela é muito mais do que apenas criar um logotipo. Consiste em uma variedade de materiais de marketing para promover o seu negócio.
Isso inclui:
- Cartões de visita;
- Aparência do PDV;
- Materiais impressos (flyers, folders, folhetos etc.);
- Embalagem de produto;
- Site e redes sociais.
Pode-se perceber que a identidade visual é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing eficaz. Logo, para que ela seja coesa e profissional, é necessário realizar uma boa pesquisa interna (com os valores e objetivos da empresa) e externa (do público, do mercado e da concorrência). É preciso ainda prestar atenção aos detalhes para desenvolver um estilo que transmita a mensagem apropriada.
Por que ela é importante?
Uma marca forte e reconhecível é um fator determinante para o sucesso de uma empresa e é por isso que a criação de uma identidade eficaz é tão importante. As identidades mais consistentes são reconhecíveis instantaneamente (até mesmo para crianças pequenas) e transmitem uma mensagem clara sobre esse negócio.
Grandes empresas como Apple, Coca Cola, Adidas, Nike e Google, por exemplo, gastam milhões todos os anos para promover e desenvolver suas marcas, porque sabem como isso afeta diretamente suas vendas e participação de mercado.
Você pode até não estar presente em um mercado tão grande quanto dessas marcas, mas existem diversos benefícios que todas as empresas podem usufruir. Por meio da identidade visual é possível:
- Criar personalidade, comunicando uma mensagem geral;
- Oferecer consistência no design de todos os materiais de marketing;
- Diferenciar os negócios da concorrência e posicioná-los adequadamente;
- Aumentar o conhecimento e memorização pelo público;
- Ajudar a criar lealdade e ganhar a confiança do cliente.
Por que preciso de um profissional para a identidade visual?
Se livrar de uma primeira impressão ruim já é difícil, especialmente se você possui milhares de concorrentes na competição.
Muitas empresas, por conta dos custos, acabam criando sozinhas suas identidades visuais ou contando com pessoas que não são especializadas nesse tipo de criação. O resultado são materiais que não condizem com a marca e, por isso, não trazem bons resultados.
Alguns dos principais erros são no uso das cores, da tipografia e dos elementos escolhidos. Além disso, a falta de conhecimentos em design e excesso de informações também são falhas que podem comprometer toda a identidade visual da organização.
A melhor forma de evitar isso é contratando um profissional ou uma empresa com experiência. Somente eles serão capazes de construir um design apropriado para refletir o sentimento que sua empresa deseja.
Conclusão
A identidade visual é crucial quando se trata de construir uma marca forte, mas, com tantos fatores a considerar, não é algo que você deve tentar fazer sozinho. O ideal é contar, pelo menos, com o conselho de um profissional ou empresa de marketing qualificado.
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